Dúvidas frequentes no período da quarentena

Por: Kelly Maiara

Publicado em 03 de junho de 2020 | Atualizado em 13 de janeiro de 2021

duvidas frequentes

Pensando em ajudar nossos clientes, coletamos as principais medidas dos Detrans durante a pandemia, de acordo com as dúvidas frequentes que nos foram perguntadas.

Em meio a tantas dificuldades relacionadas à pandemia, os Detrans flexibilizaram regras para se adequar a esse novo momento na tentativa de prejudicar o mínimo possível as pessoas. 

Meu processo de primeira habilitação vai vencer, o que fazer?

O prazo para que o processo de habilitação seja concluído aumentou de 12 para 18 meses.

Meu prazo para transferência de veículo vai vencer, vou ser multado?

Para fins de fiscalização, o Detran anuncia que será interrompido por tempo indeterminado o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias para a efetivação da expedição do CRV (Certificado de Registro de Veículo) em caso de transferência de veículo adquirido desde 19/02/2020. No entanto, pode estar regularizando a transferência através do DOK Despachante e rodar sem preocupação de ser parado.

É possível parcelamento de multas e débitos mesmo se tiver na dívida ativa?

Sim, todo o processo é rápido e sem burocracia através do site do DOK Despachante. 

Minha CNH venceu e não consigo renovar, posso continuar dirigindo?

Pode sim, desde que a CNH esteja vencida desde o dia 19/02/2020. O prazo também se aplica à PPD (Permissão para Dirigir).

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

Regularize seu documento
em até 12x

Meu veículo foi apreendido, como faço para liberar?

A partir do dia 23/03/2020, o serviço de liberação de veículo será feito exclusivamente de forma eletrônica. O cidadão deverá enviar toda a documentação necessária por e-mail no site do Detran.

Posso receber meu licenciamento em casa?

Desde o dia 08 de maio de 2020, a emissão do CRLV passou a ser totalmente digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento em nossa plataforma você terá terá a disponibilidade de baixar o CRLV e imprimir em casa.

Comprei um carro 0km e ainda não emplaquei, posso dirigir sem ser multado?

Se você comprou o veículo depois do 19 de fevereiro de 2020 pode circular temporariamente sem placas, desde que porte a nota fiscal.

Como será a fiscalização a partir de agora?

A fiscalização nos municípios e rodovias continuam em vigor, agora também com barreiras sanitárias com a intenção de conter a disseminação do vírus. Ao ser parado em uma blitz a partir de agora será exigido o documento digital do CRLV e não mais o de papel. Vale lembrar que o calendário de renovação já começou, saiba mais aqui.



Posts relacionados