CNH Social: descubra como conseguir sua habilitação gratuita!

Por: Gregory Packs

Publicado em 12 de julho de 2023 | Atualizado em 17 de maio de 2024

Capa do artigo CNH Social | DOK Despachante

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser um processo que gera muitos gastos. Contudo, já é possível obter sua CNH de maneira digital e gratuita. 

Neste artigo, nós do DOK Despachante, contamos tudo sobre a CNH Social! Quem tem direito a esse benefício, como funciona e o passo a passo para a solicitação da gratuidade. Confira!  

O que é a CNH Social?

A CNH Social, também conhecida como CNH Gratuita ou CNH Popular, é um projeto que tem como objetivo possibilitar que pessoas de baixa renda obtenham sua primeira habilitação sem custos, nas categorias A ou B, bem como a adição das categorias A ou B e a mudança da categoria B para D. 

O programa visa a qualificação e habilitação gratuita profissional de condutores de veículos automotores. A ideia da gratuidade da CNH surgiu pelas companhias de Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Social do Transporte (SEST), em 2011.  

Recebeu multa?

Na época, o projeto foi apresentado ao Governo Federal e iniciado pelo Detran de cada região. Por esse motivo, não são todos os estados do Brasil que oferecem a CNH Social, atente-se a vigência da campanha em seu estado.  

Uma das principais vantagens da CNH Gratuita é democratizar o acesso à ‘Carteira de Motorista’, já que isso pode auxiliar em um processo seletivo de uma vaga de emprego, ou permitir que o condutor habilitado trabalhe como motorista, por exemplo. 

Como funciona a CNH Social?

Afinal, como a CNH social funciona? A inscrição para a CNH Gratuita pode ser feita em diversos estados do Brasil, e o candidato deve se enquadrar nas regras estabelecidas pelo poder público da região. 

É importante salientar que as vagas são limitadas, portanto, verifique a disponibilidade do programa no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. 

Descubra débitos

Infelizmente, é comum que pessoas se passem por um oficial do Detran online, oferecendo a CNH Social, geralmente para aplicar golpes utilizando as suas informações pessoais. Então, tenha muito cuidado caso você seja abordado! 

Assim como no modelo tradicional, a pessoa que tentar tirar a habilitação gratuita, deve passar por todos os procedimentos previstos no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Sendo assim, é preciso atentar-se às etapas:  

Vale lembrar que o processo de avaliação dos candidatos exige requisitos que podem variar conforme as normas do Detran de cada estado. 

Como se cadastrar para a CNH social?

Como mencionado anteriormente, a CNH Social é disponibilizada apenas em alguns estados do Brasil. Portanto, o cadastro é realizado somente no órgão responsável de cada região, sendo esse órgão o Detran. 

Descubra débitos

Fique atento às informações oficiais do seu estado e não realize o cadastro em sites desconhecidos. O cronograma do processo é sempre disponibilizado com antecedência e fica disponível na categoria “CNH Social” ou “CNH Gratuita” nos sites dos Detrans. 

Mesmo que cada Estado tenha critérios diferentes para oferecer a habilitação gratuita, alguns documentos são essenciais para o processo em qualquer lugar. Confira os documentos necessários para solicitar a CNH Social:  

  • Comprovante de residência atual (entre os últimos 3 meses);
  • Documentos de identidade (RG, CPF ou Certidão de Nascimento);
  • Comprovante de renda (do candidato e pessoas que moram na mesma casa);
  • Comprovante de residência;
  • Histórico Escolar, caso o candidato seja estudante.

Lembre-se: o cadastro oficial não é realizado via WhatsApp. Então, caso alguém entre em contato com você sem que tenha sido solicitado, não responda e bloqueie o número! 

CNH Social pelo Detran

Como já diz o nome, o Departamento Estadual de Trânsito de cada região tem requisitos distintos para a seleção do beneficiário da CNH Gratuita.

Descubra débitos

Entre em contato com o Detran do seu estado e se informe sobre o programa na sua região. 

Se no seu estado a CNH Social é disponibilizada, entenda o passo a passo para solicitar a CNH Gratuita pelo Detran: 

  1. Entre no site do Detran do seu estado; 
  1. Procure a categoria “CNH social”, “CNH popular” ou “CNH gratuita”;
  1. Cadastre todas as informações solicitadas; 
  1. Aguarde a análise do Detran. 

