Motos brasileiras

Por: Redator DOK

Publicado em 23 de dezembro de 2019 | Atualizado em 21 de dezembro de 2023

Motos brasileiras capa

Embora os carros de passeio, concernentes à categoria B de habilitação ainda sejam os de uso mais comum no Brasil, é inegável o número de motos Brasileiras que transitam nas ruas e estradas brasileiras.

Pode-se afirmar que as principais utilizações de moto no Brasil sejam para fins de entregas, aventura (como motos destinadas para trilhas) e passeios, sendo desejo de muitos que possuem em suas veias o estilo aventureiro.

São inúmeras as marcas de moto, assim como os modelos oferecidos.

Você sabia que existem diversas marcas brasileiras destinadas à fabricação de motos? A seguir iremos ver quais são as principais marcas de motos brasileiras, tanto aquelas que ainda se encontram em operação quanto as que já encerraram suas atividades.

ipva 2024

Kasinski

A Kasinski é uma das mais famosas marcas de motos do Brasil. Sua fundação ocorreu no ano de 1999 por iniciativa do empresário Abraham Kasinsky, que também foi dono da fábrica de amortecedores COFAP.

A princípio a marca e motos brasileiras Kasinskis se limitava à importação e fornecimento de motocicletas da marca sul coreana Hyosung.

A evolução da marca e o início de fabricação de motocicletas autênticas em solo brasileiro fez com que a marca ganhasse a confiança do público e se tornasse comum nas ruas brasileiras, principalmente no que diz respeito aos veículos da série denominada Comet, modelo esportivo de baixo custo.

Vendida em 2009 para a marca chinesa Zongshe em sociedade com um dos ex-proprietários da marca brasileira Sundown (outra marca de motos brasileira, que falaremos abaixo). Após algum tempo os sócios chineses se retiraram da sociedade e houve uma reestruturação completa da marca, que passou a produzir seus modelos na cidade amazonense de Manaus.

Desde 2014 a marca não atua mais no Brasil, embora sua origem seja inegavelmente tupiniquim.

Agrale

Surgida com a alcunha de AGRISA, a Angrale é responsável pela fabricação de vários tipos de veículos, os quais incluem os de tipo militar, comercial e agrícolas.

A empresa foi criada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul e suas motos eram inspiradas nas da marca italiana Cagiva. Lançou diversos modelos de sucesso, sendo os mais famosos os SXT, SST, Elefant, Dakar, Elefantre e Explorer.

Em 1997, infelizmente, a marca encerrou a fabricação de motocicletas no Brasil, mantendo apenas a produção dos outros modelos de veículos com os quais já trabalhava.

Sundown

Esta é provavelmente a mais famosa das marcas de moto brasileiras!

A detentora da Sundown, nome fantasia sob o qual suas motocicletas eram comercializadas, chama-se Brasil & Movimento S.A. ou simplesmente B&M.

As motos Sundown começaram a ser fabricadas no ano 2000 e a marca possui o selo de qualidade ISO 9001/2000. As motocicletas da marca são totalmente brasileiras, sendo que todas as suas peças eram fabricadas em território nacional.

Para se ter noção da importância desta marca de motos brasileiras, suas fábricas empregavam mais de 1.000 pessoas e ela possuía fábricas cujo tamanho era superior a 54 mil metros quadrados.

Um dos seus grandes trunfos foi a produção de motocicletas mais baratas e de pequeno porte que tomaram as ruas do país a partir de 2002, o que a levou a ser uma das três marcas mais vendidas em território nacional, o que é um grande trunfo dado à gigantesca concorrência dos modelos internacionais.

A marca possuía 10 modelos cujas cilindradas variavam entre 90 e 250. Infelizmente esta marca sofreu de maneira grave com a crise econômica brasileira de 2011, o que somado à divergência com fornecedores internacionais levou com que fechasse suas portas e encerrasse o funcionamento da empresa.

Contudo ainda é possível se ver inúmeras motos da marca transitando pelas ruas e estradas brasileiras, o que é facilmente explicado pelo fato de que a marca encerrou as atividades a apenas 8 anos.

Dafra

Esta marca, ao contrário das demais, ainda permanece em atividades no Brais.

A fundação da Dafra Motos ocorreu em 2008 e ocorreu com base no conceito “CKD” (Completely knocked down), ou seja, na prática de trazer ao Brasil motocicletas cuja fabricação se dava exteriormente, principalmente em países asiáticos, porém com montagem no Brasil.

A fábrica desta marca de motos brasileiras está localizada na capital do Amazonas, Manaus. Hoje ela se utiliza de várias outras parcerias advindas de outros países, com destaque para peças das marcas TVS Motor Company (indiana), Haojue (chinesa), BMW (alemã), Ducati (italiana), entre outras, o que permitiu a aplicação de melhorias em seus produtos.

Sua fábrica conta com 170 mil metros quadrados de terreno na qual existem 35 mil metros quadrados de área construída, onde atuam mais de 500 funcionários que garantem a produção anual de mais de 200.000 motocicletas.

Como se habilitar para pilotar motos no Brasil?

Caso você esteja interessado em se tornar um condutor habilitado para dirigir motocicletas no Brasil, deve buscar se habilitar na categoria A de CHN.

Além das motocicletas, esta categoria de CNH também é destinada aos condutores de veículos com três rodas, como triciclos. Ainda, é possível que estes veículos contem com carroceria lateral.

Existem diversas exigências para que um indivíduo se torne um condutor habilitado para a condução de motocicletas. São eles:

·      Ser plenamente capaz;

·      Possuir, no mínimo, 18 anos completos de idade;

ipva 2024

·      Realização de aulas teóricas e práticas junto a uma auto-escola;

·      Realizar os testes psicotécnico e de direção exigidos pelo Detran;

Além disso, é necessário que o condutor sempre utilize capacete fechado na parte inferior (condizente ao queixo) e com a viseira abaixada, além de utilizar calçados fechados, confortáveis e não derrapantes. É proibido, também, o transporte de crianças com menos de 7 anos e de passageiros maiores de 7 anos sem o uso capacete.

Para saber mais sobre os tipos de veículos brasileiros, as categorias de CNH e suas exigências específicas, bem como sobre o licenciamento, IPVA e pagamento de multas, saiba que o DOK Despachante está sempre disponível de maneira totalmente online.



Posts relacionados