Como consultar multas pela placa do carro?

Por: Gregory Packs

Publicado em 08 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 12 de dezembro de 2023

Como consultar multas pela placa do carro

Qualquer um que dirige está sujeito a receber uma multa de trânsito. Até mesmo o condutor mais precavido pode passar por essa situação. Então, se isso já aconteceu com você, não se preocupe, é algo normal.   

Entretanto, deixar de pagar uma multa pode ter muitas consequências. Além dos juros acrescidos ao valor da multa, a pendência impede o licenciamento do veículo, fazendo com que o automóvel não possa circular nas vias públicas brasileiras. 

A melhor maneira de estar sempre por dentro da situação do seu veículo e não ser pego desprevenido é consultar multas pela placa. Você sabe como fazer isso? Neste artigo, vamos te explicar como fazer consulta de multas e evitar surpresas desagradáveis. 

O jeito mais fácil de consultar multas pela placa 

Nos órgãos oficiais de trânsito brasileiros, como o Detran, não é possível saber se o veículo tem multas apenas pela placa. Nesses casos, é preciso informar também o número do Renavam. 

Em alguns estados, ainda é necessário informar também o número de chassi do automóvel para fazer a consulta. Os órgãos de trânsito alegam que o sistema é mais burocrático por medidas de segurança para os condutores.  

Porém, em alguns despachantes credenciados, é possível fazer a consulta de multas apenas com a placa do veículo. Confira! 

Como consultar multas em despachante credenciado

Em despachantes, geralmente a consulta de multas pode ser feita de forma online, visando facilitar o controle e tornar as informações mais acessíveis ao público.  

Com o DOK, é possível consultar multas pela placa online, de forma rápida e segura, tudo de graça! Você consegue acessar todas as infrações de trânsito cometidas com o seu veículo clicando aqui! E o melhor, você pode parcelar todas elas em até 12x. 

Infográfico sobre como consultar multas pela placa no DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante

Ao optar por fazer esse serviço em um despachante, certifique-se de que seja confiável e credenciado, infelizmente há muitos sites que oferecem soluções milagrosas, mas, não passam de fraudes. 

E se você estiver com dúvida na hora de pagar sua multa, não se preocupe! Aqui em nosso blog, você encontra o tutorial completo de como pagar multa de trânsito

Consulta de multas por outros meios 

As multas podem ser consultadas através de alguns órgãos de trânsito, como o Detran, SENATRAN, DNIT ou até mesmo a Polícia Rodoviária Federal. 

É importante lembrar que cada estado tem seu próprio Detran, e mesmo que a infração tenha sido cometida em outro estado, a consulta de multa deve ser feita no site do Detran em que o veículo foi registrado.  

Em portais conectados ao gov.br, como o site do SENATRAN e também da PRF, o caminho para consulta de multas é bastante parecido.  

Como consultar multas pelo SENATRAN 

A consulta de multas pelo Portal de Serviços do SENATRAN fornece ao cidadão o histórico detalhado de infrações. Essa consulta de infrações pode ser feita por infrator ou por veículo.  

Para efetuar a consulta você deve:  

  1. Realizar o login no Portal de Serviços pelo gov.br; 
  1. Localizar o item “Infrações” e, então, clicar em “consulte as suas infrações de trânsito”; 
  1. Então você deverá selecionar se deseja consultar infrações por infrator ou infrações por veículo; 
  1. Clique na opção desejada para ver os detalhes de cada uma das infrações. 

Lembre-se, caso escolha a opção “infrações por veículo”, você vai precisar informar a placa do automóvel e o Renavam. 

Como consultar multas pelo DNIT 

Para consultar multas aplicadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, você deve entrar no site do gov.br e na seção “serviços”, buscar por “DNIT”, então, clicar em “iniciar”.  

Ao iniciar, você terá acesso ao Portal de Multas de Trânsito do DNIT. Neste momento, basta realizar a consulta informando a placa e o Renavam do veículo. Através dessa consulta, é possível: 

  • Consultar as infrações de trânsito aplicadas ao veículo;
  • Obter a descrição da infração, como data, hora e local;
  • Emitir Guia de Recolhimento da União — GRU (boleto);
  • Acompanhar as fases do processo administrativo, bem como os prazos.

