Consulta CNH SP online

Por: Redator

Publicado em 26 de dezembro de 2019 | Atualizado em 24 de março de 2020

Consulta CNH SP

Em 2010, o Detran SP desenvolveu o e-CNHsp – Sistema de Controle da Obtenção da Primeira Habilitação, Renovação, Adição ou Melhoria de Categoria e Reabilitação da Carteira Nacional de Habilitação, um sistema que integra todos os tipos de atendimento necessários ao cidadão no portal, e que desde então facilita a prestação de serviços, além de diminuir a necessidade de papéis, o que acaba simplificando todos os procedimentos.

O e-CHNsp é acessado pela internet e os cidadãos podem dar início a processos referentes à obtenção ou renovação da CNH. Além disso, permite que o cidadão brasileiro ou estrangeiro habilitado no exterior possa fazer o registro da Carteira de Habilitação Estrangeira.

O e-CNHsp é fundamental nos dias de hoje porque os processos via internet são mais procurados, principalmente porque facilitam a vida do cidadão, que não precisa se deslocar para resolver os problemas. Assim, através do portal é possível enviar as informações e fazer a identificação do responsável pelo envio rapidamente, através do e-CPF. Além disso, é muito simples de utilizar e qualquer cidadão pode ter acesso.

Como fazer a consulta CNH SP online

Para consultar a CNH de forma online, basta acessar o portal do Detran SP, onde você também pode encontrar o passo a passo para obter a CNH, fazer a renovação, mudança ou adicionar categoria.

Além disso, é possível consultar os pontos da CNH pelo site do Detran SP, além das multas que estão no nome do motorista, defesas administrativas que foram apresentadas, notificações, emissão de documentos, entre outros.

Pelo portal do Detran, o cidadão só consegue verificar as multas de veículos registrados no estado de São Paulo, provenientes de infrações identificadas nos órgãos deste estado.

Para isso, é preciso criar um login utilizando o CPF ou CNPJ e uma senha. Para consultar as multas é preciso inserir o número da placa ou código do Renavam e número de verificação.

Você também pode consultar as multas no site do DOK Despachante, basta acessar o site e inserir placa do carro ou número do Renavam e e-mail para receber todas as informações.

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

A consulta da CNH é grátis e pode ser feita pelo computador, tablet ou smartphone pelo proprietário do veículo.

Além da consulta online, os motoristas também podem ir pessoalmente ao Detran SP, apresentar a Carteira Nacional de Habilitação ou RG e CPF e solicitar os serviços.

Por que é importante fazer a consulta CNH SP

Fazer a consulta da CNH é muito importante para ficar a par da sua pontuação. O sistema de pontuação do Detran funciona assim: Todos os motoristas têm um total de 20 pontos e, à medida em que cometem infrações de trânsito, vão perdendo pontos até que a carteira é suspensa.

Cada infração cometida no trânsito equivale a uma quantidade de pontos, dependendo da gravidade. De acordo com o CBT,

·       Leve – 3 pontos

·       Média – 4 pontos

·       Grave – 5 pontos

·       Gravíssima – 7 pontos

Caso o motorista acumule ou ultrapasse 20 pontos em um período de 12 meses, a CNH é suspensa. Ela fica suspensa até que o motorista finalize o curso de reciclagem.

Os pontos da CNH são importantes porque lembram ao motorista que ele deve cumprir as leis de trânsito, fundamentais para a segurança do motorista e de outros que trafegam pelas mesmas vias. Assim, quando o motorista comete infrações, é punido.

Algumas situação fazem o motorista perder a CNH automaticamente, e são chamadas de auto suspensivas. São elas: dirigir embriagado, participar de racha, deixar de prestar informações sobre acidentes ou socorro em caso de acidente, entre outras coisas.

O período de suspensão da CNH pode variar de 2 a 8 meses, mas também pode chegar a 18 meses.

IPVA atrasado

Depois da notificação de suspensão, o motorista tem até 30 dias para recorrer, e se dentro do recurso a solicitação foi indeferida, existe a possibilidade de o motorista ter uma segunda chance.

A consulta da CNH deve ser regular

Para que o motorista possa prevenir a suspensão da CNH, deve consultar sua pontuação regularmente, de forma online ou presencial (como já foi descrito anteriormente), para saber como está a situação. Caso existam muitos pontos perdidos, o motorista precisa tomar mais cuidado no trânsito. Além disso, fica mais fácil de recorrer quando se sabe a procedência das multas.

Em alguns casos, os motoristas não sabem da existência das multas porque outras pessoas utilizam seu carro e cometem infrações. Nessa situação, pode-se solicitar a transferência da pontuação para a carteira do infrator.

Apesar de tudo, a melhor forma de prevenir uma suspensão de CNH é ser cauteloso no trânsito, respeitando sempre as regras.

As tecnologias já estão trabalhando a nosso favor e uma das facilidades é a consulta CNH SP online, que faz com que o cidadão possa consultar seus pontos, multas e até requerer uma CNH através do portal do Detran. Assim, os serviços ficam muito mais rápidos e fáceis. Neste artigo você viu como fazer a consulta online a qual é a importância dela.

Quer saber mais? Acesse nosso blog para mais notícias e novidades.


Perguntas Frequentes

Como fazer a consulta CNH SP online
Para consultar a CNH de forma online, basta acessar o portal do Detran SP, onde você também pode encontrar o passo a passo para obter a CNH, fazer a renovação, mudança ou adicionar categoria.
Por que é importante fazer a consulta CNH SP
Fazer a consulta da CNH é muito importante para ficar a par da sua pontuação. O sistema de pontuação do Detran funciona assim: Todos os motoristas têm um total de 20 pontos e, à medida em que cometem infrações de trânsito, vão perdendo pontos até que a carteira é suspensa.
Posts relacionados
renach
O que é Renach?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é Renach e qual a sua relação com os principais órgãos de trânsito […]

Leia mais…