Ciclomotor: o que é, novas regras e o que muda em 2026 

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Icone de tempo Atualizado em 04/12/2025 | Icone de calendário Publicado em 30/06/2021 | Icone de pessoa Por: Gregory Packs

Salve, motociclista! Um debate atual entre os apaixonados por veículos de duas rodas é se o ciclomotor é ou não uma motocicleta.  

A verdade é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve essas categorias de forma diferente e a Resolução 996/2023 do Contran trouxe novas definições e regras que passam a valer definitivamente a partir de janeiro de 2026. 

Esses veículos, também conhecidos como “cinquentinhas”, ganharam espaço por serem econômicos, leves e ideais para o uso urbano.  

Contudo, com o aumento das vendas, especialmente das versões elétricas, o governo reforçou a necessidade de controle, emplacamento e habilitação. Saiba tudo neste conteúdo. 

Última chamada para o IPVA 2025!

O que é ciclomotor? 

De acordo com o CTB e a Resolução 996/2023, o ciclomotor é o veículo de duas ou três rodas, com: 

  • Motor a combustão de até 50 cm³, ou 
  • Motor elétrico de até 4 000 W de potência; 
  • E velocidade máxima de fabricação de 50 km/h. 

Por conta dessa capacidade limitada, esses veículos são chamados de cinquentinhas. E são indicados para deslocamentos curtos e urbanos, pois oferecem baixo custo de manutenção e menor impacto ambiental. 

Qual a diferença entre motocicleta, motoneta e ciclomotor? 

O Código de Trânsito Brasileiro classifica a partir de diferentes parâmetros. Veja a seguir: 

  • Motocicleta: veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, conduzido em posição montada; 
  • Motoneta: veículo automotor de duas rodas conduzido em posição sentada; 
  • Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³ (ou 4 kW elétrico) e velocidade máxima de 50 km/h. 

Essas diferenças são fundamentais para determinar onde cada tipo pode circular e qual tipo de habilitação é exigida. 

Nova regra para ciclomotores a partir de 2026 

Resolução 996/2023 determina que até 31 de dezembro de 2025, todos os ciclomotores – inclusive os elétricos – devem estar registrados e licenciados no Detran.  

A partir de 1º de janeiro de 2026, só poderão circular os veículos ciclomotores emplacados e conduzidos por motoristas habilitados. 

Os condutores deverão ter CNH A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). O não cumprimento dessas exigências acarretará multa gravíssima, retenção do veículo e pontos na carteira. 

Além disso, os ciclomotores: 

  • Devem trafegar pela direita da via, preferencialmente no centro da faixa mais à direita; 
  • Não podem circular em vias de trânsito rápido, rodovias sem acostamento ou calçadas
  • Exigem uso obrigatório de capacete conforme normas do Contran. 

A partir de 2026, trafegar sem placa, sem habilitação, sem capacete ou em local proibido, será passível de apreensão do veículo e multa. 

Bicicleta elétrica vs. ciclomotor elétrico: quando o emplacamento é obrigatório? 

A bicicleta elétrica só não é equiparada a ciclomotor se atender a todos os requisitos: 

  • Potência máxima de 350 W; 
  • Velocidade limitada a 25 km/h; 
  • Ausência de acelerador; 
  • Motor acionado somente quando o condutor pedala. 

Desse modo, se o modelo tiver acelerador ou potência superior aos valores acima, será considerado ciclomotor elétrico e, portanto, precisa de placa, registro e habilitação. 

Leia também: Moto elétrica: vantagens, custos e regras de circulação 

Regularização e documentação do ciclomotor 

A regularização do ciclomotor segue etapas semelhantes às de qualquer veículo automotor. O objetivo é garantir que o veículo esteja em conformidade com as normas de segurança e possa circular legalmente nas vias públicas. 

Como fazer o primeiro emplacamento do ciclomotor em 5 passos: 

  1. Separe os documentos necessários: CPF, RG e a nota fiscal de compra do ciclomotor; 
  1. Agende uma vistoria veicular: o Detran verifica o número do chassi e as condições de segurança. Se o veículo não tiver código de modelo no Renavam, será preciso apresentar um Certificado de Segurança Veicular (CSV) e um laudo técnico de vistoria; 
  1. Faça o cadastro no Detran estadual: essa etapa gera o registro e o número do Renavam; 
  1. Pague as taxas de registro e emplacamento: o valor varia por estado; 
  1. Retire a placa e o documento de registro (CRLV-e): após a conclusão, o ciclomotor está autorizado a circular. 

Dica: se o ciclomotor for elétrico e importado sem registro nacional, o ideal é procurar o fabricante ou importador para obter o certificado técnico antes de iniciar o processo de regularização. 

Onde pagar IPVA, licenciamento e multas de ciclomotor? 

