Empréstimo com moto de garantia: entenda sobre

Por: Julia Veroneze

Publicado em 11 de novembro de 2021 | Atualizado em 11 de novembro de 2021

empréstimo com moto de garantia homem pilotando uma moto dok despachante

Para quitar as dívidas ou realizar algum investimento, muitas pessoas acabam recorrendo ao empréstimo. Contudo, as taxas de juros cobradas no Brasil são uma das mais altas do mundo. Assim, o empréstimo com moto de garantia acaba sendo uma boa alternativa àqueles que buscam menores custos.

Por meio desta opção, o veículo fica alienado à empresa que concedeu o crédito até que a dívida seja quitada, mas ainda sim é possível usufruir do bem.

Ao colocar uma motocicleta como garantia de pagamento do empréstimo, os encargos acabam sendo muito menores, com prestações adequadas ao perfil de cada público. Além de ser uma modalidade prática e segura, podendo ser feita até mesmo online.

Para saber mais sobre como usar sua moto como garantia, acompanhe este artigo até o final e saiba como conseguir o benefício mesmo sendo negativado, bem como os estados aceitos na política.

empréstimo com moto de garantia dok despachante - duas moto lado a lado

Empréstimo pessoal com moto de garantia

Como a motocicleta está sendo colocada como garantia, a instituição tem mais confiança ao emprestar o dinheiro. Assim, os juros tendem a ser menores até quatro vezes em comparação ao crédito rotativo do cartão.

Outra vantagem é que os prazos para quitar o débito são mais flexíveis. Já os valores concedidos mudam conforme o valor do veículo colocado como garantia.

O prazo para o pagamento da dívida pode variar de acordo com a financeira, no entanto, na maioria dos casos, o valor deve ser regularizado em 24 meses. Porém, há instituições que permitem o pagamento em até 62 meses.

Quando todas as parcelas do empréstimo forem quitadas, a motocicleta volta a estar em nome do tomador.

Como usar a motocicleta como garantia de empréstimo

Para que a moto seja usada como garantia de empréstimo, é preciso seguir alguns critérios. Em primeiro lugar, o veículo deve estar registrado no nome do interessado ou de algum parente de primeiro ou segundo grau, ser cônjuge ou sócio do tomador.

Além disso, é necessário que a motocicleta faça parte de algum dos estados destacados em vermelho:

empréstimo com moto de garantia dok despachante - mapa dos estados onde as motos devem pertencer

Como conseguir o empréstimo

Apesar das vantagens, muitos ainda têm dúvidas sobre como dar moto de garantia em um empréstimo. Para isso, é necessário seguir os seguintes critérios:

empréstimo com moto de garantia dok despachante - passo a passo de como solicitar

Na hora de solicitar o empréstimo, o interessado precisa apresentar alguns documentos à instituição financeira escolhida, são eles:

  • Documento pessoal com foto;
  • Comprovante de renda dos últimos três meses;
  • Comprovante de endereço e documento do veículo em nome do solicitante ou parente de primeiro grau.

Empréstimo online com moto de garantia

Para realizar o empréstimo online, o solicitante deve realizar o cadastro dentro do site ou aplicativo da empresa desejada. Em alguns casos, a instituição entrará em contato com o cliente para confirmar os dados e, em seguida, iniciar uma análise de crédito.

Após a confirmação dos dados e da aprovação de crédito, na maior parte dos casos, a empresa irá enviar as orientações para a realização da vistoria da motocicleta, além da documentação necessária para dar continuidade ao procedimento.

Ao final, o recurso será liberado na conta do solicitante. Vale ressaltar que o procedimento pode variar de acordo com cada instituição financeira.

Empréstimo para negativado com garantia

Este tipo de modalidade também é uma opção àqueles que têm alguma dívida ou que estão com restrição no nome. Apesar de estar inadimplente, o interessado em oferecer uma moto como garantia não será impedido de conseguir o empréstimo.

Contudo, caso o pagamento não seja feito dentro do caso estabelecido pela instituição, a motocicleta pode ser tomada como forma de restituição. Com isso, a inadimplência entre os usuários dessa modalidade tende a ser muito menor.

Assim, vemos que o empréstimo com garantia é seguro e apresenta muitas vantagens, tendo em vista que o tomador continuará a usufruir de seu veículo.

Empresa que faz empréstimo com moto de garantia

Para conseguir o recurso, não é mais necessário recorrer a um banco. Atualmente, há empresas totalmente confiáveis e modernas que oferecem esse serviço.

A linha de crédito oferecida pelas chamadas fintechs, são referência no mercado de empréstimos com garantia, oferecendo as menores taxas do Brasil. Dessa forma, os juros são muito mais baixos em comparação as demais modalidades.

Conheça outros conteúdos sobre empréstimo

TAGS: empréstimo com garantia de veículo moto | fazer empréstimo como moto de garantia | financeiras que aceitam moto como garantia de empréstimo



Perguntas Frequentes

Como funciona o empréstimo pessoal com moto de garantia?
Ao realizar um empréstimo pessoal oferecendo uma moto como garantia, o veículo fica alienado até que o débito seja quitado. Contudo, o tomador ainda pode usufruir da motocicleta. Esse tipo de modalidade oferece juros menores e maior prazo para pagamento. Em algumas instituições, o valor pode ser quitado em até 62 vezes, com juros de 0,99% ao mês.
O que precisa para fazer um empréstimo com moto de garantia?
Para realizar um empréstimo com moto de garantia, é necessário que o interessado tenha entre 18 a 75 anos, renda mínima de R$ 1,2 mil. Além disso, o veículo deve ter até 15 anos de fabricação. No momento de solicitar a quantia desejada, o tomador ainda terá que informar alguns documentos que podem variar de acordo com a instituição financeira.
Qual instituição financeira faz empréstimo com moto de garantia?
Além de bancos, também há instituições financeiras modernas e confiáveis que oferecem o mesmo serviço, uma delas é a Creditas, que utiliza a linha de crédito fintech, oferecendo as menores taxas de juros do Brasil.
Posts relacionados