Qual o prazo para uma multa de trânsito entrar no sistema do Detran?

Qual o prazo para uma multa de trânsito entrar no sistema do Detran?

Existem grandes chances do seu veículo ter recebido uma multa de trânsito, mas nenhuma notificação chegou em seu endereço ou no sistema do Detran? Então nem tudo está perdido. Ainda há esperança de você ter escapado ileso da infração!

No entanto, a má notícia é que nem sempre a demora na entrega significa que a multa não aconteceu e é sobre isso que este artigo vai falar. Veja algumas das dúvidas que serão esclarecidas por aqui:

  • Quanto tempo leva até a multa de trânsito aparecer no site do Detran?
  • Quanto tempo leva até receber a notificação de multa pelo Correio?
  • Como consultar a multa no sistema do Detran?
  • Como fazer o licenciamento e parcelar os débitos pela internet?

Quanto tempo leva até a multa de trânsito aparecer no site do Detran?

Multa de trânsito dúvidas

Basta fazer uma rápida pesquisa para encontrar diversas respostas diferentes, cada uma com uma teoria. No entanto nós vamos tentar esclarecer aqui de um jeito bem rápido e prático, sem blá blá blá.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), dois grandes órgãos reguladores do trânsito no Brasil, não estipulam prazo máximo para que o Detran disponibilize as multas para consulta ao usuário. Nesse sentido, é possível afirmar o seguinte:

Não existe prazo para que o Detran lance a sua multa no sistema e a disponibilize para consulta. Ou seja, pelo site do Detran, pode levar bastante tempo até que você descubra que possui uma multa registrada em seu veículo.

Diante disso, se você comprou um veículo e só descobriu meses depois que haviam multas pendentes – situação muito comum – terá que pagá-las no momento do licenciamento. Caso contrário ficará com o licenciamento atrasado e correrá o risco de ter o veículo removido ao pátio do Detran.

Contudo, caso você receba uma notificação de multa pelo correio e não encontre essa multa no sistema do Detran, o melhor a fazer, por via das dúvidas, é ir pessoalmente até uma unidade do órgão para saber o que está acontecendo.

Afinal, já foram noticiados vários casos de pessoas que recebem multas em casa e eventualmente descobrem que esses boletos eram falsos, emitidos por golpistas. É melhor se prevenir!

Quanto tempo leva até receber a notificação de multa pelo Correio?

Outro ponto que causa uma enxurrada de dúvidas é sobre o prazo para recebimento da notificação de uma multa pelo Correio. Isso porque o dispositivo legal que trata sobre o assunto leva algumas pessoas ao equívoco. Veja a seguir:

Multa de trânsito lei

Se depois de ler esse trecho da lei você está pensando “Ótimo, não recebi minha notificação dentro de 30 dias vou pedir a anulação da minha infração!” é melhor ler de novo.

A lei é muito clara ao usar a palavra expedida. Isso significa que o órgão precisa expedir a correspondência que informa sobre a multa dentro do prazo máximo de 30 dias após a autuação.

No entanto, se ela vai ou não ser entregue em 30 dias, 2 meses ou mais não está nas mãos do órgão autuador, mas sim dos Correios. O que não é uma situação que pode ser usada como justificativa para tentar anular a multa.

Como consultar a multa no sistema do Detran?

Há quem considere o sistema do Detran fácil de ser usado – tanto para consultas como também para agilizar processos. No entanto, nem todo mundo tem familiaridade ou prática com o ambiente digital e para essas pessoas fazer uma consulta de multa pode ser um grande desafio.

Por isso, se você quer saber de uma vez por todas como consultar multa de trânsito, mas não sabe muito bem por onde começar, tenha em mãos o documento do veículo e veja o passo a passo:

  • Acesse o site o Detran do seu estado;
  • Verifique o menu de serviços oferecidos pelo site e clique em infrações;
  • Escolha a opção consulta de infrações;
  • Preencha o formulário com o código RENAVAM e a placa do veículo;
  • Depois é só clicar em consultar.

Para acessar o site do Detran do seu estado, insira na barra de endereço do seu navegador: www.detran.uf.gov.br e troque o “uf” pela sigla referente do seu estado.

Não entendeu muito bem? Aqui vai um exemplo prático. A sigla de São Paulo é SP, portanto, o site do Detran de São Paulo é www.detran.sp.gov.br; Assim sendo, o Detran de Minas Gerais é www.detran.mg.gov.br e por aí vai.

Como fazer o licenciamento e parcelar os débitos pela internet?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os prazos para que o Detran disponibilize uma multa de trânsito em seu sistema, é hora de entender como pagar os débitos pela internet.

No site do DOK, o seu licenciamento pode ser feito online, sem precisar sair de casa. O documento é enviado em seu endereço com toda a comodidade que você precisa. Veja como funciona:

Passo a passo

Fazer o seu licenciamento 100% online é fácil.

Depois de completar essas 3 etapas, basta acompanhar as demais instruções necessárias até que o seu pedido seja confirmado e aprovado com sucesso.

Aqui é importante destacar que para evitar atrasos no envio do CLRV – documento do licenciamento – você deve preencher todas as informações com muita atenção, especialmente as mais sensíveis como o endereço e os dados de cartão de crédito, certo?

O prazo de entrega padrão do documento é de até 5 dias úteis. Há inscrição na dívida ativa? Nesse caso, o prazo de entrega é de 10 dias.

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts