Saiba de uma vez por todas o que é e como funciona a classe de bônus seguro auto

Por: Gregory Packs

Publicado em 03 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 08 de abril de 2024

Capa Artigo Classe de bônus seguro auto: saiba o que é como funciona | DOK

Salve, Motorista! Você já ouviu falar sobre a classe de bônus do seguro auto?

Mais importante do que conquistar o tão sonhado carro, é protegê-lo com um seguro auto, já que o usamos diariamente para nosso transporte, está o tempo todo exposto a acidentes, roubo e furto, e até mesmo a um pneu furado ou uma falha do motor. E são nessas situações que ter um seguro faz toda a diferença.  

Entretanto, muitas pessoas têm seguro, mas nunca precisaram acioná-lo ou usaram os serviços de uma seguradora somente algumas vezes. Para esses casos, existe a classe de bônus do seguro auto, que funciona como um “prêmio” para essas pessoas. Ela classifica os segurados numa escala de 0 a 10 e gera descontos na hora de renovar o seguro.

Ficou interessado sobre esse assunto ou possuí alguma dúvida? Leia o nosso artigo!

O que é classe de bônus seguro auto?

Indicando uma “boa conduta”, a classe bônus do seguro auto é basicamente um bônus adquirido por meio da classificação da experiência do segurado na direção. Desse modo, significa que se no período de vigência da proteção, você não acionar a seguradora para nenhum sinistro, receberá uma bonificação que pode gerar desconto na renovação da cobertura.

O beneficiário ganha um bônus qualificado por classes, que variam de 0 a 10. Sendo que, todo cliente, começa com 0 e, para cada ano sem acidentes graves, o cliente recebe 1 “ponto”.

Contudo, essa classificação possui normas que podem ser diferentes e exclusivas para cada empresa, as quais falaremos mais abaixo.

Classe de bônus seguro: como funciona?

Quanto mais tempo de contrato se passar sem a ocorrência de um acidente grave, chamado sinistro, mais classe o contratante vai possuir. Ou seja, a ideia é literalmente bonificar os condutores que mantêm uma postura preventiva ao volante e oferecer desconto na premiação.

O valor percentual recebido é algo em torno a 5%, porém pode variar conforme sua classe e a política de cada seguradora. 

Em caso de transferência de cobertura ou de seguradora é possível manter a sua classe, pois ela está vinculada ao seu CPF. Todavia, nem todas as empresas permitem que a classificação seja transferida entre pessoas e, geralmente, quando a permissão é concedida, é preciso confirmar algum vínculo.

Sua classe não assegura um valor mais baixo de prêmio, pois esse cálculo engloba outras variáveis que podem inclusive aumentar o custo nas parcelas. Se um veículo específico é visado para roubo e furto em uma área, sua classe pode ajudar a impedir um aumento, mas não impossibilita um reajuste maior.

É valido ressaltar que em algumas situações de uso do seguro você não perde sua classe.  

Regra classe de bônus seguro auto

Existe um prazo certo para renovar o seu seguro e garantir a classificação. Caso ultrapasse o período estipulado, o cliente sofrerá algumas consequências. Veja abaixo: 

Período de renovaçãoClasse de bônus
Até 30 dias do vencimentoGanha 1 classe
De 31 a 60 dias do vencimentoA classe se mantém
De 61 a 90 dias do vencimentoÉ reduzida 1 classe
De 91 a 120 dias do vencimentoÉ reduzida 2 classes
De 121 a 150 dias do vencimentoÉ reduzida 3 classes
De 151 a 180 dias do vencimentoÉ reduzida 4 classes
De 181 a 210 dias do vencimentoÉ reduzida 5 classes
De 211 a 240 dias do vencimentoÉ reduzida 6 classes
De 240 a 270 dias do vencimentoÉ reduzida 7 classes
De 271 a 300 dias do vencimentoÉ reduzida 8 classes
De 301 a 330 dias do vencimentoÉ reduzida 9 classes
Acima de 330 diasToda a classe de bônus é excluída

Vale ressaltar que geralmente esses são os prazos, mas nem toda seguradora os utiliza. É necessário entrar em contato com a sua seguradora para saber mais informações. 

 Tabela classe de bônus seguro

Para ficar mais fácil de visualizar, montamos uma tabela:

Período de renovação sem sinistroClasse
1 ano1
2 anos2
3 anos3
4 anos4
5 anos5
6 anos6
7 anos7
8 anos8
9 anos9
10 anos ou mais10

Os descontos variam de acordo com as classes. Quanto mais vezes você renova o seu seguro, mais alto sobe na classe e, assim, garante um desconto maior. 

Como saber minha classe de bônus do seguro?

Quer descobrir sua classe bônus? Vamos te ajudar!

Para consultar a sua classe bônus, você vai precisar da sua apólice do seguro auto. Localize nela o número do CI, que geralmente está próximo aos campos de dados do veículo ou produto, dados gerais, dados da sua apólice ou dados do segurado. 

A numeração é composta por 14 dígitos, sendo que os três primeiros contêm parte do código SUSEP da seguradora, órgão responsável pela regulamentação do seguimento. Os outros 10 dígitos são a identificação da apólice na seguradora e o último número é o que valida todos os outros.

Entretanto, se você não conseguir localizar neste documento sua classe, porém souber por quanto tempo você renova sua cobertura sem acioná-la, é só seguir a tabela acima. Sendo assim, no terceiro ano de renovação sem sinistro, a classificação três. Todavia, entre em contato com a sua seguradora em caso de dúvidas. 

Pessoa sentada com dúvidas. Classe de bônus seguro auto: saiba o que é e como funciona. | DOK

Qual a maior classe de bônus no seguro?

Como mencionado, a classe de bônus no seguro é como se fosse um “prêmio” para as pessoas que renovam seus seguros sem ter usado os serviços até a data de renovação do plano, que é de 12 meses.

A classe de bônus varia de 0 a 10, sendo zero a pessoa que acabou de fechar contrato com a empresa, e 10 para a pessoa que renova o seguro por dez anos com a seguradora e durante todo esse tempo não precisou acionar os serviços do seguro.

Ou seja, 10 é a maior classe que o seguro tem, mesmo que façam 12 anos ou 15 anos, a classe se manterá como a décima, com os mesmos descontos.


Saiba mais sobre seguro

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Desconto classe de bônus seguro

O desconto progressivo dado pela seguradora segundo a classe bônus do cliente não está vinculado ao veículo, à seguradora ou corretora de seguros, mas sim ao CPF do proprietário do automóvel. Ou seja, é possível trocar de seguradora ou de carro e ainda manter a classificação do bônus na renovação do seu seguro.

Os descontos são estipulados de acordo com as classes. Geralmente, a classe um gera até 5% de desconto, e a cada avanço o percentual pode melhorar. Entretanto, cada instituição possuí o seu valor de desconto para determinada classe, por isso, é necessário contatar a empresa escolhida para saber exatamente o desconto concedido.

Em quais situações eu perco minha classe de bônus?

Existem algumas situações que subtraem a classe bônus. Algumas delas são:

Renovar o seguro com atraso

Se o cliente atrasar para renovar o seu seguro, ele perde as classes, e a quantidade perdida varia de acordo com os dias de atraso. Por exemplo: se o cliente demorar quatro meses (mais de 121 dias) para renovar, ele perde 3 classes, ou seja, se ele estiver na classe 5 ele cai para a classe 2, e a porcentagem de descontos também será alterada. 

Em algumas seguradoras, se o atraso for de seis meses ou mais, o segurado perderá a classe e será considerado como um novo cliente, voltando para a classificação zero e não recebendo desconto. 

Portanto, motorista, confira com a seguradora como funciona o critério de bônus do seu plano. 

Sinistro de perda parcial ou total

Em caso de sinistro, no qual a seguradora faz reparos, o segurado perde duas classes de bônus. Por exemplo, na Porto Seguro, se você está na classificação 6 então deve cair para a 4. 

Reparo de terceiros

Este é um serviço pode ser contratado como cobertura única e individual ou como aditivo em outra cobertura. Se o segurado acionar a seguradora e solicitar esta opção, ele perde no mínimo uma classe.

Mudança de cobertura do seguro auto

Se você possui um tipo de cobertura atualmente e deseja trocar o plano, você corre o risco de perder classificação. Entretanto, não existe uma regra específica em relação à quantidade que será perdida, e esse valor depende de cada seguradora. 

Cotar seguro auto online

Motorista, ter um seguro auto é essencial nos dias de hoje, e fazer uma cotação para ter certeza das coberturas que você deseja e do valor que será investido também é importante! 

A boa notícia é que o DOK também é corretora de seguros e oferece a opção de cotação para o seu veículo entre as 16 melhores seguradoras do Brasil.  

Para realizar a cotação de seguro auto personalizada, basta acessar a página do DOK Seguros e selecionar o botão “Cote grátis”. Em seguida, você deverá preencher algumas informações pessoais suas e sobre o veículo e, então, serão disponibilizados os orçamentos de nossas 16 seguradoras parceiras. 

ipva 2024
Infográfico sobre como cotar seguro auto online | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK
Infográfico sobre como cotar seguro auto online | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Conclusão

Motorista, neste artigo, você pôde entender melhor o que são as classes de bônus seguro e como elas funcionam. Ainda, também viu tudo sobre as regras e as penalidades que podem ocorrer durante o contrato e a sua renovação. 

Por último, você pôde ver brevemente como realizar uma cotação de seguro auto personalizada. No DOK, é possível encontrar as melhores opções para o seu veículo entre as 16 melhores seguradoras do Brasil. 

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza de que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: classe de bonus de seguro auto, classe de bonus seguro de automóvel, classe de bonus porto seguro, consultar classe de bônus seguro


Perguntas frequentes sobre classe bônus seguro

O que é classe de bônus no seguro?

A classe bônus do seguro auto é uma espécie de pontuação que resulta em uma bonificação que pode gerar desconto na renovação da cobertura. Por exemplo, o cliente começa na classe 0 e, para cada ano sem acidentes graves, sobe uma classe.

Como saber qual minha classe de bônus no seguro auto?

É possível descobrir a classe de bônus com o número do CI, presente na sua apólice do seguro auto. Em geral, o número está próximo dos campos: dados do veículo ou produto, dados gerais, dados da sua apólice ou dados do segurado.

Quando perco a classe de bônus no seguro?

Caso ultrapasse o prazo estipulado para renovar o seu seguro, você perde algumas classes de bônus de acordo com o período excedido. Além disso, um sinistro de perda parcial ou total e o reparo de terceiros também garantem a perda de classes. Por último, com a mudança de cobertura do seguro auto, você arrisca perder sua classificação.



Posts relacionados