Dívida ativa IPVA: saiba como evitar ou regularizar seu carro

5,0
/ 5
(1)
Icone de tempo Atualizado em 15/01/2026 | Icone de calendário Publicado em 29/07/2017 | Icone de pessoa Por: Gregory Packs

Salve, motorista! Você sabe como funciona a dívida ativa de IPVA?

É comum que muitas pessoas percam a data de pagamento do imposto. Porém, esse atraso pode trazer muitas consequências, como multas, juros, impossibilidade de fazer o licenciamento e inscrição em dívida ativa.

Para saber o que é dívida ativa, quais são suas consequências e como regularizar a situação, leia este artigo até o final!

ipva 2026 parcelado em até 12x

O que é dívida ativa?

Divida ativa é um cadastro que os governos municipal, estadual e federal fazem de todos os contribuintes que deixaram de pagar algum imposto obrigatório.

Ou seja, se alguém não quitar o IPTU, por exemplo, no prazo determinado, a pessoa pode ter seu CPF ou CNPJ inscrito em dívida ativa.

Os débitos do cadastro podem ser contas tributárias, como IPVA e Imposto de Renda, ou não tributárias como multas e taxa de ocupação. Dependendo do imposto, o nome é inscrito em órgãos diferentes, entenda:

  • Tributos como o IPTU é de responsabilidade municipal e seus devedores são cadastrados na dívida ativa do município;
  • Taxas como IPVA e ICMS são estaduais e os contribuintes que não pagá-los podem ser inscritos na dívida ativa do estado;
  • Já os devedores de impostos federais como o Imposto de Renda são cadastrados na dívida ativa da União.

Independentemente do cadastro, os órgãos oficiais realizam esse processo para ter uma base legal que possibilita a cobrança de dívidas.

Como funciona a dívida ativa de IPVA

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um tributo estadual, desta forma, o condutor que não pagar sua taxa, corre o risco de ter o débito inscrito na dívida ativa do estado e o nome cadastrado no Cadin Estadual.

Além das consequências gerais, quando se trata da dívida ativa de IPVA, os condutores normalmente também perdem eventual crédito referente a Nota Fiscal Paulista.

O que significa Cadin?

A sigla Cadin significa — Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Municipal, Estadual ou Federal. Trata-se de um banco de dados no qual estão registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas com entidades oficiais.

A partir do momento em que a tarifa cai na dívida ativa, também é feito a inscrição do contribuinte no Cadin. Assim como a dívida ativa, também existe um banco de dados para cada órgão, ou seja, há o Cadin municipal, estadual e federal.

Ter o nome inscrito no cadastro pode trazer alguns impedimentos como:

  • Fazer empréstimo;
  • Abrir conta em banco ou instituição financeira;
  • Participar de licitações públicas;
  • Receber a restituição do Imposto de Renda.

Com quanto tempo de atraso o IPVA vai para dívida ativa?

Geralmente, o calendário de IPVA se concentra nos meses de janeiro a maio, dependendo da placa do veículo, forma de pagamento escolhida pelo condutor e estado de registro do veículo.

O proprietário que não pagar o imposto no prazo estabelecido, fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Depois de 60 dias, a multa fixa-se em 20%. Se ainda assim, o débito não for quitado ele será inscrito em dívida ativa.

Desta forma, podemos dizer que a partir de 60 dias, a taxa pode ser inscrita em dívida ativa.

Dívida ativa IPVA caduca?

A partir da inscrição do débito, a dívida ativa não ajuizada prescreve em 5 anos, caso não existam impedimentos como pagamento parcial, parcelamento, depósito e ordem judicial de suspensão de exigibilidade etc.

Entretanto, a dívida ativa ajuizada ou protestada prescreve somente por decisão judicial. Por este motivo, o método mais eficaz para dar baixa na dívida e inscrição no Cadin é quitando a tarifa.

Ao quitar, o prazo é de até 10 dias úteis para que o nome do contribuinte saia do banco de dados dos devedores.

Infográfico sobre a cobrança de dívida ativa I DOK Despachante.

Saiba mais sobre IPVA

Ainda tem outras dúvidas sobre IPVA ou dívida ativa? Nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Confira:


Como pagar dívida ativa

Existem diversas formas de pagar a dívida ativa, a primeira é por meio de consulta na página da Secretaria da Fazenda do seu estado, outra é por meio de uma empresa credenciada aos órgãos de trânsito, como o DOK.

Apesar de cada região estabelecer diferentes formas para o pagamento do débito, nós separamos um guia de como realizar o procedimento no estado de São Paulo, confira:

Consulta dívida ativa IPVA

Em São Paulo, o IPVA é de responsabilidade da Secretariara da Fazenda e Planejamento, porém quando ele passa para a dívida ativa, a Procuradoria Geral do Estado assume controle.

Sendo assim, para consultar a tarifa é preciso acessar o site do contribuinte e informar o Renavam do automóvel.

Parcelamento IPVA dívida ativa

Agora para parcelar a taxa é preciso seguinte o passo a passo:

  • Acesse o site do contribuinte;
  • Informe o Renavam do veículo;
  • Confira os débitos e clique na opção de parcelamento;
  • Para cada tipo de dívida, há um valor mínimo para as parcelas. Confira em quantas vezes poderá ser feito o acordo;
  • Confira se o número de parcelas está correto e avance;
  • Informe seus dados para adesão ao programa de parcelamento. Todas as notificações serão feitas através do e-mail indicado. Mantenha seu cadastro atualizado;
  • Ao final de sua solicitação será exibido o “Termo de Aceite”. Ele é o comprovante do seu pedido de parcelamento! Imprima-o e guarde-o. A gare para pagamento da primeira parcela estará no final deste documento.

Parcelar dívida ativa em 12x

Caso você seja de outro estado ou queira uma forma mais prática de quitar sua dívida, é possível consultá-la e pagá-la aqui no site ou app do DOK mesmo.

Parcele sua dívida ativa com o DOK! Além de se livrar das burocracias, conosco você também consegue parcelar a tarifa em até 12x e com seis cartões de crédito diferentes. Veja como fazer:

  • Acesse nosso site ou app ou o formulário abaixo;
  • Digite sua placa ou Renavam, estado e um e-mail;
  • Clique em “Consultar grátis”;
  • Confira os débitos e as formas de pagamento;
  • Selecione como deseja pagar a taxa e conclua o pedido.

Consulte débitos do veículo

Conclusão

Bom, você viu o que é, como funciona e como regularizar um IPVA em Dívida Ativa. Conferiu os prazos e o que acontece se não pagar a pendência depois de inscrita na lista de devedores do estado.

Para pagar o IPVA atrasado em dívida ativa à vista ou parcelado em até 12x no cartão de crédito, conte com o DOK, primeiro e maior despachante online do Brasil.

Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

TAGS: divida ativa da união/ quando o ipva entra em divida ativa/ como recorrer divida ativa ipva sp


Perguntas frequentes sobre Dívida Ativa de IPVA

O que acontece se o IPVA for para a dívida ativa?

O nome do proprietário do veículo é inscrito no Cadin, o veículo fica impedido de realizar o licenciamento e o valor da dívida aumenta devido a juros, multas e possíveis honorários advocatícios.

Como consultar e pagar o IPVA em dívida ativa?

A consulta deve ser feita no site da Procuradoria Geral do Estado utilizando o número do RENAVAM. O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou PIX. Também é possível consultar e pagar em até 12x no cartão, em empresas credenciadas na Senatran, como o site ou app do DOK.

Posso parcelar o IPVA que já está na dívida ativa?

Sim, a maioria dos estados permite o parcelamento. Atente-se a programas especiais, como o Acordo Paulista, que costumam oferecer descontos em juros e multas para quem parcela. Há a possibilidade de parcelar em até 12x no site ou app do DOK, empresa credenciada na Senatran.

Qual a sua nota para este texto?

Clique nas estrelas

Nota 5,0 / 5 de 1 avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icone de erro

Falha ao enviar, tente novamente.

Icone de sucesso

Comentário enviado para análise, será publicado em breve.