O IPVA nem sempre é cobrado para ciclomotores: depende da legislação estadual. Já o licenciamento e o seguro obrigatório (DPVAT) são obrigatórios para todos os emplacados. 

Para facilitar, o Despachante DOK oferece pagamento e consulta de débitos em poucos cliques, evitando filas e burocracia: 

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Para pilotar ciclomotor precisa de habilitação? 

Sim. Desde a publicação da Lei 13.154/15, é obrigatório possuir CNH A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). 

Conduzir sem esses documentos é infração gravíssima, com multa multiplicada por três (R$880,41) e retenção do veículo. 

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) 

A ACC funciona como uma “habilitação restrita”, válida apenas para ciclomotores. O processo é similar ao da CNH categoria A, com exames teóricos e práticos. 

No entanto, como o custo e o tempo são próximos aos da CNH A, muitos condutores optam pela carteira completa, que permite pilotar qualquer tipo de motocicleta. 

Penalidades por conduzir ciclomotor sem habilitação 

O condutor flagrado sem ACC ou CNH A pode ser multado, ter o veículo retido e responder administrativamente. A reincidência pode gerar suspensão do direito de dirigir. 

Onde o ciclomotor pode e não pode circular? 

Os ciclomotores são permitidos apenas em ruas e avenidas locais, com limite de velocidade de até 40 km/h. Essas vias oferecem condições mais seguras para veículos leves e de baixa potência. 

Eles não podem circular em rodovias sem acostamento, vias expressas, ciclovias e calçadas. Esses locais são projetados para veículos de maior velocidade ou para pedestres e ciclistas, e o uso indevido aumenta o risco de acidentes. 

Durante a condução, o ciclomotor deve permanecer sempre na faixa da direita, de forma previsível e mantendo distância segura de outros veículos. Essa regra é essencial para evitar ultrapassagens perigosas e garantir a visibilidade do condutor. 

Atenção: trafegar fora das vias permitidas ou de forma irregular é considerado infração gravíssima, conforme o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode resultar em multa e retenção do veículo. 

Infrações comuns e consequências 

Infração Classificação Penalidade 
Circular sem capacete Gravíssima Multa R$293,47 + 7 pontos 
Trafegar em via proibida Gravíssima Multa R$293,47 + retenção 
Pilotar sem habilitação Gravíssima × 3 Multa R$880,41 + retenção 
Circular sem placa Gravíssima Multa R$293,47 + remoção do veículo 

Pode levar garupa no ciclomotor? 

Apenas se o modelo for projetado para duas pessoas e constar essa informação no documento (CRLV-e). Caso contrário, o transporte de passageiro é proibido e pode gerar multa. 

ciclomotor Dok Despachante infografico

Conclusão 

Os ciclomotores, sejam a combustão ou elétricos, se consolidaram como uma opção prática e sustentável de mobilidade. 

Mas, para rodar com segurança e dentro da lei, é essencial regularizar, emplacar e possuir habilitação até o fim de 2025. Assim, você evita multas e contribui para um trânsito mais seguro e organizado. 

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Perguntas frequentes sobre ciclomotor 

Qual a velocidade máxima permitida para ciclomotor? 

A velocidade máxima é de 50 km/h, conforme o CTB. Modelos com velocidade superior a essa são classificados como motocicletas. 

Ciclomotor paga IPVA? 

Depende do estado. Em alguns locais, como São Paulo e Minas Gerais, o IPVA é cobrado anualmente. Já em outros, há isenção para veículos de baixa cilindrada. É importante consultar a Secretaria da Fazenda da sua região. 

Onde posso consultar os débitos do meu ciclomotor? 

Você pode verificar IPVA, licenciamento e multas diretamente no site do Detran do seu estado ou de forma mais rápida e centralizada pelo DOK

Qual a cilindrada máxima de uma cinquentinha? 

O limite é de 50 cm³ para motores a combustão ou 4.000 W para os elétricos. Acima disso, o veículo passa a ser considerado uma motocicleta. 

Precisa de CNH para conduzir ciclomotor? 

Sim. É obrigatória a CNH categoria A ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Conduzir sem habilitação é infração gravíssima, com multa e retenção do veículo. 

O que acontece se eu pilotar um ciclomotor sem placa a partir de 2026? 

A partir de 1º de janeiro de 2026, o veículo sem registro ou placa poderá ser apreendido, conforme a Resolução 996/2023 do Contran. Além disso, o condutor estará sujeito à multa gravíssima e retenção do veículo

Ciclomotor pode andar em ciclovia ou ciclofaixa? 

Não. O CTB proíbe a circulação de veículos motorizados em ciclovias e ciclofaixas. Essa prática é considerada infração gravíssima (art. 193) e coloca em risco pedestres e ciclistas. 

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