Quais são as capacidades do caminhão truck?

Por: Gregory Packs

Publicado em 13 de dezembro de 2023 | Atualizado em 22 de março de 2024

Capa Artigo Conheça as capacidades do caminhão truck | DOK

Salve, Motorista! O caminhão truck desempenha um papel fundamental para que a sociedade consiga seguir em pleno funcionamento, uma vez que é responsável por transportar cargas pesadas em todo o território nacional e internacional.

Estes veículos permitem a entrega de alimentos, artigos dos mais variados tipos, remédios e tudo o que é necessário para o bem-estar da população. Mas, a pergunta que fica para muitos é até quanto um caminhão truck pode ir em termos de peso e volume carregados.

Neste artigo, vamos nos aprofundar nesse tema e trazer respostas para pessoas que já atuam nessa área, têm interesse em trabalhar com logística ou transporte, ou que, de alguma forma, queiram conhecer um pouco mais sobre esses gigantes das estradas.

Aproveite a leitura e lembre-se de salvar este artigo para consultá-lo sempre que quiser.

Quer manter seu veículo em dia?

O que é caminhão truck?

Tudo começa pelo básico: o que é um caminhão truck e como se diferencia dos demais da categoria? De maneira geral, são vistos como caminhões pesados ou semipesados, sendo robustos o suficiente para proporcionar o transporte de cargas pesadas e fazer viagens de longa distância.

Esses veículos são uma peça chave na cadeia de suprimentos, uma vez que são usados majoritariamente para movimentar mercadorias e contribuir para a economia nacional. São muito comuns nas estradas, já que são a opção mais interessante em termos de custo-benefício para a logística de vários segmentos.

Os caminhões truck se diferenciam pelos excelentes índices de desempenho do motor, que muitas vezes são movidos a combustível diesel para suportar o transporte de cargas pesadas, bem como pela eficiência no gasto de combustível, visto que a aerodinâmica aprimorada desse modelo e suas transmissões automatizadas reduzem os seus custos operacionais.

Caminhão truck capacidade de carga

Para ser considerado um caminhão truck, o veículo precisa atender a alguns requisitos estabelecidos pelas entidades de fiscalização de trânsito do Brasil, sendo um dos mais importantes ter uma capacidade de 10 a 14 toneladas.

Em termos de tamanho, o comprimento pode atingir 14 metros no máximo, incluindo entre dois e três eixos de rodas. Como você pode perceber, trata-se de um modelo realmente reforçado e projetado para transportes longos e pesados, que podem chegar ao peso bruto de até 24,15 toneladas.

As especificações do caminhão truck precisam ser respeitadas, uma vez que ignorá-las pode resultar em multas de trânsito e penalizações, como a adição de pontos na carteira de motorista. Pronto. Agora você já sabe quantas toneladas carrega um caminhão truck e quanto pesa um caminhão truck.

Categoria C pode dirigir caminhão truck

Motorista, se você está pensando em avançar na sua carreira como motorista de caminhão ou até mesmo ingressar nesse universo, gostará de saber que quem tem uma Carteira de Habilitação Nacional de categoria C pode dirigir o caminhão truck.

Afinal, por não ter articulação e não arrastar um reboque ou semirreboque, esse tipo de veículo se encaixa na definição dos permitidos para essa modalidade de CNH.

Salário de motorista de caminhão truck

A profissão de motorista de caminhão truck chama a atenção de muitas pessoas, uma vez que permite fechar bons negócios e transportar cargas grandes em viagens longas, o que aumenta as chances de lucratividade. Além disso, proporciona a oportunidade de apreciar e conhecer diversos locais do país.

De acordo com o site vagas.com, um portal reconhecido por analisar as condições de trabalho das principais funções da atualidade, o salário de um motorista de caminhão truck é de aproximadamente R$1.862,00. Vale ressaltar, é claro, que fatores como a experiência podem influenciar diretamente nesse valor, gerando mais oportunidades e reconhecimento.


Saiba mais curiosidades

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Quais são os tipos de caminhão truck?

Para atender às diversas demandas de transporte de mercadorias nacionais, a categoria de caminhão de carga se adaptou e criou uma série de variações voltadas para preservar a carga e agilizar as entregas. Abaixo estão os principais tipos encontrados nas estradas:

  • Caminhão basculante: inclui uma caçamba basculante e é interessante para o transporte de materiais soltos, como terra e areia;
  • Caminhão tanque: feito para transportar líquidos e gases, podendo levar produtos químicos, combustíveis ou líquidos alimentícios;
  • Caminhão truck baú: muito comum, tem uma carroceria fechada e é usado para o transporte de móveis, eletrônicos e mercadorias secas;
  • Caminhão guincho: conta com um mecanismo de guincho e tem como finalidade o resgate veicular;
  • Caminhão munck: possui um guindaste articulado em sua carroceria, tornando-o adequado para canteiro de obras e instalações de equipamentos pesados;
  • Caminhão de plataforma: tem uma plataforma plana, sendo útil no transporte de cargas volumosas, como máquinas e equipamentos industriais;
  • Caminhão roll-on/roll off: apresenta um sistema de rolo para que contêineres sejam carregados ou descarregados com mais praticidade, sendo ideal para a coleta de resíduos;
  • Caminhão frigorífico: mantém as temperaturas controladas e tem um sistema de refrigeração criado para preservar alimentos congelados ou refrigerados;
  • Caminhão pipa: é feito para levar água e líquidos em situações de combate a incêndio ou secas em áreas remotas;
  • Caminhão articulado: tem uma cabine separada do reboque, facilitando manobras em curvas. É muito comum em estradas sinuosas e minerações.
infográfico sobre os tipos de caminhão truck- DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Levei uma multa de caminhão truck: e agora?

A ideia de levar uma multa de caminhão truck é um verdadeiro pesadelo para muitos motoristas que dependem desse veículo para o trabalho. Mas, se isso acontecer com você, não se preocupe, existe um jeito muito prático de solucionar essa questão em poucos minutos.

A primeira dica é entrar no site do DOK Despachante, já que é onde você poderá, com pouquíssimas informações fornecidas, descobrir todos os débitos em aberto no seu caminhão truck.

Depois, você já poderá partir para o pagamento com a enorme vantagem de poder parcelar a multa em até 12 vezes e fazer o pagamento com diversos cartões. Todo o processo é muito rápido e por meio de um atendimento que já foi reconhecido várias vezes pela qualidade diante do público.

Se interessou? Então, confira o site do DOK Despachante e faça o pagamento das suas multas para voltar a usar o seu caminhão truck com a tranquilidade de quem está com a situação regularizada.

Conclusão

Como vimos, motorista, o caminhão truck é essencial para a movimentação de cargas pesadas na sociedade, possibilitando o transporte de alimentos, medicamentos e diversos produtos em todo o território.

Também foi possível conhecer as características que definem um caminhão truck e as regulamentações associadas. Além disso, discutimos as variadas possibilidades de atuação para motoristas de caminhão truck.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: dimensões caminhão truck, categoria d pode dirigir caminhão truck, caminhão truck bau, caminhão truck capacidade de carga


Perguntas frequentes sobre o caminhão truck

O que significa caminhão truck?

É um veículo de grande porte projetado para transporte de cargas pesadas em longas distâncias.

Qual é o tamanho de um caminhão truck?

Isso varia de um modelo para outro, mas geralmente fica em comprimentos de 7 a 12 metros, altura de cerca de 4 metros e largura de aproximadamente 2,5 metros.

Quanto cabe em um truck?

Um caminhão truck pode carregar entre 10 e 14 toneladas de carga.



Posts relacionados