Gasolina aditivada: entenda os benefícios do combustível

Por: Gregory Packs

Publicado em 09 de maio de 2022 | Atualizado em 22 de março de 2024

capa de artigo sobre gasolina aditivada | DOK Despachante

Olá, Condutor! Quer saber mais sobre a gasolina aditivada, porque ela é diferente dos outros combustíveis e quais são os benefícios de utilizá-la?

Continue lendo e saiba tudo isso e muito mais sobre o assunto!

O que é gasolina aditivada?

A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum acrescida de detergentes e dispersantes, compostos utilizados para manter o motor limpo e evitar – ou minimizar – a formação de fragmentos no tanque dos veículos.

Contudo, gasolina aditivada não é e nem pode ser vendida como combustível premium. Entenda a diferença entre gasolina aditivada, comum e premium neste artigo.

Cor da gasolina aditivada  

Conforme especificado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a cor da gasolina pura pode variar entre incolor e amarelada.

Essa diferença se deve ao refino do combustível e sua composição química.   

Já a cor da gasolina aditivada varia de acordo com a marca, uma vez que são adicionados corantes, geralmente verdes (mas não obrigatoriamente), para identificar o tipo de gasolina na hora do abastecimento.

Vale ressaltar que a cor não tem relação alguma com a qualidade do combustível.  

As únicas cores que não podem serem usadas para identificar a gasolina aditivada são rosa e azul. A primeira cor indica presença de metanol e a segunda é exclusiva de combustíveis de aeronaves. 

Qual é o preço da gasolina aditivada?

O preço do litro da gasolina aditivada sempre é uma dúvida presente na mente dos brasileiros, isso porque com o aumento constante no valor dos combustíveis, sempre paira a dúvida sobre qual deles vale mais a pena.

O primeiro passo para isso, é entender qual o valor da gasolina aditivada quando comparada com a comum. Para isso confira os dados abaixo:

Segundo o Sistema de Levantamento de Preços de Combustíveis da ANP, o preço médio da gasolina aditivada, praticado por 63 postos do estado de São Paulo em abril de 2022, é de R$7,358.

Enquanto isso, o da gasolina comum ficou na casa dos R$7,322, no mesmo período.

infográfico: Qual o preço da gasolina aditivada 2022? | DOK

Logo, o valor da gasolina aditivada é 0,49% mais caro que o valor da comum.

*As informações podem variar conforme o posto de abastecimento, vale ressaltar que o cálculo feito foi baseado nos valores apresentados pela média de preços registrados pela ANP – autarquia de maior referência no mercado de combustíveis do Brasil.

É verdade que a gasolina aditivada rende mais?

Possivelmente, uma das dúvidas mais feitas sobre a gasolina aditivada é se ela realmente aumenta o desempenho do veículo quando abastecido ou se o rendimento do litro/km é maior quando comparado com a gasolina comum.

Segundo a própria Petrobras, não há indícios mecânicos científicos que comprovem melhora no desempenho automotivo de carros ou motocicletas quando abastecidos com gasolina aditivada, nem mesmo de que ela permita ao condutor rodar mais (km) com o mesmo volume de combustível.

O que acontece na maioria dos casos, é que a gasolina aditivada ajuda a limpar o motor e os pistões, proporcionando uma direção mais fluída, macia e silenciosa, na maioria das vezes.

O que pode dar a sensação de que o carro está economizando ou com um melhor desempenho, o que não é necessariamente verdade.

A gasolina aditivada limpa os bicos mesmo?

Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.

O abastecimento com aditivada ainda contribui para uma durabilidade maior das peças do seu motor, aumentando a vida útil delas e permitindo um funcionamento mais limpo, e por isso, serve como um tipo de manutenção preventiva.

Gasolina aditivada tem validade? 

Toda gasolina possui prazo de validade. A ANP determina validade de seis meses para gasolina comum, de acordo com o chamado “período de indução”, teste que mede a resistência do combustível ao oxigênio.  

Já a gasolina aditivada tem prazo de validade muito superior a gasolina comum, uma vez que alguns de seus aditivos têm função antioxidante e atrasam o envelhecimento da gasolina.

Esse período pode variar de 12 a 18 meses dependendo dos componentes adicionados, quando bem armazenada.  


Saiba mais sobre Veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Afinal, quais são os benefícios da gasolina aditivada?

