Como consultar situação do veículo

Por: Gregory Packs

Publicado em 10 de junho de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Consultar situação do veículo

Consultar a situação do veículo é uma tarefa que os motoristas devem fazer regularmente e sempre ficar atentos. Isso porque alguns documentos, como licenciamento e IPVA, são importantes para manter o veículo dentro das normas de trânsito e condições de segurança.

Essa consulta pode ser feita de diferentes maneiras que vamos abordar nesse artigo.

Outra coisa importante é se atentar a prazos e datas para que não haja atrasos no pagamento e consequentemente multas.

O que devo consultar?

A consulta deve ser feita por preocupação e responsabilidade, como condutor é de extrema importância que você busque saber como está a situação do seu veículo. Por muitas vezes não sabermos o que procurar, acabamos que não consultamos absolutamente nada sobre o veículo. Para quem ainda tem dúvida, a principal razão de fazer uma consulta é verificar débitos e impostos acumulados do veículo. Os dois principais impostos são IPVA e licenciamento, além disso existem as multas.

ipva 2024

E o principal motivo é a checagem e confirmação de que seu veículo não está com nenhum débito irregular e pronto para circular sem nenhum problema.

Consultar situação de veículo: licenciamento e IPVA

O documento CRLV, ou o certificado de licenciamento do veículo, é um dos principais impostos do qual você deve dar total atenção. Pois é ele que definirá se seu carro está dentro das normas estabelecidas pela legislação para circular nas ruas e estados do Brasil e atesta que o carro está dentro das condições de segurança e também das normas de emissão de poluentes e ruídos.

O licenciamento veicular é um imposto cobrado de maneira anual e é obrigatório, embora geralmente seja cobrado um valor pequeno em relação ao IPVA, esse valor pode fazer grandes estragos na vida financeira caso não seja devidamente quitado.

Para ficar com o licenciamento em dia, é essencial olhar a tabela com os prazos para renovação do documento do veículo e pagar antes do último dia do mês correspondente a sua placa, caso haja atraso, o motorista fica sujeito às multas e apreensão do veículo. Isso tudo pode ser conferido durante uma consulta.

Ao consultar a placa do seu veículo para verificação de débitos, você pode descobrir, por exemplo, que ano passado você deixou de pagar determinado imposto, ou que nesse ano seu licenciamento venceu, além de inúmeras outras informações, como consultar para saber se um veículo possui dívidas com o governo, função muito útil para quem está comprando um carro usado.

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto estadual que varia de estado para estado e de veículo para veículo. O não pagamento da tarifa obrigatória pode levar o nome do motorista ao cartório e gerar a dívida ativa, que pode aumentar os juros em 1% ou mais a cada mês.

É essencial que você sempre consulte a situação do veículo prezando pelo IPVA do seu automóvel.

Verificar situação de veículo: consulta de multas

Não é segredo que as multas estão entre os problemas mais comuns para os motoristas e condutores. Para evitá-las, é sempre importante seguir as regras de trânsito, já que o descumprimento das mesmas pode causar grandes prejuízos ao motorista, além de colocar em risco a segurança de outras pessoas.

Existem diversas classificações, e cada uma delas determina uma faixa de valores e um número diferente de pontos que serão registrados na CNH. Para controlar as multas em seu nome e os pontos da sua carteira de motorista, acesse o site do DOK e opte por uma forma de pagamento confortável para o seu bolso. Tudo isso sem sair do conforto de casa e sem burocracias.

Consultando multas pelo Detran

A primeira delas e a mais difícil é pelo site do Detran, o órgão disponibiliza uma plataforma para que você consiga realizar a consulta e saber em qual situação seu veículo está, porém, o site contém diversas informações e muitas vezes o que precisamos não está tão claro na tela.

Apesar dessa dificuldade, ele é um bom recurso já que é o próprio órgão estadual que disponibiliza as informações.

Caso você escolha ver seus débitos pelo site do Detran, fizemos um passo a passo para o site do Detran do Estado de São Paulo:

  • Entre no site do Detran SP
  • Na página inicial, clique em “Veículos”
  • Acesse a opção identificada como “Débitos, restrições e vistorias”
  • Escolha entre as opções “Seu veículo” ou “Veículo de terceiros”
  • Opte pelo tipo de informação que deseja consultar: débitos ou informações sobre registro de roubo ou furto.
  • Informe os dados da placa e também Renavam do veículo. O sistema do Detran exige as duas informações
  • Clique em avançar

Depois de seguir todos esses passos você estará mais perto de, finalmente, visualizar a situação do veículo. Basta seguir as demais instruções do sistema.

Consultando multas pelo site do DOK Despachante

Existe também a opção mais acessível e mais fácil que é o site do DOK. Lá você verifica suas multas pendentes e outros débitos do veículo tudo de forma bem simples de acessar. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Visite a página inicial do site DOK Despachante ou vá direto à página de licenciamento online.
  • Informe o Renavam do seu veículo, seu nome e também um e-mail;
  • Clique em “consulte grátis”.

Depois de completar essas 3 etapas, basta acompanhar as demais instruções necessárias até que o seu pedido seja confirmado e aprovado com sucesso.

Agora que você já sabe onde consultar a situação do veículo, não deixe de conferir os outros serviços do DOK Despachante. Com certeza, você encontrará a melhor forma de manter a documentação do seu veículo e motocicleta em dia. Aproveite as condições especiais de pagamento para se livrar das dívidas sem prejudicar o bolso.



Posts relacionados