Rodízio SP: placa final 3 e 4 terça-feira

Por: Gregory Packs

Publicado em 27 de julho de 2023 | Atualizado em 13 de dezembro de 2023

Está precisando usar seu carro na terça-feira, mas está com medo de levar uma multa? Durante rodízio em São Paulo, os veículos não podem circular nas ruas e avenidas do chamado minianel viário. Portanto, fique ligado para não cometer nenhum deslize! 

O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, popularmente conhecido como rodízio SP, foi implantado, com o objetivo de reduzir a circulação de veículos na cidade e, com isso, diminuir as condições adversas de trânsito. 

O rodízio SP é de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e é obrigatório para todos os veículos que passam pelas zonas de restrição, não sendo exclusivo àqueles registrados na cidade de São Paulo. 

Por isso, todo e qualquer motorista que for dirigir na capital paulista deve prestar atenção aos dias e horários de rodízio para evitar multas e dores de cabeça. 

Qual é o dia de rodízio para placas de final 3 e 4?

Cada dia da semana, exceto feriados, dois finais de placas são proibidos de rodar nas vias durante o horário de rodízio. 

Se você possui um veículo com placa final 3 ou placa final 4, saiba que segunda-feira é o seu dia de rodízio. Ou seja, seu carro está proibido de rodar nas terças-feiras, no horário de rodízio.  

Confira na tabela abaixo todas as placas proibidas de circular por dia, sujeitas a multa de rodízio: 

Dia da Semana Final da Placa 
Segunda-feira 1 e 2 
Terça-feira 3 e 4 
Quarta-feira 5 e 6 
Quinta-feira 7 e 8 
Sexta-feira 9 e 0 

Qual o horário de funcionamento do rodízio SP na terça-feira?

Com exceção dos feriados, o rodízio SP funciona de segunda a sexta-feira, em dois períodos, das 7h às 10h e das 17h às 20h.  

Desse modo, se você tem um veículo com placa final 3 ou placa final 4, seu rodízio acontece às terças-feiras, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Entenda melhor na tabela: 

Infográfico da tabela rodízio SP horários proibidos de circular. Horários de rodízio.
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante

Saiba mais sobre trânsito!

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros conteúdos que você não pode perder. Confira: 


Qual é a multa de rodízio de carros em SP?

Segundo o Detran SP, a multa de rodízio é considerada uma infração de trânsito média. O valor desse tipo de multa é de R$ 130,16. Além disso, o motorista infrator acumula quatro pontos na CNH pelo período de 12 meses. 

Lembre-se: carros registrados em outros municípios que circularem na zona de rodízio durante o horário proibido também serão autuados. 

Qual a tolerância de horário no Rodízio em São Paulo? 

O rodízio SP é de tolerância zero! Se um veículo com placa final 3 ou placa final 4, for flagrado dentro das delimitações do minianel viário na segunda-feira, o condutor será autuado. 

Posso ser multado mais de uma vez no dia de rodízio?

Sim, você pode ser multado duas vezes no mesmo dia devido ao rodízio, pois existem períodos diferentes (manhã e tarde) em que a restrição acontece.  

A multa pode ser aplicada mais de uma vez se o condutor cometer a infração nos dois períodos em que o rodízio SP vigora. O que não pode acontecer é a multa ser aplicada duas vezes no mesmo período. 

Quais são as regiões de congestionamento em São Paulo?

Segundo o G1, as líderes de congestionamento na cidade de São Paulo são a Avenida Rebouças, na parte da tarde, e a Avenida Francisco Morato, na parte da manhã. 

Outra lentidão é na Avenida Francisco Morato pela manhã, entre 7h30 e 7h45. A velocidade média, no sentido centro, é de 11 km/h.  

Pela tarde, no horário entre 18h30 e 18h45, o corredor das avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e Consolação tem o pior trânsito no sentido bairro, com 8,2 km/h em média no trajeto de 6.650 metros. 

A avenida mais travada de todas é a Rebouças, que tem 113 anos e nem durante a madrugada é tranquila. 

E na terça-feira, quais são as regiões de maior movimento? 

Se você é um motorista pontual, existem algumas maneiras de acompanhar o trânsito na capital paulista e escolher a melhor hora para sair de casa. 

