Empréstimo sem comprovação de renda: saiba como fazer

Por: Redator DOK

Publicado em 17 de novembro de 2021 | Atualizado em 28 de novembro de 2023

Empréstimo sem comprovação de renda

Salve, Motorista! Você sabia que a categoria de empréstimo sem comprovação de renda é uma opção para aqueles que procuram um apoio financeiro e também é uma boa oferta para microempreendedores? 

Na tentativa de se adequar às necessidades de quem não tem renda fixa ou que possui dificuldade em comprovar sua receita mensal, como os trabalhadores informais, essa categoria de empréstimo possibilita linha de crédito de modo seguro para quem precisa quitar suas dívidas ou realizar investimentos. 

Quer saber como ter acesso a esse benefício? Neste artigo, explicaremos tudo sobre o empréstimo sem comprovação de renda! Continue a leitura. 

Empréstimo sem comprovar renda é possível? 

Com certeza! Existe uma modalidade de empréstimo que não exige qualquer documentação que comprove uma renda obtida em um determinado período de tempo.  

Essa modalidade também oferece aos interessados outras maneiras de assegurar a transação junto às instituições financeiras para facilitar a análise e liberação de crédito. 

Isso significa que, se você está desempregado no momento ou não está trabalhando de carteira assinada, mas precisa de uma “mão” para ajustar as contas, pedir um empréstimo sem comprovar a sua renda é possível. 

Empréstimo para desempregado

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE, o número de desempregados no Brasil cresceu 10% em 2023, o que representa um acréscimo de 860 mil pessoas a procura por trabalho, chegando a 9,4 milhões atualmente. 

Com base na taxa de desemprego atual do país, as instituições de crédito estão desenvolvendo cada vez mais maneiras de oferecer condições de crédito para quem mais precisa. 

Melhores opções de empréstimo sem comprovação de renda

Para comparar as ofertas de empréstimo sem comprovação de renda oferecidas pelas instituições financeiras, fique atento à qualidade do serviço prestado por elas. Considere, também: 

  • Avaliações feitas em sites de reclamações;
  • Situação cadastral da instituição no Banco Central;
  • Grau de confiabilidade;
  • Critério de concessão ou rejeição de crédito;
  • Cotação do CET (Custo Efetivo Total), ou seja, a junção dos valores referente a encargos, taxas, tributos, e despesas do empréstimo. Quanto menor, melhor.

É importante ressaltar que, antes mesmo de preencher todo o cadastro, você consegue simular as ofertas em plataformas digitais para identificar vantagens e desvantagens. 

Onde fazer empréstimo sem comprovação de renda? 

São vários os meios pelos quais você consegue solicitar um empréstimo que atenda às suas expectativas. O método mais tradicional é buscar soluções financeiras em bancos, seja de maneira presencial ou digital.  

Entretanto, há diferentes tipos de empréstimo sem comprovação de renda. Confira abaixo alguns deles: 

Empréstimo FGTS 

Se você já trabalhou com carteira assinada ou possui saldo no fundo, de garantia, o empréstimo com garantia de FGTS pode ser uma boa opção de empréstimo sem comprovante de renda. 

Você precisa ser optante da modalidade de saque-aniversário. O limite liberado dependerá do saldo do FGTS e será descontado diretamente das parcelas do saque-aniversário. 

Empréstimo com garantia de veículo 

Empréstimo com garantia é um tipo de crédito bastante procurado pela facilidade e juros menores. 

O empréstimo com garantia de veículos é uma modalidade na qual você coloca seu automóvel como garantia. Com isso, é possível ter: mais crédito, prazos para pagamento mais estendidos e menores taxas de juros. 

Nesse caso, o bem fica em alienação fiduciária, que é quando um bem está cedido em nome de um banco ou instituição financeira até que o empréstimo seja quitado. 

Por isso, procure uma empresa de confiança e faça uma simulação online, para que você possa visualizar e selecionar conforme o seu planejamento e necessidade a melhor opção de liberação de crédito para você. 

Empréstimo para microempreendedor

Para quem está querendo iniciar um negócio ou está no início de um empreendimento, o microcrédito pode ser uma boa opção. Porém, é necessário ter um plano de negócio. 

Tipos de taxas de empréstimo sem comprovação de renda 

Fique atento às taxas que podem ser cobradas durante o pagamento de seu empréstimo, nos juros e multas de quebra de contrato. As principais taxas que estão presentes, geralmente, são: 

Infográfico sobre empréstimo sem comprovação de renda- DOK
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante.

Prazos para o pagamento de empréstimo 

O prazo para o pagamento depende do tipo de empréstimo, sendo que o menor tempo é oferecido pelo microcrédito entre 4 e 12 meses, e o mais longo pode durar anos. 

Critérios estabelecidos para a liberação do empréstimo 

Cada financeira tem um modelo de análise e avaliação de risco, uma das ferramentas de consulta de Score é o Cadastro Positivo. 

Quanto mais alto o valor solicitado, mais rígido será o processo de aprovação. Para o empréstimo sem comprovação de renda, em geral, é levado em consideração: 

  • Um bom histórico de pagamento;
  • Índice de negativação ou restrições;
  • Empresas de serviço que você costuma contratar;
  • Bens e propriedades que podem ser oferecidos como garantia.

Saiba mais sobre empréstimo!

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros artigos que podem te interessar. Confira: 


Cadastro Positivo 

O Cadastro Positivo nada mais é do que um relatório detalhado da sua vida financeira, elaborado automaticamente pelo Serasa para todas as pessoas físicas e jurídicas que têm movimentação financeira em todo o país. 

Esses dados vão desde a regularidade dos compromissos com contas da sua residência até o pagamento no dia correto das faturas de cartões e verificação do status de negativado ou não. 

Importância do histórico de pagamento

Mesmo que você esteja com dívidas agora, é importante manter um bom histórico de pagamento. Quanto mais contas pagas em dia você tiver, melhor será avaliado. Se você é autônomo e, por isso, está procurando um empréstimo sem comprovação de renda, a solução pode ser: 

  • Concentrar seus recebimentos e pagamentos em apenas uma conta-corrente;
  • Reunir documentos como extratos de alguns meses dessa conta-corrente;
  • Fazer a declaração do Imposto de Renda;
  • Ter contas de água, energia, telefone, TV a cabo, crediário e financiamentos no seu CPF. E pagar essas contas em dia.

Documentos que costumam ser solicitados 

  • RG, CPF, CNH e passaporte;
  • Comprovante de residência: conta recente de água, luz, telefone ou gás;
  • Extratos bancários: de preferência dos últimos seis meses mais recentes;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Recibos emitidos: a partir dos serviços prestados;
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore): documento oficial de comprovação de renda para trabalhadores autônomos, e informais que não têm carteira assinada.

Faça um empréstimo com segurança 

É indispensável ter cautela nas propostas de empréstimo, principalmente naquelas que não pedem comprovação de renda. Tenha cuidado com as ofertas atrativas e milagrosas. 

Avaliar suas próprias condições também é parte importante desse processo. Saber se realmente a proposta de um empréstimo cabe no seu bolso evita problemas futuros. 

ipva 2024

Conclusão 

Os empréstimos sem comprovação de renda são uma realidade acessível para quem precisa de apoio financeiro, mesmo em situações de desemprego ou renda não documentada.  

No entanto, é fundamental abordar essa escolha com cautela, considerando fatores como taxas, prazos e a reputação das instituições financeiras.  

Além disso, é essencial avaliar sua própria capacidade de pagamento e buscar alternativas, como o empréstimo com garantia de veículo, que oferece condições mais favoráveis. 

Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos uma diversidade de conteúdo para todas as suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn


Perguntas frequentes sobre empréstimo sem comprovação de renda: 

Como conseguir um empréstimo sem comprovar renda?

O empréstimo sem comprovar renda pode ser feito pelo seu banco, via FGTS, Serasa ou por uma financeira especializada. Nesses lugares, você encontra opções de crédito com garantia de imóvel, veículo e outras modalidades.

Posso fazer um empréstimo com garantia de veículo para negativado? 

Algumas instituições financeiras oferecem empréstimo com garantia de veículo para negativados, mas é importante lembrar que ter restrições no nome pode dificultar a aprovação do empréstimo.

O que é alienação fiduciária de veículos? 

A alienação fiduciária de veículo é um instrumento jurídico em que o proprietário utiliza o automóvel como garantia para um empréstimo. Dessa forma, o banco tem a garantia de que não ficará no prejuízo em caso de inadimplência.



Posts relacionados