Guia completo: como realizar o decalque do chassi do seu veículo

Por: Gregory Packs

Publicado em 25 de maio de 2017 | Atualizado em 01 de setembro de 2023

como-realizar-o-decalque-do-chassi-do-seu-veículo

O Número Identificador Veicular, ou número de chassi, é o código único que identifica um veículo automotor. Ele é crucial para diversas transações e verificações do veículo. 

Quando você registra ou transfere um veículo, é necessário apresentar os números do chassi do carro e do motor ao órgão de trânsito para efetuar a transação.  

Esse número de série é a identidade do carro, uma espécie de RG. Mas, você sabe como fazer o decalque desse número impresso no chassi e no motor do carro?  

Neste guia, vamos explorar o processo de fazer o decalque do chassi, garantindo que você esteja preparado para preservar a integridade desses números vitais!  

O dinheiro está curto

O que é Chassi e qual a sua função? 

É no chassi que está gravado o número de identificação do veículo, que é usado para dificultar fraudes como a clonagem de veículo.  

Em um processo de compra e venda de veículos usados, é comum que seja necessário fazer o decalque do chassi. 

Esse decalque serve, justamente, para identificar se foi feita alguma alteração na numeração. E, em caso positivo, o ideal é consultar o histórico do veículo para descobrir o porquê dessa mudança. 

Com essa consulta, além de validar todos os dados cadastrais, você poderá saber se o veículo tem alguma restrição. 

Onde fica o número do Chassi? 

O número do chassi normalmente fica do lado direito, próximo ao banco do passageiro, na parte metálica do veículo. Neste lugar, há uma tampa de encaixe, que, ao ser levantada, mostra o número marcado.  

Já o número do motor, costuma ficar próximo ao cabeçote, em um espaço apenas para essa marcação. 

Entretanto, essa numeração pode variar de acordo com o modelo do veículo. Para mais informações é recomendado ler o manual do automóvel.  

Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante. 

Por que realizar o decalque do Chassi? 

O decalque da numeração do chassi é fundamental durante o primeiro emplacamento do seu veículo e em casos excepcionais.  

Seu propósito é preservar a configuração original desse número, o que se torna crucial para futuras consultas em casos de suspeita de alterações no veículo.  

Enquanto algumas concessionárias ou lojas fornecem o número certificado junto com o decalque do chassi, outras podem negligenciar esse serviço. 

Como realizar o decalque do Chassi? 

Para saber o número de chassi, é preciso colocar um pedaço de papel sobre o número e passar um lápis sobre o lugar onde estão os dígitos numéricos para poder torná-los visíveis. O lápis mais recomendado para isso é o de carpinteiro. 

Se você encontrar dificuldades para localizar ou fazer o decalque do chassi, considere as seguintes opções: 

  • Procure o setor de vistoria ou emplacamento nos Postos de Atendimento do DETRAN.
  • Consulte um despachante credenciado para obter orientações detalhadas.

Em um despachante, os funcionários realizam o decalque e providenciam uma etiqueta adesiva padrão com o número do chassi do veículo. 

Caso haja a sigla “REM” escrita próxima ao número, isso significa que ele já foi remarcado. A remarcação do chassi é necessária em caso de desgaste dos caracteres pelo tempo ou por corrosão. 


Saiba mais sobre Documentação!

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros artigos que podem te interessar. Confira: 


Passo a passo para realizar o decalque do Chassi 

Para te ajudar a entender melhor como realizar o decalque do chassi do veículo, preparamos um passo a passo. Confira abaixo:  

Infográfico sobre o como fazer o decalque do Chassi. DOK Despachante.
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante.  

Importância para transações e registros 

O decalque do chassi e do motor é essencial para diversas situações, incluindo registro, transferência e vistoria do veículo. 

O Conselho Nacional de Trânsito determinou o decalque dos caracteres do motor dos veículos obrigatório, conforme a Resolução nº 24/1998.  

Em caso de uma nova numeração de Chassi, é necessário regularizar o documento. Para transferências dentro de São Paulo, vistorias não são obrigatórias, visando a proteção dos proprietários contra roubos e desmanches ilegais. 

Se você precisa fazer a transferência do seu veículo e ainda tem muitas dúvidas sobre o processo, o DOK Despachante te ajuda com o nosso Guia Completo de como fazer transferência de veículo.  

Numeração invisível 

Caso a numeração não esteja visível, existem duas opções a serem seguidas. 

Primeiro, você pode preparar uma declaração, obtida junto ao lugar autorizado pelo órgão de trânsito responsável pelo registro do veículo, em que deverá constar o número do motor. 

Se não for possível a retirada do decalque do motor, o número deverá ser coletado por meio da fotografia, anexada à declaração fornecida pelos lugares autorizados. 

Essa numeração é muito importante, então, esteja sempre em dia com ela para que não ocorra nenhum tipo de imprevisto com o seu automóvel. Siga sempre o que é solicitado para estar dentro da lei e do que é correto, trazendo assim benefícios para você mesmo. 

Como consultar a situação do meu veículo? 

Se você é proprietário de um veículo, sabe como é importante estar sempre em dia com os débitos e restrições que podem afetar a regularidade e a segurança do seu automóvel.   

Felizmente, hoje em dia, consultar os débitos de um veículo se tornou muito mais simples e acessível. Com o DOK, é possível consultar débito de veículo pela placa online, de forma rápida e segura, tudo de graça! 

Basta preencher o nosso formulário de consulta com a placa do veículo e um e-mail. 

Infográfico sobre como consultar débitos de veículo no DOK Despachante.

Conclusão 

A numeração do chassi é de extrema importância para a legalidade e segurança do seu veículo. Mantenha-a sempre atualizada para evitar contratempos. Ao seguir as regulamentações e práticas recomendadas, você garante benefícios duradouros para si e para o seu automóvel. 

 Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos uma diversidade de conteúdo para todas as suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Perguntas frequentes sobre Chassi 

Onde fazer a consulta de chassi?

Também é possível encontrar o número do chassi através do CRLV, caso tenha ele em mãos. Este número fica localizado embaixo do número da placa do veículo.

Quantos dígitos tem o número do chassi? 

O chassi de todo carro é composto por 17 caracteres (para veículos produzidos após 1981), contendo números e letras.



Posts relacionados