Gasolina aditivada: entenda os benefícios do combustível

Por: Guilherme Dalbem

Publicado em 09 de maio de 2022 | Atualizado em 06 de maio de 2022

Olá, Condutor! O preço dos combustíveis não para de subir, e diversas dúvidas surgem sobre o rendimento deles, qual vale mais a pena e quais são as vantagens de cada um. Quer saber mais sobre a gasolina aditivada, porque ela é diferente dos outros combustíveis e quais são os benefícios de utilizá-la? Continue lendo e saiba tudo isso e muito mais sobre o assunto!

O que é gasolina aditivada?

Primeiramente, precisamos falar sobre a gasolina comum, ou gasolina automotiva como é conhecida tecnicamente, que é o combustível mais comercializado no Brasil e utilizado em motores de pistão com ignição por centelha, ou seja, motores movidos à combustão.

A gasolina aditivada nada mais é do que uma versão acrescida de detergentes e dispersantes, compostos utilizados para manter o motor limpo e evitar – ou minimizar – a formação de fragmentos no tanque dos veículos.

Contudo, uma coisa muito importante sobre as gasolinas aditivadas é que elas não são e nem podem ser vendidas como combustíveis premium ou de qualidade superior segundo regulamentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A formulação da gasolina é idêntica à comum, ela conta apenas com a adição de compostos que auxiliam a lubrificação e bem estar do motor/tanque.

Qual a diferença da gasolina comum para aditivada?

Conforme mencionado, a principal diferença entre a gasolina comum e a aditivada é a adição de detergentes e dispersantes, que contribuem na limpeza do motor, dos pistões e do tanque.

Mas no geral a fórmula estrutural e as condições químicas. Segundo a ANP, a gasolina é uma mistura inflamável composta por centenas de hidrocarbonetos obtidos por meio da refinação do petróleo.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consultar

veículo pela placa
grátis

Vale ressaltar que a garantia de qualidade e de desempenho da gasolina aditivada cabe à distribuidora é responsável pela comercialização de sua própria gasolina aditivada, que contém um aditivo próprio.

Quer saber mais informações e entender qual a diferença entre os tipos de gasolina (comum e aditivada)? Continue este conteúdo e saiba muito mais!

Qual é o preço da gasolina aditivada?

O preço do litro da gasolina aditivada sempre é uma dúvida presente na mente dos brasileiros, isso porque com o aumento constante no valor dos combustíveis, sempre paira a dúvida sobre qual deles vale mais a pena. O primeiro passo para isso, é entender qual o valor da gasolina aditivada quando comparada com a comum. Para isso confira os dados abaixo:

Segundo o Sistema de Levantamento de Preços de Combustíveis da ANP, o preço médio da gasolina aditivada, praticado por 63 postos do estado de São Paulo em abril de 2022, é de R$7,358. Enquanto isso, o da gasolina comum ficou na casa dos R$7,322, no mesmo período.

Qual o preço da gasolina aditivada 2022? | DOK

Logo, o valor da gasolina aditivada é 0,49% mais caro que o valor da comum. *As informações podem variar conforme o posto de abastecimento, vale ressaltar que o cálculo feito foi baseado nos valores apresentados pela média de preços registrados pela ANP – autarquia de maior referência no mercado de combustíveis do Brasil.

É verdade que a gasolina aditivada rende mais?

Possivelmente, uma das dúvidas mais feitas sobre a gasolina aditivada é se ela realmente aumenta o desempenho do veículo quando abastecido ou se o rendimento do litro/km é maior quando comparado com a gasolina comum.

Segundo a própria Petrobras, não há indícios mecânicos científicos que comprovem melhora no desempenho automotivo de carros ou motocicletas quando abastecidos com gasolina aditivada, nem mesmo de que ela permita ao condutor rodar mais (km) com o mesmo volume de combustível.

O que acontece na maioria dos casos, é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e os pistões, proporcionando uma direção mais fluída, macia e silenciosa, na maioria das vezes. O que pode dar a sensação de que o carro está economizando ou com um melhor desempenho, o que não é necessariamente verdade.

A gasolina aditivada limpa os bicos mesmo?

Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.

O abastecimento com aditivada ainda contribui para uma durabilidade maior das peças do seu motor, aumentando a vida útil delas e permitindo um funcionamento mais limpo, e por isso, serve como um tipo de manutenção preventiva.

Pode misturar gasolina comum com aditivada?

Sim, a mistura da gasolina aditivada comum com a comum é permitida e não envolve nenhuma restrição, igualmente à mistura desses combustíveis fósseis com o etanol, por exemplo.

O que acontece quando há a mistura da aditivada com outros tipos de combustíveis convencionais, é que existe a possibilidade da dissolução dos lubrificantes presentes na sua fórmula. O que diminui a eficácia dos seus aditivos.


Leia mais sobre o mercado automotivo

Está gostando do texto e quer saber mais sobre conteúdos do mundo automotivo? Conheça mais artigos do Blog do DOK e descubra mais informações sobre tipos de combustíveis, documentos e impostos veiculares e curiosidades sobre carros ou motos populares:


Afinal, quais são os benefícios da gasolina aditivada?

Agora que você sabe as principais informações e curiosidades sobre a gasolina aditivada, veja quais são os benefícios de usá-la no seu carro:

Benefícios da gasolina aditivada | DOK
  • Direção mais confortável: devido aos componentes presentes na fórmula da gasolina aditivada o atrito no motor também é menor. O que dá a sensação de uma direção mais leve e fluida no asfalto;
  • Economia com manutenção: por se tratar de um tipo de combustível que age como limpador de bicos e pistões, a gasolina aditivada contribui com a saúde do motor do veículo, removendo resíduos e fazendo com que você economize, principalmente a longo prazo;
  • Aumento na vida útil do carro: tendo em vista que a gasolina aditivada contribui com a lubrificação e bem-estar do motor do seu veículo, ela aumenta a vida útil de componentes e até a do carro.

Gasolina comum ou aditivada: qual escolher?

A resposta para essa pergunta é: depende. Existem alguns fatores para você levar em consideração na hora de escolher qual combustível usar na hora de abastecer o seu carro.

A primeira coisa, é considerar se pagar pela gasolina aditivada é uma possibilidade para você. Mesmo apresentando vantagens econômicas na sua utilização, em alguns lugares o valor entre os dois tipos de gasolina é completamente diferente, tornando o abastecimento do tanque com a extra praticamente impossível.

Cuide do seu veículo: consulte a situação do seu carro/moto

Cuidar de um veículo e garantir o seu bom funcionamento é essencial para evitar despesas inesperadas, mas não são apenas contas com combustível, manutenção e limpeza que seu carro precisa pagar. Há também os débitos veiculares, que envolvem o pagamento de documentos e impostos.

Sabemos que dar conta de todos esses valores, às vezes, pode ser difícil. Por isso, oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de parcelar seus débitos.

Acesse nosso site, faça a consulta dos seus débitos com a placa do seu veículo e o seu e-mail e descubra quais são as pendências do seu automóvel. Com o DOK você parcela multas, IPVA e licenciamento em até 12x e com 6 cartões de crédito diferentes.

Conclusão

A gasolina aditivada não é e nem pode ser vendida como um combustível premium, isso porque a sua fórmula estrutural é idêntica à da gasolina comum, ela apenas é acrescida de detergentes e dispersantes que servem para lubrificar as tubulações e o motor do veículo.

Tratando-se de um combustível lubrificante, ela serve exclusivamente para a limpeza do carro, aumentando a vida útil das peças e contribuindo para a manutenção preventiva. Portanto, engana-se quem acredita que a gasolina aditivada deixa o carro mais potente ou que ela rende mais.

Contudo, ela pode ser uma peça chave na economia do proprietário a longo prazo, isso porque com usando-a, você evita o desgaste do seu tanque e a formação de impurezas no veículo.



Posts relacionados