CNH Digital: como cadastrar

Por: Redator

Publicado em 18 de dezembro de 2019 | Atualizado em 14 de junho de 2021

CNH Digital

Você sabia que já está disponível a CNH digital, a qual substitui o porte do documento físico e é disponibilizada diretamente na tela do seu celular?

A forma mais conhecida de se portar a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, é por meio do documento físico também muito utilizado para fins de documento de identidade.

A invenção do documento digital se deu com o intuito de facilitar a vida do cidadão que é obrigado a portar diariamente inúmeros documentos. Com a CNH digital é possível se evitar contratempos como perda ou furto do documento, ou mesmo esquecimento dele.

Ensinamos, a seguir, como cadastrar a CNH digital, assim como as principais características desta nova forma de documento.

Quais os estados abrangidos pela CNH digital?

A CNH digital está presente no Brasil desde 2017, sendo que cada estado federativo foi responsável por sua regularização em seu território.

Em abril de 2018 todos os 26 estados e o Distrito Federal já permitiam que o motorista portasse apenas a CNH digital, sendo que o último a implementá-la foi o Rio de Janeiro.

Vantagens de CNH digital

As principais vantagens da CNH digital estão na segurança oferecida. Assim como o motorista pode utilizá-la em substituição do documento físico, evitando sua perda ou furto, ele também pode utilizá-la quando um destes incidentes já tiver ocorrido.

Isto, inegavelmente, confere segurança ao motorista que pode permanecer na direção enquanto espera a expedição da segunda via do documento físico.

Além disto, o aplicativo que permite o acesso à CNH eletrônica possui outras funções importantes que serão tratadas em tópico próprio.

Desvantagens da CNH Digital

Embora a CNH digital facilite a vida do motorista, são necessários alguns cuidados importantes.

Caso o condutor de veículo seja abordado por autoridade policial e estiver sem bateria no celular e sem o documento físico para comprovar sua habilitação para dirigir, incorrerá em infração. A infração pela ausência de porte da CNH é considerada leve, com subtração de 3 pontos para a CNH do motorista e gera multa no valor de R$ 88,38.

Entretanto, é fácil evitar este tipo da situação. Com um simples cabo USB com entrada própria para o seu tipo de celular você pode mantê-lo carregando enquanto dirige.

Outra forma de se evitar este tipo de constrangimento é portar uma cópia autenticada em cartório e plastificada da CNH física.

Como cadastrar a CNH Digital

Cadastrar a CNH Digital é muito fácil e permite que o portador dirija por todo o território nacional com o seu porte, uma vez que todos os estados já a regularizaram.

São dois requisitos necessários para se obter a CNH Digital:

1.    Possuir um celular conectado à rede de internet.

2.    Ter CNH física que possua registrado no documento um QR code. Somente os documentos emitidos a partir de maio de 2017 possuem este símbolo que pode ser lido pela câmera do seu celular.

Caso a sua não tenha, é possível requerer a segunda via do documento junto ao Detran ou aguardar a próxima renovação de seu documento (5 anos após a última renovação até 65 anos de idade e 3 anos a partir desta idade) ;

Tendo em mãos uma CNH física que tenha QR Code e um celular conectado à rede de internet em mãos você já está apto para obter a CNH Digital.

Veja o passo a passo para cadastrar a CNH digital:

1.    Acesse o App Store ou Google Play

2.    Faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”;

3.    Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços, para o qual o usuário será automaticamente redirecionado;

4.    Ative o acesso à CNH digital por meio do e-mail de validação recebido;

5.    Realize o login no aplicativo;

6.    Clique em adicionar documento, escolhendo a CNH Digital;

7.    Clique em “adicionar documento” e em seguida em “CNH Digital”;

8.    Dentre as opções oferecidas, clique em “pelo celular”;

9.    Faça a leitura, com a câmera do celular, do QR code presente na sua CNH física;

10. Nesta próxima fase o aplicativo irá requerer uma “prova de vida”. Isto consiste na necessidade de o usuário fazer movimentos com a cabeça, os quais serão lidos pela câmera do celular.

11. Confirme a validação e cadastre um número válido de celular para contato pessoal;

12. Crie uma senha de 4 dígitos que será utilizada para o acesso ao aplicativo.

Pronto! Após estas fases simples sua CNH Digital estará criada. Algumas dicas interessantes para realizar este cadastro da forma mais rápida possível são:

  • Certifique-se de que a lente da câmera de seu celular está limpa;
  • Retire a CNH física da capinha para evitar reflexos na hora da leitura do QR Code;
  • Faça o processo em local bem iluminado que permita a leitura do QR Code e da “prova de vida”;
  • Escolha uma senha fácil de se lembrar, principalmente em momentos de maior tensão, como numa abordagem policial;

Funções do aplicativo

O aplicativo responsável por disponibilizar a CNH Digital ao usuário ainda oferece diversas outras facilidades. São elas:

  • Acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), também válido neste formato em todo o território nacional;
  • Alertas de recall: caso o veículo cadastrado em seu nome apresente defeitos (talvez ainda não visíveis) detectados pela marca para aquele modelo, você poderá ser notificado do recall digitalmente. Isto garante sua segurança e comunicabilidade.
  • Vencimento: por meio do aplicativo da CNH Digital também é possível receber comunicados quanto ao vencimento de sua CNH. Para isto o aplicativo envia uma notificação com 30 dias de antecedência da data final da validade do documento e permite que o usuário se organize para realizar a renovação;
  • Consulta de infrações: no aplicativo também é possível se consultar todas as infrações registradas em desfavor do usuário, assim como valores de cada multa e sua respectiva pontuação;

Interessou-se pela CNH eletrônica e ainda tem dúvidas, ou precisa de auxílio quanto às multas e infrações registradas nela? O DOK Despachante está disponível para isto de modo totalmente online e com garantia garantida!



Posts relacionados