Tabela FIPE: Como funciona e para que serve?

Por: Gregory Packs

Publicado em 01 de setembro de 2017 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Tabela FIPE: Como funciona e para que serve?

Muitas pessoas se perguntam sobre o que é tabela FIPE quando se deparam com esse nome, seja na compra ou na venda de um automóvel ou, ainda, durante a negociação do seguro do carro. O fato é que essa tabela ajuda bastante na hora de se avaliar o valor de um veículo. Afinal, com tantos modelos de automóveis em circulação, fica difícil por conta própria uma pessoa sozinha ter noção do preço de todos os tipos de carros usados, não é mesmo? Confira, a seguir, algumas informações essenciais sobre esse indicador de preços.

O que é tabela FIPE?

A tabela FIPE é um indicador que mede os valores médios dos veículos no mercado brasileiro. O serviço é prestado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entidade criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). A tabela FIPE é atualizada mensalmente.

Para que serve o indicador?

Agora que você já sabe o que é tabela FIPE, é importante conhecer os usos desse indicador. A tabela é utilizada como referência de preço médio nas negociações de compra e venda de veículos, em concessionárias ou entre pessoas físicas. O indicador de preço médio também serve como base para a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), como referência para a indenização do seguro do carro e também para a medição da desvalorização dos automóveis novos. Por exemplo, é comum carros zero-quilômetro perderem de 10% a 30% do valor assim que saem da concessionária.

Como consultar a tabela?

Pouco adianta saber o que é tabela FIPE se você não sabe como consultá-la, concorda? Então, vamos às informações essenciais para você consultar o preço médio de qualquer veículo. No site da tabela, você pode pesquisar os valores médios de carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus, além de motos. Você deve escolher o período de referência da pesquisa e, depois, a marca do veículo, o modelo e o ano. Ao clicar em pesquisar, além dos dados preenchidos, a tabela informará o código FIPE, a autenticação (para conferência posterior), a data da consulta e, por fim, a informação principal: o preço médio.

Na tabela FIPE você pode consultar diferentes versões de um mesmo modelo de veículo, já que há vários detalhes para identificar o carro. Por exemplo, é possível selecionar a motorização, o tipo de combustível, o número de portas e mais.

 

O que interfere no preço?

Não é porque um determinado modelo de veículo tem um valor médio na tabela FIPE que, necessariamente, você poderá comprar ou vender esse tipo de carro pelo preço indicado. Vários fatores podem valorizar ou desvalorizar um automóvel, como a região do país, estado de conservação, cor, acessórios, além de questões econômicas, como a lei da oferta e da procura. Por exemplo, um carro negociado na região metropolitana de São Paulo tende a possuir um preço médio maior do que em outros estados.

Agora que você já sabe o que é tabela FIPE, já pode utilizá-la com mais precisão, não é mesmo? Você já havia usado esse indicador antes? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários aqui do blog.



Posts relacionados