Quais são os riscos de comprar o carro financiado e pagar as parcelas em nome de outra pessoa?

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de julho de 2017 | Atualizado em 27 de abril de 2021

Quais são os riscos de comprar o carro financiado e pagar as parcelas em nome de outra pessoa?

Para adquirir imóveis e também para adquirir veículos, o financiamento é um grande meio, pois permite que os indivíduos parcelem. Entretanto, quais são os riscos de comprar um carro financiado e pagar as parcelas em nome de outra pessoa?

É recomendado que o indivíduo compre dessa forma?

Na realidade, o melhor é que o indivíduo não adquira com o financiamento de outra pessoa. Uma vez que há outros jeitos de realizar a aquisição, é melhor que eles sejam escolhidos e que se deixe esse jeito de financiamento como última possibilidade.

Como funciona?

Quando um indivíduo começa em um financiamento que está no nome de outra pessoa, é como se ela somente pagasse, já que o automóvelpertence à pessoa cujo nome aparece nos documentos. Pode-se comparar esse tipo de financiamento a um aluguel.

Quais são os inconvenientes para aquele que possui o financiamento?

Aqueles que têm o financiamento no seu nome e vendem o automóvel podem acabar ficando na relação de inadimplentes caso o novo proprietário e responsável pelo financiamento não pague. Importante dizer que o antigo dono poderá não provar que não é o mesmo indivíduo que deixou de pagar: afinal, é o nome dele que está relacionado à dívida.

ipva 2024

Precisa de informações sobre licenciamento? Venha aqui >> www.despachantedok.com.br/licenciamento-online

E se a pessoa desaparece?

Aquele que está adquirindo o carro nessa forma de financiamento e aquele que está comercializando precisam ficar em contato até que todos os débitos sejam finalizados. Se um desses indivíduos desaparece, o outro ficará desamparado.

Se quem desaparecer for o indivíduo que adquiriu o veículo, aquele que comercializou não conseguirá cobrar caso o financiamento pare de ser quitado. Se a pessoa que comercializou for quem desaparecer, o novo proprietário pagará e não ficará com o seu nome no documento, já que é impossível transferir sem o antigo dono.

Antigo proprietário é o pior afetado

Mesmo com o novo proprietário tendoperigo de prejudicar-se, o mais afetado em um financiamento dessa modalidade é a pessoa que comercializa. Quando existe uma venda de automóvel, é fundamental que a transferência seja cuidada logo. Nesse caso, ela não é realizada até o encerramento do financiamento. Assim, todas as ações referentes ao novo proprietário ainda serão creditadas ao antigo, o que é perigoso.

E se quem comercializou o automóvel morrer?

Imagine-se que um indivíduo adquiriu um automóvel nesse estilo de financiamento: ele permanece pagando aquilo que está com o nome do antigo proprietário. Porém, esse antigo dono falece: o carro financiado não fica para aquele que adquiriu.

Nessa situação, ocorre o que é denominado inventário: uma relação onde devem estar os pertences da pessoa que faleceu e isso vai incluir o veículo. Dessa forma, aquele que adquiriu e que até quitou parcelas tem a possibilidade de perder o veículo e não poder recuperar nada financeiramente. Um jeito de amenizar esse risco é armazenando todos os comprovantes do financiamento.



Posts relacionados