Agora que você sabe as principais informações e curiosidades sobre a gasolina aditivada, veja quais são os benefícios de usá-la no seu carro:

infográfico sobre os Benefícios da gasolina aditivada | DOK
  • Direção mais confortável: devido aos componentes presentes na fórmula da aditivada o atrito no motor também é menor. O que dá a sensação de uma direção mais leve e fluida no asfalto;
  • Economia com manutenção: por se tratar de um tipo de combustível que age como limpador de bicos e pistões, contribui com a saúde do motor do veículo, removendo resíduos e fazendo com que você economize, principalmente a longo prazo;
  • Aumento na vida útil do carro: tendo em vista que a gasolina aditivada contribui com a lubrificação e bem-estar do motor do seu veículo, ela aumenta a vida útil de componentes e até a do carro.

Gasolina aditivada: vale a pena?

A resposta para essa pergunta é: depende. Existem alguns fatores para você levar em consideração na hora de escolher qual combustível usar na hora de abastecer o seu carro.

A primeira coisa, é considerar se pagar pela gasolina aditivada é uma possibilidade para você. Mesmo apresentando vantagens econômicas na sua utilização, em alguns lugares o valor do combustível aditivado é tão elevado que torna o abastecimento do tanque com a extra praticamente impossível.

De qualquer forma, é imprescindível tomar cuidado para não abastecer com combustível adulterado, pois pode comprometer negativamente o seu veículo.

Gasolina aditivada é mais poluente?  

Esse é um tópico que divide opiniões. Existem muitos prós e contras em relação à sustentabilidade dessa gasolina. Confira as vantagens a seguir:  

  • Promove a combustão completa do combustível, o que libera CO2 ao invés de CO (gás tóxico e com poder de aquecimento superior ao CO2);
  • Prolonga a vida útil do motor;
  • Diminui as emissões de gases por preservar a integridade do motor.

Mas, por outro lado, esse combustível também carrega os seguintes pontos negativos:  

  • Obtido a partir do petróleo, é um combustível fóssil e, por isso, não-renovável;
  • Aditivos, como o tetra-etil-chumbo, podem conter e liberar chumbo ou outros metais pesados;
  • Aditivos solúveis em água, como o terc-butil-metil-éter, com alto poder de contaminação de recursos hídricos;
  • Aditivos de difícil degradação na natureza.

De qualquer forma, é muito importante investir em carros econômicos e combustíveis mais amigáveis à natureza a fim de reduzir as emissões de carbono.   

Cuide do seu veículo: consulte a situação do seu carro/moto

Cuidar de um veículo e garantir o seu bom funcionamento é essencial para evitar despesas inesperadas, mas não são apenas contas com combustível, manutenção e higienização que seu carro precisa pagar.

Há também os débitos veiculares, que envolvem o pagamento de documentos e impostos.

Sabemos que dar conta de todos esses valores, às vezes, pode ser difícil. Por isso, oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de parcelar seus débitos.

Acesse nosso site, faça a consulta dos seus débitos com a placa do seu veículo e o seu e-mail e descubra quais são as pendências do seu automóvel.

Com o DOK você parcela multas, IPVA e licenciamento em até 12x e com 6 cartões de crédito diferentes.

Conclusão

A gasolina aditivada não é e nem pode ser vendida como um combustível premium, isso porque a sua fórmula estrutural é idêntica à da gasolina comum, ela apenas é acrescida de detergentes e dispersantes que servem para lubrificar as tubulações e o motor do veículo.

Tratando-se de um combustível lubrificante, ela serve exclusivamente para a limpeza do carro, aumentando a vida útil das peças e contribuindo para a manutenção preventiva.

ipva 2024

Portanto, engana-se quem acredita que ela deixa o carro mais potente ou que ela rende mais.

Contudo, ela pode ser uma peça chave na economia do proprietário a longo prazo, isso porque com usando-a, você evita o desgaste do seu tanque e a formação de impurezas no veículo.

Gostou desse conteúdo e quer ficar sempre por dentro de assuntos automotivos? Siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn.

TAGS: gasolina aditivada rende mais / mitos e verdades da gasolina aditivada


Perguntas frequentes sobre gasolina aditivada

Gasolina aditivada rende mais?

Não, a gasolina aditivada somente ajuda na limpeza e manutenção de componentes veiculares, como bicos, tubulações e bombas de combustível.

Qual a cor da gasolina aditivada? 

Geralmente, as marcas adicionam corante verde à gasolina aditivada somente para diferenciá-la da comum.

O que tem na gasolina aditivada? 

A gasolina aditivada é composta por hidrocarbonetos que variam de 5 a 12 carbonos e aditivos como detergentes, dispersantes e inibidores de corrosão.



Posts relacionados