Desconto no IPVA: como conseguir?

Por: Gregory Packs

Publicado em 27 de janeiro de 2016 | Atualizado em 21 de dezembro de 2021

Como conseguir desconto no IPVA?

O começo do ano é época de se pensar no pagamento de tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — o famoso IPVA. E você sabe como obter o desconto no IPVA? Vamos explicar nesse post o que é esse tributo e como diminuir o valor de pagamento. Confira:

O que é o IPVA?

O IPVA é um imposto instituído pelos estados; portanto, o valor e as porcentagens de cobrança podem variar conforme a localidade do país. Esse tributo incide sobre a propriedade de veículos automotores. Do total da arrecadação do IPVA, 50% vai para o estado e 50%, para o município de residência do proprietário do veículo.

Como é feito o cálculo do IPVA?

Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um dos requisitos para se obter o licenciamento anual. Por isso, o motorista deve ficar atento às datas de vencimento do tributo. Os valores variam conforme o ano de fabricação, a marca e o modelo do veículo. De modo geral, os preços para a base de cálculo do IPVA são relacionados aos valores médios observados na Tabela FIPE

Os valores oficiais para a base de cálculo são divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEF), no ano anterior ao da cobrança, por meio da Tabela de Valores Venais.

ipva 2024

No caso do estado de São Paulo, esses preços médios de cada veículo podem ser consultados no site da Imprensa Oficial.

Além disso, a alíquota do imposto também varia de acordo com a categoria do veículo, por exemplo, de 1,5% para caminhão a 4% para automóveis, em São Paulo. Vale lembrar que essas porcentagens podem mudar conforme o estado da federação. Para se encontrar o valor do IPVA, deve-se multiplicar a base de cálculo pela alíquota correspondente.

Como obter desconto no IPVA?

Você sabia que é possível conseguir desconto no IPVA? Sim, desde que o pagamento do imposto seja feito em cota única, na primeira parcela. Isso porque o imposto pode ser pago em até três parcelas. O calendário de pagamento varia conforme o número final da placa do veículo.

Em São Paulo, o proprietário tem a opção de quitar o tributo em cota única, no mês de janeiro, com desconto de 3%. Também é possível pagar o imposto só em fevereiro, também em cota única, mas sem desconto. Além dessas duas alternativas, existe a opção de dividir o IPVA em três parcelas (sem desconto), que seriam pagas em janeiro, fevereiro e março.

Quem tem direito a isenção do IPVA?

Alguns proprietários não precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores; por exemplo, quem possui carro com mais de 20 anos de fabricação. Além desse caso, pessoas com deficiência, taxistas, ônibus e micro-ônibus urbanos, veículos de entidades sem fins lucrativos e veículos oficiais são isentos ou imunes de IPVA.

Você vai aproveitar o desconto no IPVA esse ano ou vai pagar parcelado?

Lembre-se de que, como já dissemos, a quitação do IPVA é necessária para a obtenção do licenciamento. Caso o parcelamento em apenas 3 vezes não seja o suficiente, nós do DOK Despachante oferecemos o parcelamento em até 12 vezes com até 6 cartões diferentes.

Pague seu IPVA e mantenha seu licenciamento em dia. Fale conosco ou acesso o site do DOK Despachante.



Posts relacionados