Blindagem de Carros: Segurança ou Alto Custo?

Por: Gregory Packs

Publicado em 30 de setembro de 2016 | Atualizado em 17 de outubro de 2022

Blindagem de Carros: Segurança ou Alto Custo?
 

Usar veículos blindados é uma maneira de os indivíduos ficarem mais protegidos enquanto estão no trânsito e a blindagem, que antes era somente para os veículos de luxo, agora é vista em vários automóveis populares. Entretanto, a blindagem de carro é segurança ou alto custo?

Blindagem de carros: como é?

Quando um veículo é blindado, ele recebe materiais na sua lataria e também nos vidros para que os tiros não cheguem ao interior. Vale dizer que, como existem diferentes calibres, também existem diferentes blindagens. Assim, o proprietário que quiser o seu automóvel blindado contra granadas, por exemplo, terá de usar níveis altos de blindagem.

Importante ressaltar que a blindagem pode ser útil até em alguns acidentes, já que mantém o carro mais resistente .

Todos os automóveis podem receber blindagem?

Existem automóveis que são adquiridos já com a blindagem. No entanto, isso deixa o preço que a concessionária pede bem mais alto e, por isso, o que os indivíduos costumam fazer é blindar depois e é importante dizer que qualquer automóvel pode ser blindado. A diferença que pode existir é com relação à eficiência ou à forma de blindagem: pode haver automóveis que apresentem mais dificuldade para ser blindados, ficando mais caros.

ipva 2024

Quando a blindagem de carros é indicada?

É claro que qualquer veículo pode ser roubado e os proprietários passarem por violência. No entanto, existem situações em que a blindagem é, realmente, recomendada. Quando o automóvel é de uma linha mais cara, quando se mora ou se passa frequentemente por locais muito perigosos ou quando o proprietário tem um trabalho que o expõe, como promotores, a blindagem é mais indicada.

Manter um veículo blindado é custoso

Quando um proprietário realiza a blindagem do automóvel, é preciso lembrar-se de que esse carro ficará valioso e, dessa forma, qualquer reparo que ele necessitar será um custo extra.

ipva 2024

Um veículo que tem blindagem possui, por exemplo, um seguro bem maior. Assim, o proprietário tem o custo de realizar a blindagem e depois o custo para reparar qualquer acidente. Vale dizer que, depois de alguns anos que a blindagem ocorre, pode ser indicada uma manutenção.

Preço para a blindagem

Aqueles que estão planejando uma blindar precisam saber que é comum encontrar procedimentos assim que acabam tendo o mesmo preço que o próprio veículo. A blindagem mais barata que o proprietário achará fica em R$ 40.000,00, aproximadamente.

Vale dizer que o custo vai refletir em mais de 15% em uma eventual manutenção e também no seguro, sendo que essa porcentagem pode ser maior. Assim, a blindagem, certamente, representa segurança, mas ela chega com um grande custo.

Como fazer a blindagem de carros?

Para realizar a blindagem, a oficina solicitará alguns documentos e também é preciso que o Detran saiba, já que a estrutura do automóvel é mudada e, assim, é um veículo “diferente”. O Despachante Dok é ótimo para quem deseja fazer o licenciamento online.



Posts relacionados