Saiba de uma vez por todas o que é e como funciona a classe de bônus seguro auto

Por: Gregory Packs

Publicado em 03 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 27 de novembro de 2023

classe de bônus seguro - DOK

Olá!, Condutor! Você já ouviu falar em classe de bônus do seguro auto?

Mais importante do que conquistar o tão sonhado carro, é protege-lo com um seguro auto, pois usamos diariamente para nosso transporte, está o tempo todo exposto a acidentes, roubo e furto, até mesmo a um pneu furado ou a falha do motor. E são nessas situações que ter um seguro faz toda a diferença.

seguro dok

Entretanto, existem muitas pessoas que possuem um seguro, mas nunca precisaram aciona-lo, ou solicitaram pouquíssimas vezes os serviços de uma seguradora. Para estes casos existe a classe de bônus do seguro auto, funciona como se fosse um “prêmio” dado a essas pessoas, que classifica os segurados numa escala de 0 a 10 e, geram descontos na hora de renovar o seu seguro.

Ficou interessado sobre esse assunto, ou possuí alguma dúvida? Leia o nosso artigo!

O que é classe de bônus seguro auto

Indicando uma “boa conduta” a classe bônus do seguro auto é basicamente um bônus adquirido por meio da classificação da experiência do segurado na direção. Desse modo, significa que se no período de vigência da proteção, você não acionar a seguradora para nenhum sinistro, recebe uma bonificação que pode gerar desconto na renovação da cobertura.

O beneficiário ganha um bônus qualificado por classes, que vão de 0 a 10. Sendo que, todo cliente começa com 0 e para cada ano sem acidentes graves o cliente recebe 1 “ponto”.

Contudo, essa classificação possui normas que podem ser diferentes e exclusivas para cada empresa, falaremos mais sobre logo abaixo.

Classe de bônus como funciona

Quanto mais tempo de contrato se passar sem a ocorrência de um acidente grave, chamado sinistro, mais classe o contratante vai possuir. Ou seja, a ideia é literalmente bonificar os condutores que mantém uma postura preventiva no volante e oferecer desconto na premiação.

O valor em percentual recebido é algo em torno de 3% a 5% e varia conforme a sua classe e a política de cada seguradora.

Em caso de transferência de cobertura ou de seguradora é possível manter a sua classe, pois ela é vinculada ao seu CPF. Todavia, nem toda empresa permite que a classificação seja transferida entre pessoas, e geralmente quando a permissão é concedida é preciso confirmar algum vínculo.

Sua classe não assegura um valor mais baixo de prêmio, pois esse cálculo engloba outras variáveis que podem inclusive aumentar o custo nas parcelas, se um veículo específico é visado para roubo e furto em uma área, a sua classe pode ajudar a impedir um aumento, mas não impossibilita um reajuste maior.

É valido ressaltar que em algumas situações de uso do seguro não fazem você perder sua classe, falaremos delas mais adiante.

Regra classe de bônus seguro auto

Existe um prazo certo para renovar o seu seguro e garantir a classificação, caso ultrapasse o prazo estipulado o cliente sofrerá algumas consequências, veja a baixo:

Período de renovação Classe de bônus
Até 30 dias do vencimentoGanha 1 classe
De 31 a 60 dias do vencimentoA classe se mantém
De 61 a 90 dias do vencimentoÉ reduzida 1 classe
De 91 a 120 dias do vencimentoÉ reduzida 2 classes
De 121 a 150 dias do vencimentoÉ reduzida 3 classes
De 151 a 180 dias do vencimentoÉ reduzida 4 classes
De 181 a 210 dias do vencimentoÉ reduzida 5 classes
De 211 a 240 dias do vencimentoÉ reduzida 6 classes
De 240 a 270 dias do vencimentoÉ reduzida 7 classes
De 271 a 300 dias do vencimentoÉ reduzida 8 classes
De 301 a 330 dias do vencimentoÉ reduzida 9 classes
Acima de 330 diasToda a classe de bônus é excluída

Vale ressaltar que geralmente esses são os prazos, mas nem toda seguradora utiliza eles, é necessário entrar em contato com a sua para saber mais informações.

 Tabela classe de bônus seguro

Para ficar mais fácil de visualizar, montamos uma tabela para facilitar:

Período de renovação sem sinistroClasse
1 ano1
2 anos2
3 anos3
4 anos4
5 anos5
6 anos6
7 anos7
8 anos8
9 anos9
10 anos10

Os descontos variam de acordo com as classes, quanto mais vezes você renova o seu seguro, vai subindo de classe e assim garante um desconto maior.

