O que você precisa saber sobre o uso das luzes do veículo

Por: Redator DOK

Publicado em 11 de dezembro de 2019 | Atualizado em 03 de fevereiro de 2023

luzes do veículo

Como você já sabe, utilizar um carro exige muita atenção a vários detalhes que, quando não postos em prática, podem causar problemas graves no trânsito. Este é o caso das luzes do veículo, que devem ser acionadas no momento certo.

Muita gente ainda tem dificuldade em saber quando as luzes e lanternas do carro devem ser ativadas, mas com certeza, todos sabem da importância delas para a segurança no trânsito.

Nesse artigo você vê qual o uso correto da lanterna do carro, Saiba mais a seguir.

Acender lanterna e luzes – qual é o uso correto?

Antes de utilizar seu veículo, é preciso saber qual tipo de luz utilizar em cada ocasião, visto que o uso indevido pode gerar multas e perda de pontos na carteira do motorista. Veja a seguir como utilizar os faróis, lanternas e luzes do veículo.

Farol baixo

O farol baixo deve ser utilizado durante o dia, quando for trafegar em túneis ou lugares com baixa iluminação; durante a noite nas vias iluminadas. Motocicletas devem estar com o farol baixo sempre ligado.

Farol alto

O farol alto deve ser ligado quando a via não contar com iluminação, como estradas. No entanto, é preciso ficar atento aos outros veículos e ao cruzar com um carro, diminua a luz. Caso isso não seja feito, o outro motorista será “cegado” pela iluminação alta e pode até sofrer um acidente.

Luz baixa por curto período (intermitente)

Essa luz baixa é utilizada geralmente como sinal de um motorista para o outro na estrada, principalmente quando se deseja fazer uma ultrapassagem.

Acender lanterna (luz de posição)

A lanterna ou luz de posição está posicionada na dianteira do veículo e deve ser utilizada para indicar aos outros motoristas ou pedestres a presença do veículos. Quando o motorista acende a lanterna durante a noite indica que fará embarque e desembarque de passageiros ou mercadoria, além disso, pode indicar uma manobra no veículo. Durante o dia, é utilizada em chuva forte, neblina, cerração ou quando há dificuldade de visibilidade.

A lanterna não deve ser utilizada na estrada, apenas em pequenas condições. Assim, não é utilizada na estrada porque não é tão potente como o farol baixo aceso. Se o motorista for flagrado com a lanterna acesa em estrada pode ser multado e perder 4 pontos na CNH por cometer infração média.

Pisca-alerta

O pisca-alerta é utilizado quando o motorista está parado em emergência ou quando há a necessidade de freada brusca, sinalizando perigo à frente.

Lei do farol aceso durante o dia

No ano de 2016, tornou-se obrigatório pela lei 13.290/16 utilizar o farol baixo aceso durante o dia, no entanto, a partir deste ano (2019) a lei não é mais válida e os veículos podem trafegar com farol apagado.

No entanto, o projeto de lei aprovado para revogar o uso do farol aceso durante o dia prevê que as luzes de rodagem diurna (DRL) se tornem obrigatórias nos veículos, com a intenção de que sejam equivalentes ao uso da lanterna acesa.

Porém, utilizar o farol baixo aceso mesmo durante o dia pode ajudar na prevenção de acidentes, assim, seu uso é dispensável, mas importante.

Importância da regulagem do farol

Além de saber como acender lanterna durante a condução do veículo, o motorista também deve levar em consideração a necessidade de se fazer a regulagem do farol do carro.

A regulagem do farol é importante porque quando os faróis estão desalinhados, o motorista perde muito da visibilidade, o que leva a acidentes no trânsito. A noite, a percepção do motorista já cai 50% e com os faróis desalinhados cai ainda mais.

A importância da regularem do farol se mostra através de uma lei do Código de Trânsito Brasileiro que diz, no Art. 223., que transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor é infração grave, leva a multa e retenção do veículo para a regularização.

ipva 2024

Qual é o momento certo para realizar a regulagem de farol

O veículo deve passar por regulagem de farol todas as vezes que tiver uma lâmpada substituída. Além disso, quando o carro passa por alterações na suspensão ou em situações em que está muito pesado, deve ser feita regulagem dos faróis no veículo.

Como checar multas por falta de regulagem do farol

Se você não faz a regulagem do farol há muito tempo, pode ter alguma infração em seu nome. Para checar as multas, acesse o site do DOK Despachante, insira seu e-mail e placa do carro ou Renavam e confira seus débitos rapidamente.

Neste artigo você viu tudo o que precisa saber sobre a lanterna, farol e luzes do veículo. É importante saber como utilizá-los porque a sua segurança e de outros motoristas pode depender desse simples ato. Assim, conhecer para que serve cada luz em cada ocasião é fundamental.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Acesse o blog do DOK para mais conteúdo como este.



Posts relacionados