No site da CET, a ferramenta “Trânsito Agora” foi criada para agilizar a vida do cidadão paulista. Nela, é possível seguir em tempo real o trânsito nas principais vias da cidade e também o mapa de fluidez. Confira abaixo como funciona:  

Ilustração do mapa da cidade de São Paulo, onde é possível observar o trânsito de cada zona do município.
Evite o horário de rodízio com a ajuda do mapa da Fluidez disponível no portal CET. (Imagem/Reprodução: CET SP)

Ademais, aplicativos de GPS, como o Waze e o Google Maps, expõem a qualidade do trânsito conforme a rota selecionada.

Uma vantagem de usar esses aplicativos é que geralmente recomendam o caminho de menor tempo até o destino, o que pode te ajudar a fugir dos engarrafamentos! 

Como fazer a consulta de multas de rodízio SP? 

Há muitos jeitos de descobrir se você foi multado pelo rodízio SP, mas o mais fácil deles é aqui no DOK, o maior despachante online do Brasil.  

Consulte multas de trânsito do seu veículo, apenas com o número da placa. Você ainda pode parcelar a dívida e outros débitos veiculares como IPVA e licenciamento em até 12x no cartão de crédito.  

Outra maneira de descobrir se você tomou multa de rodízio é acessar o portal do Detran SP ou esperar receber em casa a carta de aviso da autuação. 

Como ter a isenção de multa de rodízio em SP? 

Existem algumas situações em que veículos podem ser isentos do rodízio, para isso é preciso fazer um cadastro prévio no site da Secretaria de Mobilidade e Transportes Prefeitura de São Paulo.  

Alguns dos veículos que podem ser isentos são: 

Infográfico sobre veículos isentos ao rodízio SP.
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante

Automóveis de pessoas com deficiência (PCD) também são isentos. Para isso, é preciso solicitar a isenção no Portal SP 156.  

Basta ir à aba “trânsito e transporte”, escolher a opção “ainda não encontrou?” e, então, preencher o pop-up com o que procura. Veja o exemplo abaixo:  

Imagem/Reprodução: Detran SP

Por fim, preencher o formulário no site com as informações solicitadas e anexar documentos necessários, sendo eles:  

  • Documento de Identidade oficial com foto – cópia simples ou digitalizada;
  • Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado – cópia simples ou digitalizada;
  • Atestado médico referente à deficiência permanente ou temporária com redução efetiva da mobilidade emitido, no máximo, há 3 (três) meses – original ou cópia digitalizada (acessar modelo de atestado médico – link direciona para portal externo);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com restrição compatível, caso o (a) condutor (a) tenha deficiência – original ou cópia digitalizada.

Saiba tudo sobre multas de rodízio em nosso conteúdo: Rodízio SP placas: horário, como funciona, mapa e mais. Em nosso site, você também encontra os mais diversos serviços para o seu automóvel, tudo de forma online. Acesse o DOK Despachante!  

Gostou do conteúdo? Em nosso blog tiramos todas suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

TAGS: qual o valor da multa de rodízio / área do rodízio / rodízio de carros / rodízio de placas em São Paulo / como funciona o rodízio em SP / multa de trânsito / consulta de multas / mapa do rodízio

Perguntas frequentes sobre rodízio SP

Posso levar uma multa de trânsito se eu andar no meu bairro em horário de rodízio? 

Caso o seu bairro esteja na zona de rodízio e seja o dia da restrição para o seu veículo, você não pode andar com o carro. Se um agente de trânsito, policial ou radar eletrônico flagrar você dirigindo durante o horário de rodízio, poderá ser multado.

O rodízio de carros sofre alterações durante os feriados? 

De modo geral, nos dias de feriados, quando estes caem nos dias úteis, o rodízio é suspenso. Entretanto, vale lembrar que existem datas comemorativas, que são consideradas ponto facultativo e não feriado, sendo assim, o rodízio permanece.

Como funciona o rodízio de placas em São Paulo?  

De segunda à sexta-feira, dois finais de placas são proibidos de transitar na zona de rodízio, em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h. Por exemplo, na segunda-feira as placas com finais 1 e placas com final 2, não podem circular na cidade nesse horário, na terça-feira, são os finais 3 e 4, e assim por diante.



Posts relacionados