Como saber minha classe de bônus do seguro

Quer descobrir sua classe bônus? Vamos te ajudar!

Para consultar a sua classe bônus, você vai precisar da sua apólice do seguro auto localizar nela o número do CI, em geral, ele está próximo aos campos: dados do veículo ou produto, dados gerais, dados da sua apólice ou dados do segurado.

A numeração é composta por 14 dígitos, sendo os três primeiros contém parte do código SUSEP da seguradora, órgão responsável pela regulamentação do seguimento, os outros 10 dígitos seguidos são a identificação da apólice na seguradora e o último número é o que valida todos os outros.

Entretanto, se você não conseguir localizar neste documento sua classe, porém, souber a quanto tempo você renova sua cobertura sem aciona-lá, é só seguir a tabela acima. Sendo assim, terceiro ano de renovação sem sinistro, classificação três. Todavia, contate sua seguradora em caso de dúvidas.

Pessoa sentada com dúvidas.  Classe de bônus seguro auto: saiba o que é e como funciona. DOK despachante.

Qual a maior classe de bônus no seguro

A classe de bônus no seguro é como se fosse um “prêmio” para as pessoas que renovam seus seguros sem ter usado dos seus serviços até a data de renovação do plano, que é de 12 meses.

A classe de bônus varia de 0 a 10, sendo zero a pessoa que acabou de fechar com a empresa, e 10 a pessoa que renova o seguro a dez anos com a seguradora e por todo esse tempo não precisou acionar os serviços do seguro.

Ou seja, 10 é a maior classe que o seguro tem, mesmo que façam 12 anos, 15 anos, a classe se manterá como a décima, com os mesmos descontos.


Saiba mais sobre seguro

Caso você tenha outras dúvidas referentes a seguro auto, nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Confira:


Desconto classe de bônus seguro

O desconto progressivo dado pela seguradora segundo a classe bônus do cliente não está vinculado ao veículo, nem a seguradora ou corretora de seguros, mas sim ao CPF do proprietário do automóvel, ou seja, é possível trocar de seguradora ou de carro e ainda manter a classificação do bônus na renovação do seu seguro.

Os descontos são estipulados de acordo com elas, geralmente a classe um gera de 3% a 5% de valor em desconto, e a cada avanço o percentual pode melhorar. Entretanto, cada instituição possuí o seu valor de desconto para determinada classe, é necessário contatar a empresa escolhida para saber exatamente o desconto concedido.

Em quais situações eu perco minha classe de bônus?

Existem algumas situações que subtraem minha classe bônus, algumas delas são:

Renovar o seguro com atraso

Se o cliente atrasar para renovar o seu seguro, ele perde as classes, e a quantidade que ele perde variam de acordo com os dias de atraso. Por exemplo: se ele demorar de 4 a 6 meses para renovar, ele perde 2 classes, ou seja, se ele estiver na classe 5 ele cai para a classe 3, e a porcentagem de descontos mudará também.

Se o atraso for de 6 meses ou mais, o segurado perderá a classe e será considerado como um novo cliente, voltando para a classificação zero, e não receberá desconto.

Sinistro de perda parcial ou total

Quando o veículo sofre algum sinistro de perda parcial, em que a seguradora faz reparos, o segurado perde uma classe, por exemplo: se está na classificação 6 ele cai para a 5. E quando a perda for total, ou seja, maior do que 75% de danos materiais ou em caso de roubo ou furto, a perda também é de 1 classe.

Reparo de terceiros

Este é um serviço pode ser contratado como cobertura única e individual ou como aditivo em outra cobertura. Se o segurado acionar a seguradora e solicitar esta opção, ele perde 1 classe.

Mudança de cobertura do seguro auto

Se você investe em um tipo de cobertura atualmente, e deseja trocar o plano, você arrisca perder classificação. Entretanto, não existe uma regra em relação à quantidade que será perdida e esse valor depende de cada seguradora.

Cotar seguro auto online

Ter um seguro auto é essencial nos dias de hoje, e fazer uma cotação para ter certeza das coberturas que você deseja e o valor que será investido também!

  • Procure uma corretora de confiança;
  • Identifique suas necessidades;
  • Escolha a melhor opção de seguro para você.

Por fim, manter seu documento veicular em dia é fundamental para evitar problemas futuros, regularize seus débitos com o DOK com formas de pagamento facilitas e em até 12x .

TAGS: classe de bonus de seguro auto/ classe de bonus seguro de automóvel/ classe de bonus porto seguro



Posts relacionados
×
seguro dok