Manutenção Preventiva de Veículos Gera Economia ao Motorista e Evita Acidentes

Por: Gregory Packs

Publicado em 09 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 27 de abril de 2021

Manutenção Preventiva de Veículos Gera Economia ao Motorista e Evita Acidentes

A quantidade de pessoas que morrem no trânsito brasileiro é impressionante. Isso assusta ainda mais quando se sabe que cerca de 30% desses acidentes e mortes poderiam ter sido evitados se o veículo tivesse passado por uma manutenção preventiva.

É comum que motoristas e proprietários de veículo decidam economizar um pouco. Ao não fazer a manutenção preventiva, o barato pode sair muito caro. Afinal, a vida de um ser humano não tem preço. Definitivamente, esse tipo de economia não é nada inteligente e ainda custa muito mais caro do que ao fazer a manutenção.

Manutenção preventiva gera economia

Quando a manutenção preventiva é realizada num veículo de passeio ou nos mais pesados as despesas sofrem uma redução que pode chegar a 30%. Ou seja, o custo com a manutenção é muito mais baixo que o que é gasto ao longo do ano fazendo a reposição de peças e ajustes que não estavam previstos e que acabam aparecendo de forma inesperada.

Por exemplo, quando o terminal de direção possui uma simples folga os pneus acabam se desgastando mais rapidamente e provocam uma resistência maior do veículo no solo. Diante desse cenário é natural que o veículo acabe consumindo mais combustível. Ou seja, uma economia que na verdade traz gastos cada vez maiores ao bolso do condutor e que ele sequer percebe.

ipva 2024
ipva 2024

O que é a manutenção preventiva

Esse tipo de prevenção trata-se de um diagnóstico mais detalhado do real estado que o veículo apresenta. Nele, são tomadas todas as providências para que as imperfeições e falhas sejam solucionadas.

Esse é um trabalho muito técnico e cientifico que somente os especialistas podem realizar e que atinge todas as áreas do veículo. Dessa forma, antecipa-se a ocorrência de algum problema. Esta é uma intervenção que é prevista, preparada e que é realizada antes que uma falha aconteça, sendo assim, pode-se resumir dizendo que se trata de um conjunto de inspeções que visam evitar que as falhas apareçam.

Ela é diferente da manutenção corretiva, pois esta última é feita a fim de substituir uma peça ou fazer um reparo emergencial, seu custo é bem mais alto e o condutor fica exposto ao risco. Já a preventiva não substituir uma peça ou faz um remendo emergencial após verificar que o veículo tem uma instabilidade e seu custo é bem inferior e o condutor não corre riscos.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados