Paguei o licenciamento, e agora?

Por: Gregory Packs

Publicado em 26 de maio de 2021 | Atualizado em 31 de janeiro de 2024

paguei o licenciamento e agora Dok Despachante blog

Paguei o licenciamento, e agora? Algumas pessoas pagam o licenciamento e ficam com dúvida do que fazer em seguida, principalmente desde que o CRLV passou a ser emitido na versão digital. Muitos ainda esperam o documento chegar nas suas residências, o que não acontece mais.

O licenciamento é o nome popular para o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório para todos os proprietários de veículos do Brasil. Este documento deve ser renovado todo ano, e com ele que os agentes de trânsito conseguem saber que o veículo está apto e dentro das normas para circular nas vias públicas terrestres.

Com este artigo esperamos acabar com todas suas dúvidas referentes a este importante documento. Continue a leitura até o final!

Não paguei o licenciamento, e agora?

Se algum proprietário deixou de licenciar seu veículo em 2022 e 2023, isso significa que o veículo está com o licenciamento atrasado por dois anos, o que impossibilita o pagamento da taxa do ano corrente.

Licenciamento em até 12x | DOK

A Secretaria da Fazenda bloqueia o pagamento da taxa quando o automóvel não é licenciado por dois anos seguidos. Para realizar o pagamento, é preciso solicitar o desbloqueio à Secretaria da Fazenda, por meio do telefone 0800-170-110, este número funciona apenas por telefone fixo.

Este serviço não é cobrado e o único documento exigido em primeiro momento é o número de Renavam do veículo a ser desbloqueado. O procedimento pode demorar cerca de dois dias.

Tabela de licenciamento

O prazo para o pagamento do licenciamento é feito através de um calendário estipulado pelo último dígito da placa do veículo. Essas datas podem sofrer alterações de um estado para outro, por isso é bom conferir a tabela do local de registro do veículo no Detran do estado correspondente.

No estado de São Paulo, em 2024, o licenciamento para motos e carros começa em julho, com as placas finais 1 e 2, e segue até dezembro, quando chega a vez da placa com final 0. Confira a tabela completa abaixo:

Licenciamento SP 2024:
Carros, Motos, Ônibus, Reboque e Semirreboque
Final de PlacaVencimento
1 e 2Julho
3 e 4Agosto
5 e 6Setembro
7 e 8Outubro
9Novembro
0Dezembro

Para caminhões, o calendário é outro, pelo menos em São Paulo. O licenciamento é feito de setembro a dezembro:

Licenciamento SP 2024:
Caminhão e Trator
Final de PlacaVencimento
1 e 2Setembro
3, 4 e 5Outubro
6, 7 e 8Novembro
9 e 0

Consultar licenciamento

A consulta é importante pois por meio dela é possível ver se há débitos a serem quitados ou não. A boa notícia é que a consulta do licenciamento pode ser feita com o DOK Despachante, basta informar a placa do veículo e um e-mail ativo.

Com a nossa consulta, é possível ver todos os débitos do veículo, como multas, IPVA e Dívida Ativa. O processo pelo Detran pode ser mais burocrático e tomar mais o tempo de quem faz a consulta.


Saiba mais sobre licenciamento


Como pagar licenciamento?

Em São Paulo não é enviado boleto para o pagamento do licenciamento e para que o CRLV seja renovado, o veículo deve ter todos os débitos e o IPVA do ano vigente quitados.

O pagamento pode ser feito por internet banking, caixa eletrônico ou aplicativo dos bancos credenciados e nas lotéricas. Os bancos credenciados são: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal. Contudo, desta forma só é possível pagar de maneira à vista.

Um dia após o pagamento ser efetuado, o documento ficará disponível para download e impressão no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” e no Portal de Serviços Denatran.

Pagar licenciamento com DOK Despachante

Nós do DOK Despachante temos como objetivo simplificar a vida dos nossos clientes e oferecer múltiplas opções de pagamento, garantindo que todos circulem dentro da legislação e sem pesar no bolso. Por isso, pagar o licenciamento com a gente é simples, rápido e o cliente escolhe a melhor opção para ele.

Ao acessar nosso site, é possível encontrar um formulário de consulta, onde deve ser preenchido com a placa ou número de Renavam do veículo a ser licenciado e um e-mail. Clicando em “Consulte Grátis”, uma nova página será aberta, onde é possível ver todos os débitos relacionados ao veículo e as opções de pagamento.

É possível fazer o pagamento do licenciamento em até 12 vezes, usando até 6 diferentes cartões de crédito, ou se preferir, também existe a possibilidade de pagar uma parte à vista, no boleto, e parcelar o restante do valor no cartão.

paguei o licenciamento e agora Dok Despachante infografico

Paguei o licenciamento, mas o documento não chegou. Posso viajar?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não é permitido circular nas vias públicas terrestres brasileiras sem portar o documento, já que este é de porte obrigatório. Porém, o porte do documento físico é dispensado quando os agentes conseguem acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

Desde maio de 2020, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) passou a ser digital, extinguindo assim a versão impressa em papel moeda verde. Porém, ainda é possível ter a versão física do documento em mãos, basta baixar o documento digital no celular ou computador, através do portal on-line do Detran, do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT” ou pelo Portal de Serviços do Denatran.

Aqueles que não quiserem fazer a impressão, devem fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito – CDT”, disponível para Android e iOS, para ter acesso ao documento na sua versão digital. Caso não faça esse processo e não ande com o documento impresso, o condutor poderá ser autuado com uma infração leve, de acordo com o Art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro.

Paguei o licenciamento pela internet, onde retiro o documento?

Como citado no tópico acima, desde maio de 2020 o licenciamento está sendo emitido em versão digital, portanto em casos de objeto devolvido ao remetente, o interessado deve realizar o processo para ter o documento na versão digital, com acesso pelo aplicativo.

Antes da versão digital existir, o processo era um pouco mais burocrático. Após três tentativas de entrega, o correio devolvia o documento ao órgão onde o veículo está cadastrado.

Para retirar o documento, o proprietário deveria comparecer ao setor de licenciamento, das 8 às 17 horas, munido com os comprovantes das taxas pagas e do documento do ano anterior.

Para saber mais sobre licenciamento do veículo e não correr o risco de ficar em situação irregular, leia mais artigos abaixo!

TAGS: final de placa para licenciamento / paguei o licenciamento / paguei o licenciamento pela internet / paguei o licenciamento mas consta como não pago / licenciamento 2021


Perguntas frequentes sobre licenciamento

Posso pagar o licenciamento do meu veículo em qualquer banco?

O licenciamento pode ser pago em diversos bancos autorizados. No entanto, consulte o Detran do estado de registro do seu veículo para verificar a lista de locais credenciados. Você também pode pagar o licenciamento online, em até 12 vezes, com o DOK!

O que acontece se não pagar o licenciamento dentro do prazo?

O não pagamento dentro do prazo pode gerar multa, acréscimo de pontos à CNH e apreensão do veículo, impossibilitando sua circulação.

Posso pagar o licenciamento do meu veículo pela internet?

Sim! Aqui no DOK você paga o licenciamento, IPVA, multas e Dívida Ativa do seu veículo totalmente online, com a opção de parcelar os débitos em até 12 vezes! Basta acessar o site do DOK e preencher o formulário com um e-mail válido e a placa do seu veículo.



Posts relacionados