Taxa de Licenciamento 2018 SP

Taxa de Licenciamento 2018 SP

Começou o ano de 2018, e quem possui um automóvel já sabe que durante o ano terá que se preocupar com a taxa de licenciamento 2018 do veículo. E com isso vem a preocupação de qual será a taxa de licenciamento cobrada, evitando que seu carro fique sem a documentação atualizada e que você corra o risco de ter que pagar uma multa mais tarde.

Primeiramente, é importante saber o que é o licenciamento de veículos. Conhecido como CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), trata-se do documento que regulamenta e fiscaliza todos os veículos terrestres, devendo estar atualizado de acordo com a tabela de licenciamento em cada estado. É uma condição obrigatória e anual, como ocorre com o IPVA e o DPVAT, também é necessário fazer o licenciamento anualmente.

O que é licenciamento?

Licenciamento é uma permissão para que seu carro possa trafegar livremente pelas ruas do Brasil, segundo as normas ambientais e de segurança para trafegar em vias brasileiras. Ou seja, é uma garantia para você e para as autoridades competentes de que o seu veículo não apresenta riscos a ninguém e nem ao funcionamento correto do trânsito.

O licenciamento se resume ao documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) que deve ser renovado anualmente, é nessa renovação que há o pagamento da taxa. Em alguns estados é necessário também a vistoria obrigatória no momento do licenciamento.

O licenciamento é um imposto do qual todos estão sujeitos, diferentemente do IPVA que há alguns veículos isentos.

É importante lembrar que se o IPVA não tiver pago não há como licenciar o veículo, e isso pode gerar multas, pontuação na carteira e apreensão do veículo, assunto que iremos abordar mais adiante.

O calendário anual para pagamento geralmente começa em abril e vai até dezembro, cada mês corresponde ao final da placa dos veículos, sendo organizado dessa maneira de 1 ao 0 abrangendo, assim, todos os veículos. As datas exatas devem ser verificadas no seu estado.

Fazer o licenciamento ou renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) é de extrema importância, pois é ele que permitirá o tráfego do seu veículo nas ruas. Todo o processo pode ser feito via internet em nosso site, e a segurança e a praticidade são garantidas.

IPVA atrasado

Como consultar o valor da taxa de licenciamento 2018?

Dependendo do estado do qual você pertence, é possível consultar o valor da taxa de licenciamento pela internet a partir da placa do veículo. Como já foi explicado, esse valor é diferente em cada estado, definido por cada Detran, por isso, é importante que você realize uma pesquisa.

Com o DOK Despachante, é possível fazer a consulta e pagar o seu financiamento online de uma maneira simples e rápida. Você faz o seu documento de onde estiver, podendo parcelar o pagamento do licenciamento em até 12 vezes, juntamente com multas, IPVA e DPVAT, recebendo o documento onde quiser. Vale a pena consultar essa opção.

Taxa de pagamento do licenciamento 2018

O valor da taxa de licenciamento 2018 varia para cada estado, com o preço sendo atualizado a cada ano, de acordo com o Detran de cada unidade da federação. Por isso, é importante que você pesquise qual é o valor para o seu estado. Citando o exemplo de São Paulo, a taxa de licenciamento SP é de R$ 90,20.

Segundo o próprio Detran, responsável por recolher esse imposto, todo o valor arrecadado com o licenciamento anual é destinado para manutenção e aquisição de equipamentos de escritório para o próprio Detran As demais taxas cobradas pelo órgão são revertidas para pagamento de folha de funcionários, manutenção administrativa e melhora no atendimento ao público.

Tabela de pagamento do licenciamento 2018

Os prazos para o pagamento da taxa de licenciamento mudam de acordo com a placa de cada veículo, com a tabela sendo definida pelo último número. Além disso, para o caso de São Paulo, o Detran liberou o pagamento antecipado, que pode ser realizado até o mês de março, para que você não se preocupe em perder o prazo.

A tabela para o pagamento da taxa de licenciamento SP é a seguinte.

Final da Placa Mês
1 Abril
2 Até maio
3 Até junho
4 Até julho
5 e 6 Até agosto
7 Até setembro
8 Até outubro
9 Até novembro
0 Até dezembro
Posts relacionados
Valor do IPVA

Valor do IPVA

Você sabe como fazer o cálculo do seu IPVA? Aqui você vai aprender tudo sobre o valor do IPVA. […]

Leia mais…

Consulta IPVA

Consulta IPVA

Quer Consultar seu IPVA? Saiba mais aqui. Na DOK despachante você paga seu IPVA, licenciamento e mais em até 10x. Confira! […]

Leia mais…