Como identificar problemas na bomba de combustível?

Por: Gregory Packs

Publicado em 02 de janeiro de 2024 | Atualizado em 05 de abril de 2024

Capa artigo como identificar problemas na bomba de combustível | DOK

Salve, Motorista! Apesar de existirem milhares de estilos diferentes de direção, há um conceito em comum a todos os motoristas: a bomba de combustível precisa sempre estar em excelentes condições.

Quem acompanha conteúdos sobre o universo automotivo já sabe que os componentes com problemas emitem sinais de que precisam de manutenção. Mas, quando se trata da bomba de gasolina, poucas pessoas conseguem identificar essas evidências.

Para te ajudar, criamos um conteúdo completo sobre esse item. Aproveite a leitura e compartilhe esse artigo com outros motoristas!

O que é a bomba de combustível?

A bomba de combustível é um componente essencial nos veículos movidos a combustão interna. Carros, caminhões e motocicletas são exemplos de automóveis que utilizam esse item para fornecer combustível do tanque para o sistema de injeção de combustível ou para os carburadores.

ipva 2024

Sendo assim, a bomba garante que o motor terá uma quantidade adequada de combustível para operar de maneira segura e eficiente, sem riscos de pane seca. Atualmente, existem duas modalidades principais disponíveis no mercado.

A bomba mecânica é mais encontrada em modelos antigos, sendo geralmente acionada pelo motor, que é exatamente o local onde ela é instalada.

Sua operação acontece por meio de um acoplamento mecânico com o eixo de comando e, conforme o motor gira, um vácuo é criado e direciona o combustível para o local apropriado.

Já a bomba de combustível elétrica, mais presente em veículos modernos, é instalada dentro do tanque de combustível e é acionada a partir de um relé elétrico.

Há uma pressão constante de combustível ao sistema de injeção, o que oferece ótimos resultados para o funcionamento do sistema como um todo.

Vetor bomba de combustível |DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Quais são os principais problemas na bomba de combustível?

Se a ideia de ter problemas na bomba de combustível para veículos te causa calafrios, não se preocupe: existem algumas ótimas dicas para que você consiga identificar os sintomas de defeito relé combustível e possa solucioná-los antes de sofrer qualquer consequência perigosa ou inconveniente.

Agora que você já sabe qual peça é responsável pela pressão na linha de alimentação, deve estar querendo saber mais sobre o tema. Aqui estão alguns exemplos dos defeitos comumente encontrados:

Baixa pressão de combustível sintomas

É comum que a baixa pressão de combustível se manifeste a partir da perda de potência, o que pode ser percebido durante a condução, como a dificuldade para acelerar e as falhas no motor.

Você pode investigar com um medidor de pressão de combustível, comparando a leitura obtida com as especificações do fabricante. Se os resultados indicarem um defeito, é necessário fazer a substituição do motor.

Combustível não chega no motor

Qualquer motorista sabe que o motor não pode funcionar sem combustível, certo? Para evitar esse risco, fique de olho se o veículo está apresentando dificuldades em começar a rodar ou se está morrendo logo depois da partida.

Confira o filtro de combustível e veja se encontra alguma obstrução que está impedindo o fluxo indicado. Busque também por vazamentos que comprometam o suprimento do motor. Se o problema persistir, recomenda-se a troca do filtro.

Moto falhando e pipocando ao acelerar

Quem lida com motos pode já ter presenciado engasgos e explosões no escapamento durante tentativas de acelerar. Isso pode ser gerado por uma pressão inadequada na bomba de combustível, bem como bicos injetores sujos ou danificados.

ipva 2024

Uma dica para lidar com isso é a manutenção dos componentes envolvidos, seja por meio da limpeza ou da substituição. Foque em proporcionar a pressão correta para a aceleração.

Ainda, verifique o nível do óleo da moto e se há algum vazamento. Caso necessário, realize uma troca de óleo.

Bico injetor jogando muita gasolina

Se houver um excesso de gasolina nos cilindros, é possível que ocorra um consumo elevado de combustível e a emissão de fumaça preta vinda do escapamento. Nestes casos, o ideal é fazer uma leitura dos bicos injetores e conferir se existe alguma irregularidade.

Caso identifique um problema, limpe ou troque as peças em questão para corrigir as proporções injetadas e garantir a sua segurança no trânsito.

Pressão de combustível muito alta

Até mesmo os menores vazamentos de combustível podem comprometer o funcionamento de um motor. Se esse for o seu caso, um medidor de pressão será a melhor opção para você.

Faça uma comparação com as especificações do fabricante e, se julgar necessário, escolha fazer a substituição do regulador de pressão de combustível.

Sintomas de falta de combustível

A falta de combustível pode resultar no motor morrendo durante a condução, bem como na perda de potência. Para identificar esse problema, basta usar um medidor apropriado e avaliar a condição do filtro de combustível.

Se os resultados indicarem defeitos, opte por substituir o filtro de combustível para promover um fluxo adequado e constante para o motor. Também vale a pena reparar eventuais vazamentos.

Ar no sistema de combustível sintomas

Se notar engasgos e falhas no motor, bem como dificuldades para iniciá-lo, é sugerido conferir se há ar acumulado no seu motor.

Faça uma verificação visual das linhas de combustível em busca de vazamentos e, assim que reparar, purgue o sistema para remover o ar.

Bomba de combustível queimada

Se a bomba de combustível estiver queimada, a capacidade do motor de ligar será totalmente prejudicada.

O primeiro passo é verificar a alimentação elétrica da bomba e se atentar aos ruídos anormais ao ligar a ignição. Pode ser necessário substituir o refil da bomba de combustível ou o relé da bomba para que tudo volte ao normal.

Conclusão

Motorista, neste artigo, vimos que a bomba de combustível é um componente essencial para o bom funcionamento do motor. Isso porque desempenha um papel fundamental na entrega adequada de combustível ao sistema.

Além disso, falamos sobre as diversas situações em que a atenção a detalhes, como pressão, vazamentos e funcionamento elétrico, é muito importante para evitar problemas no veículo. 

Portanto, manter a bomba em condições ideais assegura o desempenho adequado do motor e contribui para a segurança e a eficiência no trânsito. 

Tem curiosidade sobre esse e outros temas do universo automobilístico? O DOK Despachante está com você. Em nosso blog, você encontrará centenas de artigos elaborados para ajudar motoristas de todo o Brasil a terem mais autonomia e conforto no trânsito. Vale a pena conhecer! 

Confira também as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn. Aproveite, Motorista!

Perguntas frequentes sobre bomba de combustível

O que acontece quando a bomba de combustível queima?

Quando a bomba de combustível queima, é comum que o motor não tenha a quantidade adequada de combustível para funcionar, o que pode resultar em problemas para que ele seja iniciado.

Como saber se a bomba de combustível está com defeito?

Sintomas como perda de potência, dificuldades para acelerar e pressão de combustível fora dos padrões podem indicar problemas na bomba de combustível.

Como funciona a bomba de combustível?

Normalmente, há um motor elétrico que cria pressão para encaminhar o combustível ao sistema de injeção ou carburador. Isso vai garantir que a mistura adequada de ar seja feita.

Quando é necessário trocar a bomba de combustível?

Pode ser preciso optar pela troca da bomba de combustível em casos de baixa pressão, vazamentos ou até mesmo quando ela não consegue mais ter uma boa performance por estar ultrapassada.



Posts relacionados