Como consultar multas pela PRF 

Ainda é possível fazer a consulta de multas e infrações acessando o site da Polícia Rodoviária Federal, para isso, basta digitar “gov.br/prf” na aba de pesquisa ou clicar aqui.  

Na página inicial do portal, role até “Serviços ao Cidadão” e acesse “Multas, consultas e pagamentos”, então, clique em “Consulta e Pagamento de Multas”.

Uma nova aba será aberta, onde você deve informar a placa e o Renavam do veículo para realizar a consulta de multas.  


Saiba mais sobre multas! 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Por que consultar multas pelo Renavam?

Fotografia de uma pessoa consultando multas pelo código Renavam em um celular.

O Renavam, sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, é um sistema que armazena dados de todos os veículos registrados em território nacional. 

Esse número é composto por 11 dígitos e pode ser encontrado no canto esquerdo superior do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), tanto na versão impressa quanto na digital.  

O Renavam é de extrema importância, pois é por meio dele que você tem acesso a todas as informações do veículo, desde suas características, como cor, ano e modelo, até o histórico de multas e troca de proprietário. Ao consultar o Renavam, você pode ver as informações originais do veículo, desde o dia de sua fabricação. 

Como consultar multas no Detran? 

Como já diz o nome, o Departamento Estadual de Trânsito, não segue um padrão único, pois cada estado estabelece suas regras.   

Para consultar multas no Detran, é necessário saber o estado em que o veículo está registrado. Para acessar o portal do Detran do seu estado, basta digitar “www.detran.estado.gov.br” e substituir a palavra “estado” pela sigla do local desejado.  

Por exemplo, para acessar o portal do Detran São Paulo o link é www.detran.sp.gov.br. Já para o Detran do Paraná, o site é www.detran.pr.gov.br

Ao acessar o Detran do seu estado, realize a consulta de multas seguindo o passo a passo: 

  • Encontre a seção “Veículos”, “Consultar Situação do Veículo”, ou por nomenclatura semelhante;
  • Preencha os campos apresentados pelo site com as informações necessárias. Costumeiramente, essas informações são a placa do veículo e o número do Renavam;
  • Após, identifique-se através do sistema de segurança presente na maioria dos sites.

Pronto! Sua consulta de multas no Detran está feita.   

Como consultar multas de moto? 

O processo para saber se a moto tem multa é o mesmo que o de carro. A consulta também pode ser feita por meio de um despachante ou pelos órgãos de trânsito. 

É sempre preciso informar a placa da motocicleta e, às vezes, será pedido o número do Renavam ou do chassi. 

ipva 2024

Conclusão

Atualmente, motoristas de todos os estados do Brasil podem consultar multas de trânsito de forma 100% online. Em apenas alguns cliques, é possível verificar quais são as infrações registradas, utilizando apenas a placa do veículo. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como consultar, pagar ou recorrer a infrações de trânsito, acesse nossa página multas: entenda tudo sobre.  

E se você achou esse artigo útil, com certeza vai encontrar muito mais em nosso blog DOK. Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e LinkedIn

TAGS: consultar placa / consultar multa pela placa

separador | DOK Despachante

Perguntas frequentes sobre consulta de multas: 

Como consultar multas pelo Renavam? 

É possível encontrar o número do Renavam no CRLV do veículo. Para fazer a consulta de multas com o Registro, basta clicar aqui e digitar o código, junto de seu e-mail, e clicar na opção “Consultar”.

Como saber se meu carro tem multa?

Quando um condutor é multado, uma notificação é enviada para o endereço em que está registrado no Detran. Porém, nem sempre essa notificação chega às mãos do infrator, por isso a consulta é o melhor jeito de verificar se há multas pendentes.

Como recorrer à multa de trânsito?

Após a autuação, o condutor tem o prazo de 30 dias, a partir da data impressa na notificação, para desenvolver a sua defesa. Diante disso, o dono do veículo deve retirar o formulário de recurso. Após preencher o recurso devidamente, o motorista precisa encaminhar o documento para a instituição em questão.



Posts relacionados