Que tal começar a dirigir carro?

Por: Redator DOK

Publicado em 18 de dezembro de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Dirigir carro

Aprender a dirigir carro na autoescola está entre suas metas? Saber dirigir é importante até mesmo para quem ainda não tem um carro.

Muitas vezes as pessoas pensam que dirigir é algo que se deve aprender somente quando existe a possibilidade de comprar um carro.

No entanto, até mesmo para conseguir determinadas vagas de emprego é preciso dirigir carro. Por isso, a habilitação é algo que deve ser feito quando houver oportunidade financeira para tal.

Quer conferir como começar a dirigir carro? Então leia o post completo a seguir, para entender vários aspectos importantes para começar a dirigir com segurança pela cidade.

ipva 2024

Dirigir carro é uma questão de prática

Dirigir carro é uma questão de praticar. Justamente por isso que na autoescola os alunos passam por aulas teóricas e depois por aulas práticas.

Nas aulas práticas o aluno tem o acompanhamento de um profissional que o ensina a dirigir. Esse acompanhamento é muito importante porque o profissional irá ter acesso aos mesmos pedais que o aluno.

Dessa forma, é possível evitar acidentes, o que não acontece quando se está aprendendo por conta própria com o carro da família.

Além disso, o profissional de autoescola simula nas ruas da cidade situações reais, como baliza para estacionar na rua e meia embreagem.

De acordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o candidato à habilitação deve cumprir 25 horas de aulas práticas de direção.

É por isso que do início ao fim da aula o aluno é o responsável por dirigir o carro, mesmo que ele nunca tenha dirigido na vida.

É dessa forma que o aluno ganha experiência e confiança para dirigir carro após a conquista da própria habilitação.

Medo de dirigir carro

Algumas pessoas apresentam medo de dirigir carro, mesmo tendo a documentação em dia e passado por autoescola.

Se é o seu caso, dois caminhos podem ser adotados para mudar essa situação! A primeira opção é contratar um serviço de treinamento para habilitados.

Em todas as cidades brasileiras é possível encontrar profissionais que possuem carros adaptados como os de autoescola e levam esses alunos com medo de dirigir para dirigir pela cidade.

Colocando-os para vivenciar as situações que eles possuem medo de enfrentar sozinhos. Nesse caso, o acompanhamento profissional e a certeza de que não haverá nenhum acidente permite que o aluno se solte e ganhe autoconfiança.

Já as pessoas que dirigiam e sofreram um acidente que lhes causou o medo de dirigir, podem recorrer à ajuda psicológica.

O medo de dirigir carro não pode ser um impeditivo para a sua rotina ser mais tranquila e saudável. Afinal, quem tem um carro na garagem e precisa sair diariamente para trabalhar, tem muito mais conforto fazendo isso de carro ao invés de transporte público.

Além do mais, ter um carro hoje é também um meio de ganhar uma renda extra para muitos motoristas.

Portanto, esse medo de dirigir carro acaba atrapalhando a qualidade de vida. Sendo imprescindível tratar o problema para que ele deixe de ser um empecilho.

Como tirar a habilitação?

Para ter sua primeira habilitação, não basta apenas se dirigir até uma autoescola e pagar pelas aulas! O primeiro passo é dar entrada no processo no Detran de sua cidade.

Por lá, você vai preencher algumas fichas, ser atendido por um médico que irá avaliar sua capacidade de visão e passar por um psicoteste.

Tendo sido aprovado nessas duas etapas, você poderá prosseguir para a autoescola onde irá começar suas aulas teóricas. Após o final das aulas será feita uma prova para confirmar que tudo foi aprendido e em seguida começarão as aulas práticas.

Passadas as 25 horas de aulas práticas, você poderá ir até o Detran da sua cidade realizar a prova prática e se aprovado, sua carteira de motorista provisória será impressa.

Na hora de procurar uma autoescola, preço não é tudo! Opte por locais que tenham tradição no mercado e que tenham boa fama. Dar aquela pesquisada é sempre bom para evitar problemas futuros com a empresa.

Tendo em vista que muitas vezes o aluno quer tirar a habilitação com rapidez e a empresa promete uma estrutura que não existe, ocasionando demora para que o candidato finalize todo o processo com a autoescola e isso acaba frustrando e até mesmo atrapalhando o aluno.

Ficar nervoso é normal!

Começar a dirigir carro é algo totalmente novo e quem tem consciência da responsabilidade naturalmente irá ficar nervoso.

No entanto, você não precisa ter medo! Estando habilitado é um sinal de que você sabe o que está fazendo.

Por isso, nossa dica é que independente de qual seja o carro, ao entrar no veículo você ajuste todos os retrovisores, respire fundo, ajuste o banco para que fique confortável e se lembre de tudo que estudou.

Mesmo que o trânsito pareça intenso, você vai dar conta de dirigir seu carro pela cidade! Lembre-se que para tal, é importante estar com todos os documentos em dia e sempre respeitar as leis de trânsito.

Usar o cinto de segurança, dar a seta antes de entrar em uma rua são condutas importantes para evitar acidentes e garantir sua segurança durante todo o percurso.

Outro aspecto importante que muitas vezes passa despercebido é o fato de que se deve prestar atenção aos demais carros.

Por isso, nada de usar o celular ou se distrair com o som do rádio. Manter a atenção é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente.

ipva 2024

Além disso, mantenha distância segura dos carros. Mesmo quando o trânsito está mais engarrafado é preciso dar distância para evitar batidas.

E se você está com algum problema de documentação que te impede de dirigir carro, entre em contato com o DOK Despachante.

Com poucos cliques todas as burocracias com relação às suas documentações para manter o carro legalizado e a sua CNH também podem ser resolvidas.

Tudo isso, porque o DOK é especialista em desburocratizar todos os serviços que um despachante pode fazer. E o melhor é que é tudo online, tornando ainda mais prático.



Posts relacionados