Como evitar busca e apreensão de veículos?

Por: Gregory Packs

Publicado em 22 de setembro de 2016 | Atualizado em 28 de abril de 2021

Como Evitar Busca e Apreensão de Veículos?

A busca e apreensão, que é quando o veículo é buscado pelo banco, é uma situação que assusta aqueles que possuem veículos financiados. Afinal, aqueles que adquiriram o veículo não desejam perdê-lo. Por isso, as dicas para evitar busca e apreensão de veículos são fundamentais.

Compreendendo a apreensão de veículos

Não é com todo veículo que ocorre a busca e apreensão. Na realidade, esse procedimento só se relaciona aos veículos que os proprietários adquiriram com financiamento, que é uma modalidade onde os indivíduos precisam proporcionar alguma garantia ao banco. Dessa forma, quando esses indivíduos não pagam as suas parcelas, a garantia, que é o veículo, é tomada.

O financiamento é realista?

Quando um indivíduo começa um financiamento do veículo é necessário que ele entenda quais são as taxas, as possíveis multas e todos os valores que ele pode precisar quitar. Infelizmente, muitos cidadãos somente observam o valor de cada parcela, mas é fundamental considerar as taxas e as multas.

Não atrasar

É indispensável que os proprietários dos veículos mantenham as parcelas pagas. Também é recomendado que eles quitem sem atrasos. Os proprietários dos automóveis com financiamento devem entender que uma parcela sem ser paga já autoriza o banco a procurar a busca e apreensão e é essa a razão de ser fundamental ter um financiamento realista.

Defesa

Há proprietários de veículos que decidem, para não passar pela busca e apreensão, usar a defesa judicial. Nesse caso, o proprietário precisará de um advogado. É importante dizer que, para que a defesa jurídica seja possível, os documentos devem ser mostrados em dia ao advogado.

O DOK Despachante prepara os documentos que não estiverem feitos. O licenciamento, por exemplo também é vital na defesa jurídica. Se o automóvel tiver problemas na documentação, isso favorecerá o banco.

ipva 2024

Apreensão de veículos: Notificação

Se o banco começa a busca e a apreensão, o proprietário do carro com financiamento será avisado. No entanto, não é raro que os bancos utilizem instituições financeiras de estados diferentes e isso atrapalha o proprietário: sem conhecer a notificação, como ele recorrerá?

Assim, o indicado é que o proprietário do veículo busque o banco e pergunte sobre a existência da busca e apreensão. É recomendado conversar com o banco com periodicidade. Se, por exemplo, o proprietário atrasar 2 meses, é importante procurar o banco a cada semana.

Pagar?

Quando o proprietário do automóvel com financiamento vê a notificação, ele também pode tentar quitar aquilo que o banco está pedindo. É claro que, se as parcelas ficarem sem pagamento é porque o indivíduo não tem as condições de pagamento necessárias. No entanto, com a possibilidade da busca e apreensão, alguns ficam muito ansiosos e conseguem novas formas de quitar.

Sem prisão

Os indivíduos que não quitam as parcelas e que chegam ao estágio de busca e apreensão não são presos. Contudo, isso é, sim plausível se o proprietário ao automóvel resistir e decidir não entregar o carro à polícia.



Posts relacionados