Dúvidas frequentes no período da quarentena

Por: Kelly Maiara

Publicado em 03 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de junho de 2020

duvidas frequentes

Em meio a tantas dificuldades relacionadas à pandemia, os Detrans flexibilizaram regras para se adequar a esse novo momento na tentativa de prejudicar o mínimo possível as pessoas. 

Pensando nisso, coletamos algumas dessas novas medidas de acordo com as principais dúvidas que nossos clientes estão tendo nos últimos dias. 

Meu processo de primeira habilitação vai vencer, o que fazer?

O prazo para que o processo de habilitação seja concluído aumentou de 12 para 18 meses.

Meu prazo para transferência de veículo vai vencer, vou ser multado?

Para fins de fiscalização, o Detran anuncia que será interrompido por tempo indeterminado o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias para a efetivação da expedição do CRV (Certificado de Registro de Veículo) em caso de transferência de veículo adquirido desde 19/02/2020. No entanto, pode estar regularizando a transferência através do DOK Despachante e rodar sem preocupação de ser parado.

É possível parcelamento de multas e débitos mesmo se tiver na dívida ativa?

Sim, todo o processo é rápido e sem burocracia através do site do DOK Despachante. 

Minha CNH venceu e não consigo renovar, posso continuar dirigindo?

Pode sim, desde que a CNH esteja vencida desde o dia 19/02/2020. O prazo também se aplica à PPD (Permissão para Dirigir).

Meu veículo foi apreendido, como faço para liberar?

A partir do dia 23/03/2020, o serviço de liberação de veículo será feito exclusivamente de forma eletrônica. O cidadão deverá enviar toda a documentação necessária por e-mail no site do Detran.

Posso receber meu licenciamento em casa?

Desde o dia 08 de maio de 2020, a emissão do CRLV passou a ser totalmente digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento em nossa plataforma você terá terá a disponibilidade de baixar o CRLV e imprimir em casa.

IPVA atrasado

Comprei um carro 0km e ainda não emplaquei, posso dirigir sem ser multado?

Se você comprou o veículo depois do 19 de fevereiro de 2020 pode circular temporariamente sem placas, desde que porte a nota fiscal.

Como será a fiscalização a partir de agora?

A fiscalização nos municípios e rodovias continuam em vigor, agora também com barreiras sanitárias com a intenção de conter a disseminação do vírus. Ao ser parado em uma blitz a partir de agora será exigido o documento digital do CRLV e não mais o de papel. Vale lembrar que o calendário de renovação já começou, saiba mais aqui.


Posts relacionados
Primeiro emplacamento
Placas Mercosul

As placas Mercosul são o novo modelo do emplacamento de veículos no país. Embora também sejam utilizadas na Argentina, no […]

Leia mais…