Como baixar o documento do veículo

Por: Nayara Palmieri

Publicado em 26 de março de 2021 | Atualizado em 26 de março de 2021

como baixar o documento do veículo dok despachante capa blog

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo passou a ser digital e ainda tem muitas pessoas confusas quanto a como baixar o documento do veículo, se o porte ainda é obrigatório e como deve portá-lo, impresso ou apenas no celular.

Pensando nessas dúvidas, decidimos escrever este artigo para acabar com toda a confusão gerada por essa novidade. Leia até o final para saber tudo sobre o novo modelo de documento do veículo ou Descubra como baixar na imagem abaixo:

como baixar o documento do veículo dok despachante infográfico

Consultar documento do veículo

Consultar o documento do veículo é uma boa maneira de descobrir se o automóvel possui débitos, multas ou impostos no geral. Com a consulta é possível ter acesso a todo o histórico do veículo, desde se o veículo já passou por acidentes de trânsito, até se já foi furtado ou roubado.

débitos

A consulta é muito realizada por aqueles que têm interesse em adquirir um veículo usado, assim é mais seguro saber as informações concretas do automóvel.

Normalmente a consulta é feita de forma online, podendo ser realizada diretamente no site do Detran do estado de registro do veículo ou despachantes online. Quem optar por fazer pelo Detran deve certificar-se que está no portal online correto, já que o órgão tem um site para cada estado e cada site só mostra informações dos veículos registrados naquele estado.

Para fazer a consulta nos sites do Detran é necessário informar a placa do veículo e o número do Renavam. Em alguns casos é preciso informar também o número do chassi. Se o veículo está registrado no estado de São Paulo a consulta deve ser feita no Detran SP, se estiver registrado em Minas Gerais, a consulta deve ser feita no Detran MG, para isso é só substituir a sigla de SP da URL pela sigla de MG, ficando da seguinte forma www.detran.mg.gov.br.

A consulta também pode ser feita em despachantes online, quem optar por esse método, deve checar se o despachante é credenciado para não correr o risco de cair em fraudes e golpes.

No DOK Despachante é possível fazer a consulta informando a placa do veículo e um e-mail ativo no nosso formulário de consulta. Caso seja identificado débitos a serem pagos, no DOK é possível fazer o pagamento em até 12 vezes, com até 6 diferentes cartões de crédito!

Foto de um rapaz segurando um documento DOK Despachante

Consulte grátis

Regularize seu documento
em até 12x

Como renovar o documento do veículo

Documento do veículo é a forma popular de chamar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Esse documento é de extrema importância para todos os proprietários de veículos e deve sempre ser portado junto ao automóvel. O CRLV é o documento que comprova que o carro está apto para circular nas vias públicas brasileiras, dentro das normas de segurança e ambientais.

De acordo com o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com um veículo sem estar licenciado é uma infração de natureza gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 293,47 e medida administrativa de remoção do veículo até a situação ser regularizada.

Ainda segundo o CTB, no Art. 232, circular sem o documento provando que o veículo está licenciado é uma infração leve, com 3 pontos na CNH e multa no valor de R$ 88,38 e medida administrativa de retenção do veículo até apresentação do documento.

O CRLV deve ser renovado todo ano e para isso é necessário pagar todos os débitos e multas, além de pagar a taxa de licenciamento e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro DPVAT também era cobrado para ter o licenciamento, porém o pagamento deste seguro foi cancelado em 2021. Esse serviço é disponibilizado pelo Detran e por despachantes credenciados.

Como saber se o documento do veículo já foi emitido

Em dezembro de 2019 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Deliberação nº 180, tratando da emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Em junho de 2020 os Detrans do Brasil começaram a disponibilizar o CRLV-e, extinguindo o documento em papel-moeda verde.

Em 2021 todos os documentos do veículo passaram a ser digital, sendo assim, o CRLV não é mais enviado por correio pelo órgão de trânsito, por isso não existe mais a preocupação de não saber se o veículo foi emitido ou se chegará no endereço correto.

Agora o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo fica disponível, logo após o pagamento da taxa do licenciamento, no portal do Detran de registro do veículo, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito e nos Portal de Serviços do Denatran, assim, é só baixar o documento do veículo e sua situação estará regular.

Documento digital do veículo

O CRLV-e, a versão digital do CRLV, tem a mesma validade jurídica do documento físico e para ser emitido os débitos e impostos devem ser quitados.

Para ter o documento em mãos, em sua forma física, é necessário baixar o documento do veículo através do portal on-line do Detran do estado de registro do veículo.

É preciso ter uma conta no portal do Detran, se ainda não for cadastrado, é possível criar um cadastro na hora. Após acessar sua conta, é preciso informar o número do Renavam, placa do veículo, número de telefone e o código que será enviado por SMS.

Também é possível baixar o documento pelo celular, seguindo o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone;
  • Preencha o cadastro com seus dados, preste atenção para preencher corretamente;
  • Um link será enviado ao seu e-mail para a ativação da conta do aplicativo;
  • Informe o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV;
  • Crie uma “chave de acesso” contendo 4 dígitos;
  • Pronto! Agora você tem acesso ao CRLV Digital.

Para baixar e ter a opção em PDF é preciso ir no menu superior direito e clicar em “Opções”, em seguida em “Exportar”, clique na opção “PDF” e exporte o arquivo.

É necessário portar documento do veículo?

Como citado anteriormente, o porte do documento é obrigatório e caso o condutor seja flagrado circulando sem o CRLV será autuado com multa leve. O que muda com o documento em sua versão digital é que o condutor não precisa mais portar o documento em versão física.

Porém, se o celular ficar sem bateria e o condutor for parado em uma blitz, por exemplo, e não conseguir mostrar o documento, também será autuado. Por essa razão, algumas pessoas optam por imprimir o documento, para realizar a impressão, é necessário baixar o documento do veículo, usando o passo a passo citado acima.

A impressão deve ser feita com tinta preta, em folha única, sendo a folha sulfite e de tamanho A4. O QR Code deve ser impresso, pois é por esse código que os agentes de trânsito confirmam a autenticidade do documento.

Documento de transferência do veículo

A Resolução nº 809 do Contran entrou em vigor em 4 de janeiro de 2021. Com essa resolução, os documentos Certificado de Registro do Veículo (CRV), Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o Comprovante de Transferência de Propriedade, também conhecido como antigo DUT, passaram a ser digitais e foram unificados em um único documento.

A Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) só será emitida em uma situação de compra e venda do veículo e agora fica disponível de forma digital.

como baixar o documento do veículo dok despachante

Procurando mais conteúdo sobre documentos do carro?

Para saber mais sobre documento de veículos, leia os artigos abaixo!



Perguntas Frequentes

É preciso portar o CRLV-e?
Sim! O porte do documento do veículo continua sendo obrigatória, mesmo em sua versão digital.
É possível imprimir o CRLV-e?
Para imprimir o CRLV-e é necessário primeiro baixar o documento através do portal do Detran ou do app CDT. A impressão deve ser feita em folha sulfite A4, com tinta preta e em folha única.
Posts relacionados
ciclomotor Dok Despachante capa
Tudo sobre ciclomotor

Existe um debate entre os apaixonados pelos veículos de duas rodas sobre ciclomotor ser ou não considerado motocicleta. A verdade […]

Leia mais…