O que faz um despachante?

O que faz um despachante?

Os proprietários de automóveis sabem que é comum necessitar de um profissional específico: o despachante. Entretanto, o que faz um despachante? Por que esse profissional participa tanto dos processos ligados às compras, por exemplo, de veículos?

Só existe uma espécie de despachante?

Há mais de um tipo de despachantes: o aduaneiro, o documentalista e o de trânsito. O trabalho do despachante aduaneiro relaciona-se às alfândegas; o trabalho do despachante documentalista relaciona-se às documentações que os proprietários de automóveis precisam ter e o trabalho do despachante de trânsito liga-se também à documentação, como vistorias.

Serviços específicos

Alguns dos documentos que o despachante pode assumir são: pedidos às alfândegas e Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV). Vale dizer que, além dos proprietários de automóveis particulares, os empreendedores também podem contratar despachantes.

Pessoas que possuem frotas ou que atuam com transporte escolar, por exemplo, também necessitam de documentação para o seu trabalho. Na verdade, quando se trata de frota, são vários veículos e, dessa forma, existem mais documentos para que a companhia cuide. Assim, buscar um despachante representa facilidade, já que a companhia deixa de necessitar gastar tempo com a documentação.

Tempo para que um despachante faça a documentação

Normalmente, o período que um despachante utiliza para fazer as documentações são 3 dias. Porém, vale dizer que as documentações exigem processos diferentes e a procura de órgãos diferentes e, por isso, existe variação. Assim, é necessário, a contratar um despachante, questionar sobre o tempo, mas também saber que ele pode ser diferente do que se estima.

Despachante online

Além dos despachantes físicos, que são achados em todos os municípios, também existe o despachante online. Esse serviço não é diferente do despachante físico quando se fala em serviços: todos os documentos e outros auxílios são conseguidos.

Porém, o que ajuda o despachante online é ser preferido é a sua comodidade. Contratando-o usando a Internet, o proprietário dos automóveis ou outros indivíduos precisam apenas de um cadastro. Falando de pagamento do despachante online, é possível que seja solicitado depósito ou que o despachante possua unidade física e marque para que o pagamento ocorra lá.

Falando dos documentos que o despachante online faz, é comum que ele os solicite ao órgão necessário e que esse órgão encaminhe pelo correio. Se o indivíduo tiver receio de pagar o despachante online e não ter o documento, ele pode questionar a possibilidade de quitar apenas metade e a outra metade ser quitada após o órgão enviar a documentação.

IPVA atrasado

Seu licenciamento está ok? Confira aqui!

Despachante ajuda a evitar infrações

Quando um indivíduo não tem a documentação regular do seu automóvel ou para adentrar em uma nação, precisa responder. No caso da alfândega, existe perigo de multa e até de questionamento da Receita Federal.

Com relação aos automóveis, o proprietário de veículo sem documentação ode perdê-lo, pode receber multa e também pode perder a sua CNH. Assim, o despachante é um profissional que os proprietários de automóveis e cidadãos, no geral, devem conhecer.

Posts relacionados
Dívida Ativa

Dívida Ativa

Veja mais sobre Dívida Ativa. Na DOK despachante você tira as suas dúvidas sobre documentação, licenciamento e mais. Confira! […]

Leia mais…

Débitos de veículos

Débitos de veículos

Veja sobre débitos de veículos. Tire todas as suas dúvidas sobre débitos do seu veículo aqui na Dok Despahante. Confira! […]

Leia mais…