A importância do test-drive antes de comprar um carro

Por: Gregory Packs

Publicado em 20 de maio de 2017 | Atualizado em 27 de abril de 2021

A importância do test-drive antes de comprar um carro

Todo consumidor tem o direito de fazer um test-drive antes de realizar a compra de um carro zero. É por isso que as concessionarias possuem automóveis de cada modelo cedidos pelas montadoras para que o cliente possa dirigi-lo antes de decidir por um ou outro modelo e se vai efetuar a compra.

Quando o consumidor faz um test-drive ele consegue avaliar se o automóvel possui realmente as características e vantagens que o vendedor citou, analisa se ele é confortável, como está é o funcionamento da suspensão, da embreagem, do freio, se ele realmente atende as expectativas e necessidades enfim, tudo o que se espera em um carro.

É comum que o vendedor acompanhe o cliente no percurso do teste e, claro, ele continuará a ressaltar todas as qualidades que o veículo possui numa tentativa de tirar o foco do consumidor quanto aos defeitos que ele possa apresentar. Para fazer um bom test-drive é preciso observar o seguinte:

Conforto

É fundamental que o consumidor se sinta confortável dentro do veículo, enquanto está dirigindo. Perceber se o assento do banco garante esse conforto, se o próprio banco pode ser regulado bem como os espelhos também é sinônimo de conforto.

Mantenha seu veículo em dia!

O motorista deve observar como é a condução do veículo, se ela é dura ou macia, o quanto que a suspensão consegue isolar o motorista do piso, ou seja, se as falhas presentes no asfalto são sentidas com muito evidência. Prestar atenção se o carro é fácil e macio de controlar quando passa pelas falhas.

Aceleração

A aceleração do carro está intimamente ligada com a potência do motor e a transmissão. Ao fazer o test-drive o motorista deve prestar atenção se na hora de acelerar ele sente alguma dificuldade, como é o acelerador se é mais pesado ou leve e se quando ele estava parado no trânsito conseguiu acompanhar os demais sem problema após acelerar. Também é preciso prestar atenção no tempo que é preciso para se trocar a marcha do carro.

Freios

Sem a ajuda de um profissional fica um pouco difícil de avalia-los. Mas o consumidor pode reparar se eles respondem bem, se dão trancos ou não. Testa-lo pressionando o seu pedal com mais força e com leveza, verificar o que acontece. O ideal é que a frenagem seja progressiva e macia. Uma parada muito demorada ou muito brusca pode ser sinal de que eles não funcionam tão bem.

Direção

Os carros com direção mecânica são mais pesados do que os que possuem direção hidráulica ou elétrica. Nessas duas ultimas, a manobra acontece mais facilmente. O ideal é que ela não responda nem tão rápido nem muito devagar.

Perceber a forma que o carro responde as manobras é importantíssimo, verificar se é preciso fazer algumas correções leves na direção enquanto se está andando a uma certa velocidade também é importante.

A direção precisa ser fácil tanto de manobrar quanto de controlar. Ela não tem de exigir que o motorista gire o volante demais para conseguir fazer uma manobra.

Está precisando fazer o licenciamento online do seu veículo você pode acessar esse endereço eletrônico para resolver tudo de forma bem simples e prática: http://www.despachantedok.com.br/licenciamento-online. Para demais serviços como regularização de IPVA atrasado, pagamento de multas entre outros é só acessar esse site: https://www.despachantedok.com.br/.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados