Como baixar o documento do veículo

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 26 de março de 2021 | Atualizado em 26 de março de 2021

como baixar o documento do veículo dok despachante capa blog

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo passou a ser digital e ainda tem muitas pessoas confusas quanto a como baixar o documento do veículo, se o porte ainda é obrigatório e como deve portá-lo, impresso ou apenas no celular.

Pensando nessas dúvidas, decidimos escrever este artigo para acabar com toda a confusão gerada por essa novidade. Leia até o final para saber tudo sobre o novo modelo de documento do veículo ou Descubra como baixar na imagem abaixo:

como baixar o documento do veículo dok despachante infográfico

Consultar documento do veículo

Consultar o documento do veículo é uma boa maneira de descobrir se o automóvel possui débitos, multas ou impostos no geral. Com a consulta é possível ter acesso a todo o histórico do veículo, desde se o veículo já passou por acidentes de trânsito, até se já foi furtado ou roubado.

A consulta é muito realizada por aqueles que têm interesse em adquirir um veículo usado, assim é mais seguro saber as informações concretas do automóvel.

Normalmente a consulta é feita de forma online, podendo ser realizada diretamente no site do Detran do estado de registro do veículo ou despachantes online. Quem optar por fazer pelo Detran deve certificar-se que está no portal online correto, já que o órgão tem um site para cada estado e cada site só mostra informações dos veículos registrados naquele estado.

Para fazer a consulta nos sites do Detran é necessário informar a placa do veículo e o número do Renavam. Em alguns casos é preciso informar também o número do chassi. Se o veículo está registrado no estado de São Paulo a consulta deve ser feita no Detran SP, se estiver registrado em Minas Gerais, a consulta deve ser feita no Detran MG, para isso é só substituir a sigla de SP da URL pela sigla de MG, ficando da seguinte forma www.detran.mg.gov.br.

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

Regularize seu documento
em até 12x

A consulta também pode ser feita em despachantes online, quem optar por esse método, deve checar se o despachante é credenciado para não correr o risco de cair em fraudes e golpes.

No DOK Despachante é possível fazer a consulta informando a placa do veículo e um e-mail ativo no nosso formulário de consulta. Caso seja identificado débitos a serem pagos, no DOK é possível fazer o pagamento em até 12 vezes, com até 6 diferentes cartões de crédito!

Como renovar o documento do veículo

Documento do veículo é a forma popular de chamar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Esse documento é de extrema importância para todos os proprietários de veículos e deve sempre ser portado junto ao automóvel. O CRLV é o documento que comprova que o carro está apto para circular nas vias públicas brasileiras, dentro das normas de segurança e ambientais.

De acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com um veículo sem estar licenciado é uma infração de natureza gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 293,47 e medida administrativa de remoção do veículo até a situação ser regularizada.

Ainda segundo o CTB, no Art. 232, circular sem o documento provando que o veículo está licenciado é uma infração leve, com 3 pontos na CNH e multa no valor de R$ 88,38 e medida administrativa de retenção do veículo até apresentação do documento.

O CRLV deve ser renovado todo ano e para isso é necessário pagar todos os débitos e multas, além de pagar a taxa de licenciamento e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro DPVAT também era cobrado para ter o licenciamento, porém o pagamento deste seguro foi cancelado em 2021. Esse serviço é disponibilizado pelo Detran e por despachantes credenciados.

Como saber se o documento do veículo já foi emitido

Em dezembro de 2019 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação nº 180, tratando da emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Em junho de 2020 os Detrans do Brasil começaram a disponibilizar o CRLV-e, extinguindo o documento em papel-moeda verde.

Em 2021 todos os documentos do veículo passaram a ser digital, sendo assim, o CRLV não é mais enviado por correio pelo órgão de trânsito, por isso não existe mais a preocupação de não saber se o veículo foi emitido ou se chegará no endereço correto.

Agora o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo fica disponível, logo após o pagamento da taxa do licenciamento, no portal do Detran de registro do veículo, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e nos Portal de Serviços do Denatran, assim, é só baixar o documento do veículo e sua situação estará regular.

Documento digital do veículo

O CRLV-e, a versão digital do CRLV, tem a mesma validade jurídica do documento físico e para ser emitido os débitos e impostos devem ser quitados.

Para ter o documento em mãos, em sua forma física, é necessário baixar o documento do veículo através do portal on-line do Detran do estado de registro do veículo.

É preciso ter uma conta no portal do Detran, se ainda não for cadastrado, é possível criar um cadastro na hora. Após acessar sua conta, é preciso informar o número do Renavam, placa do veículo, número de telefone e o código que será enviado por SMS.

Também é possível baixar o documento pelo celular, seguindo o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone;
  • Preencha o cadastro com seus dados, preste atenção para preencher corretamente;
  • Um link será enviado ao seu e-mail para a ativação da conta do aplicativo;
  • Informe o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV;
  • Crie uma “chave de acesso” contendo 4 dígitos;
  • Pronto! Agora você tem acesso ao CRLV Digital.

Para baixar e ter a opção em PDF é preciso ir no menu superior direito e clicar em “Opções”, em seguida em “Exportar”, clique na opção “PDF” e exporte o arquivo.

É necessário portar documento do veículo?

Como citado anteriormente, o porte do documento é obrigatório e caso o condutor seja flagrado circulando sem o CRLV será autuado com multa leve. O que muda com o documento em sua versão digital é que o condutor não precisa mais portar o documento em versão física.

Porém, se o celular ficar sem bateria e o condutor for parado em uma blitz, por exemplo, e não conseguir mostrar o documento, também será autuado. Por essa razão, algumas pessoas optam por imprimir o documento, para realizar a impressão, é necessário baixar o documento do veículo, usando o passo a passo citado acima.

A impressão deve ser feita com tinta preta, em folha única, sendo a folha sulfite e de tamanho A4. O QR Code deve ser impresso, pois é por esse código que os agentes de trânsito confirmam a autenticidade do documento.

Documento de transferência do veículo

A Resolução nº 809 do Contran entrou em vigor em 4 de janeiro de 2021. Com essa resolução, os documentos Certificado de Registro do Veículo (CRV), Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o Comprovante de Transferência de Propriedade, também conhecido como antigo DUT, passaram a ser digitais e foram unificados em um único documento.

A Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) só será emitida em uma situação de compra e venda do veículo e agora fica disponível de forma digital.

como baixar o documento do veículo dok despachante

Procurando mais conteúdo sobre documentos do carro?

Para saber mais sobre documento de veículos, leia os artigos abaixo!



Perguntas Frequentes

É preciso portar o CRLV-e?
Sim! O porte do documento do veículo continua sendo obrigatória, mesmo em sua versão digital.
É possível imprimir o CRLV-e?
Para imprimir o CRLV-e é necessário primeiro baixar o documento através do portal do Detran ou do app CDT. A impressão deve ser feita em folha sulfite A4, com tinta preta e em folha única.
Posts relacionados