Consulte seu IPVA online e evite dores de cabeça

Por: Gregory Packs

Publicado em 17 de março de 2021 | Atualizado em 31 de janeiro de 2024

ipva online dok despachante capa blog

Salve, Motorista! Sabemos que o IPVA é uma preocupação constante da maioria dos proprietários de veículo do Brasil, e pensando nisso, o DOK bolou uma maneira para você consultar o IPVA online de maneira rápida e simples.

Quer saber como fazer esse procedimento com poucos cliques? Leia este artigo até o final e descubra tudo que você precisa saber sobre o tema!

O que é e como funciona o IPVA

Primeiramente, você precisa saber o que é o IPVA. O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório para todos os proprietários de veículos terrestres registrados no Brasil. Trata-se de uma alíquota calculada sobre o valor venal do automóvel, com base na tabela FIPE.

O IPVA foi criado em 1985, entrando em vigor em janeiro de 1986, como forma de substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU) que tinha como finalidade financiar a expansão das rodovias brasileiras. Já o IPVA é usado para despesas da administração pública, por isso é arrecadado em forma de imposto.

ipva 2024

Consultar IPVA online

A consulta do IPVA funciona como uma ferramenta onde o proprietário de um veículo consegue analisar qual é a situação do pagamento do imposto do seu automóvel. E há algumas formas de consultar o IPVA online.

Primeiramente, é possível fazer a consulta no Detran em que o veículo está registrado, informando a placa e o número de Renavam. Lembrando que para acessar o site do Detran do seu estado, é preciso acrescentar a sigla que representa o estado. Por exemplo, preciso acessar o Detran de Minas Gerais, então a URL ficará http://detran.mg.gov.br/.

Outra forma é pelo site da Secretaria da Fazenda, também é necessário que seja o site referente ao estado de registro do veículo. Será exigido o número de Renavam e a placa do veículo.

Por último, é possível fazer a consulta no site do DOK. Para fazer a consulta basta você preencher um formulário com a placa do seu veículo ou o Renavam e informar um endereço de e-mail. Com essas informações você consegue visualizar todas as pendências do seu veículo, tanto de IPVA quanto de documentação ou multas, por exemplo.

Consultar IPVA online

Tabela IPVA

Apesar do IPVA ser um imposto cobrado em todo o território nacional para todos os proprietários de veículos terrestres, cada estado estipula o seu valor e sua tabela de prazo para o pagamento. No tópico a seguir, mostraremos as tabelas dos estados de São Paulo e Paraná.

Tabela de pagamento de IPVA SP 2024

Em janeiro, o IPVA SP pode ser pago em cota única com 3% de desconto. Ou então, parcelado em até cinco vezes, sem nenhum desconto. Quer saber quando você deve pagar o imposto do seu carro ou moto? Confira a tabela abaixo:

IPVA SP 2024:
Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
MêsJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaio
Parcela1ª Parcela ou Cota Única COM Desconto2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
Final de PlacaVencimento
111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Tabela de pagamento IPVA PR 2024

No Paraná, os proprietários de veículos podem optar pagar em uma cota única em janeiro com desconto de 6%, ou podem parcelar o pagamento do imposto em até cinco vezes, que não prevê nenhum desconto.

Veja as datas de pagamento do IPVA no Paraná logo abaixo:

IPVA PR 2024
Final de PlacaCota Única com 6% de desconto1ª Parcela2ª Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
1 e 217/0117/0113/0219/0317/0417/05
3 e 418/0118/0120/0220/0318/0420/05
5 e 619/0119/0119/0221/0319/0421/05
7 e 822/0122/0122/0222/0322/0422/05
9 e 023/0123/0123/0223/0323/0423/05

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná


Saiba mais sobre IPVA

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:


Como pagar IPVA online

Há mais de uma forma de pagar o IPVA, porém nem todas elas são aceitas em todos os estados brasileiros. As formas mais comuns de quitar o imposto é por meio de pagamento em lotéricas ou agências bancárias das instituições financeiras credenciadas na Secretaria do Estado correspondente.

Como pagar IPVA online

No Paraná, por exemplo, para pagar o IPVA é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda PR e imprimir a guia de pagamento, para imprimir é necessário ter o número de Renavam em mãos. Com a guia, é possível pagar em casas lotéricas, caixas eletrônicos e agências bancárias credenciadas.