No Amazonas, por exemplo, a edição de 2023 do Programa CNH Social, promovida pelo Detran-AM, registrou mais de 336.614 inscritos, o maior número da história.  

Um dos fatores que contribuíram para atingir esse número foi a possibilidade de as inscrições serem feitas pelo site detrancidadao.am.gov.br, desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam). 

Descubra débitos

Contudo, você também pode se encaminhar presencialmente ao Detran da sua cidade e solicitar o cadastro para o programa. 



Quem tem direito à CNH Gratuita? 

Como dissemos anteriormente neste artigo, o programa não é válido em todo o país, pois depende do estado e das regras estabelecidas pelo Detran de cada estado. 

Porém, em todos os estados que aplicam o programa, os requisitos principais são: 

  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Ser estudante de rede pública;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter a renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Agricultores que recebam até dois salários mínimos mensalmente;
  • Ex-presidiários que recebam até dois salários mínimos por mês;
  • Pessoas sem nenhum tipo de registro na carteira de trabalho.

Ainda, alguns estados podem solicitar a confirmação cadastral em outros programas sociais, como o CadÚnico, Bolsa Família, entre outros. Depois da inscrição para participar do projeto, existe uma triagem para seleção dos candidatos. 

Recebeu multa?

Vale ressaltar que é considerada uma família de baixa renda, aquela com renda mensal, per capita, de até meio salário-mínimo ou que a renda mensal seja de até dois salários mínimos. 

Para a habilitação profissional, ou seja, a adição das categorias A ou B e a mudança da categoria B para D, o candidato precisa ter entre 21 e 50 anos completos na data de inscrição, comprovar renda individual de até três salários mínimos e saber ler e escrever.  

Além disso, é necessário ter a CNH na categoria B (há pelo menos 12 meses), C ou D, sem ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou média com reincidência nos últimos 12 meses. 

Infográfico sobre CNH Social: descubra como conseguir sua habilitação gratuita - DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante

Quais Estados oferecem a CNH Social?  

Atualmente, são poucos os estados que participam do programa, ainda que o projeto esteja ganhando cada vez mais regiões brasileiras. Por enquanto, essa é a lista onde a CNH social já está estabelecida: 

Descubra débitos

Conclusão

O programa da CNH Popular é muito importante, pois facilita o processo de obtenção da habilitação para pessoas que não tem condições de arcar com os custos da autoescola, exames e demais gastos referentes à carteira de motorista. 

E, falando de habilitação, é importante estar sempre atento às multas de trânsito e outros débitos veiculares pendentes, como IPVA e licenciamento. 

Aqui na DOK, além do nosso blog, você pode consultar IPVA, licenciamento e multas de um jeito fácil. Regularize seu documento em até 12x. Consulte agora! 

TAGS: carteira de motorista gratuita/ primeira CNH/ CNH social 2023/ detran sp/ detran rj/ detran df/ detran amazonas/ senat/ sest/ carteira de motorista de graça/ cnh social es/ cnh social manaus/ cnh social df/ cnh social go/ cnh social pe/ cnh social bahia/ cnh social mg/ 

Recebeu multa?

Perguntas frequentes

Como conseguir a carteira de motorista gratuita?

A CNH Social depende das regras estabelecidas pelo Detran de cada estado. Porém, os requisitos principais são: ter mais de 18 anos de idade, saber ler e escrever, ter a renda familiar de até dois salários mínimos e não ter nenhum tipo de registro na carteira de trabalho.

Como tirar minha primeira CNH?

Os documentos necessários para solicitar sua primeira carteira de motorista ou a CNH Social são: comprovante de residência atual (entre os últimos 3 meses), documentos de identidade (RG, CPF ou Certidão de Nascimento) e comprovante de residência.

Consigo participar do programa CNH Social 2023 no meu estado? 

É preciso conferir o site do Departamento Estadual de Trânsito da sua região e entender se é oferecido o programa de CNH Popular ou CNH Gratuita. Para fazer isso, basta pesquisar por “Detran + seu estado”, por exemplo “Detran sp” ou “Detran rj” e ir até a aba “habilitação” no respectivo site.



Posts relacionados