Nas agências bancárias também é possível quitar o débito sem a guia de pagamento, desde que tenha o número do Renavam.

Os bancos no Paraná que aceitam o pagamento são: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

Em São Paulo é possível pagar o imposto em agências bancárias e lotéricas, estando com o número do Renavam. Também é possível pagar por aplicativos de bancos e por Internet Banking.

Ainda no estado de São Paulo, existem empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda SP que permitem o parcelamento do pagamento.

Pagar IPVA online

É possível pagar o IPVA online por internet banking e por despachantes online credenciados. Com o DOK, é possível pagar o IPVA em até 12 vezes com até seis diferentes cartões de créditos.

Quem preferir, também pode optar por pagar uma parte à vista, através de boleto, e o restante parcelado no cartão de crédito. Basta acessar a página de IPVA do DOK e preencher o Formulário de Consulta de forma gratuita e prática.

Pagar IPVA com o DOK

O que acontece se não pagar o IPVA

Deixar de pagar o IPVA impede o condutor de emitir um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), e de acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o veículo sem estar licenciado é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo até a situação ser regularizada.

Além disso, ao não pagar o imposto, o cidadão pode ter seu nome inscrito na Dívida Ativa, que é controlada pelo governo estadual, municipal e federal, onde fica reunida dívidas públicas como IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.

No estado de São Paulo quem não pagar o IPVA terá multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, o percentual da multa fica fixo em 20% do valor do imposto.

Como pagar IPVA atrasado

É possível pagar o IPVA atrasado. Para isso é preciso acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado, informar a placa e o número de Renavam do veículo e emitir uma Guia de Regularização de Débitos.

Como pagar IPVA atrasado | DOK

Outra opção é pagar pelo DOK, aqui é possível parcelar até mesmo o IPVA atrasado! O processo é o mesmo de quando o vencimento está em dia.

Carros que não pagam o IPVA

Existem situações em que o IPVA não é cobrado. Essas situações são em casos de carros de propriedade de Pessoas Com Deficiência (PCD), pessoas com autismo, pessoas com doença mental severa, em casos de amputação, entre outras doenças e condições físicas.

Outra situação que dá o direito de isenção é o ano em que o veículo foi fabricado. Neste caso, cada estado possui suas próprias regras, por exemplo, em São Paulo e Paraná, carros que têm 20 anos ou mais não pagam IPVA, já em Roraima e Rio Grande do Norte carros com 10 anos desde sua fabricação, não pagam IPVA.

Isenção de IPVA para carros antigos por estado
Estados brasileirosTempo de fabricação
São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas, Rio Grande do Sul e Paraná20 anos
Mato Grosso18 anos
Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Goiás, Piauí e Tocantins15 anos
Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima10 anos
Santa Catarina30 anos
Minas Gerais e PernambucoRedução progressiva no valor do IPVA

Conclusão

Motorista, como vimos, consultar seu IPVA online pode ser bem prático e te ajuda a evitar dores de cabeça! É muito importante ficar por dentro dos débitos do seu veículo para não ter surpresas desagradáveis.

ipva 2024

Não esqueça, seja por meio do site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou de despachantes credenciados, como o DOK, você só precisa de algumas informações como a placa e o número de Renavam para realizar uma consulta no conforto da sua casa.

Além disso, também vimos algumas maneiras de quitar o IPVA de forma online e como realizar o processo, desde o pedido até a impressão do guia de pagamento, seja o IPVA de 2024 ou atrasado.

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: ipva online, como pagar IPVA online


Perguntas frequentes sobre IPVA online

Onde posso pagar IPVA online?

O IPVA online pode ser pago por internet banking ou por despachantes online credenciados, como o DOK. Com o DOK, é possível pagar o IPVA em até 12 vezes com até seis diferentes cartões de créditos.

Dá para parcelar IPVA online?

Sim, é possível parcelar o IPVA de forma online. Com o DOK, você pode pagar o IPVA em até 12 vezes com até seis diferentes cartões de créditos.

Onde ver IPVA online?

É possível consultar o IPVA pelo site da Secretaria da Fazenda em que o veículo está registrado ou em um despachante credenciado. Com o DOK, basta fornecer algumas informações e é possível ver todas as pendências do seu veículo gratuitamente.



Posts relacionados