Saiba tudo sobre o recibo de compra e venda de veículos

Recibo de compra e venda de veículos

Recibo de Compra e Venda de Veículos: Quando você compra um carro novo ou usado, precisa ter ciência de que muita burocracia faz parte do pacote, tanto para o comprador quanto para o vendedor, e quando as coisas não são regularizadas corretamente, problemas futuros podem surgir.

No momento da regularização da compra, vários documentos importantes precisam ser levados em conta. O recibo de compra e venda é um deles, e é um documento fundamental, pois sem ele o proprietário não consegue transferir seu automóvel.

O processo de transferência, no entanto, pode ser bastante complicado, por isso, muita gente prefere utilizar o serviço de um despachante, mas você também pode fazer sozinho.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para que você entenda a importância do recibo de compra e venda de veículos.

Primeiro, você entende o que é o recibo de compra e venda e quando é emitido. Depois, explicamos como preenchê-lo, além do que fazer quando ele é extraviado.

O que é o registro de compra e venda (CRV)?

O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é emitido a partir do 1º emplacamentos do automóvel e é onde todas as informações sobre o veículo ficam registradas. Estas informações são referentes ao modelo, marca, cor, proprietário, entre outros detalhes importantes. Assim, este é o principal documento que comprova a propriedade de um veículo.

Por que o recibo de compra e venda é importante?

Caso o comprador não apresente o recibo de compra e venda do veículo, não é possível fazer a transferência do automóvel. Além disso, pode gerar penalidades ao vendedor e comprador.

Quando o novo dono não solicita o novo CRV no prazo de 30 dias, deve pagar uma multa de R$ 195,23, além de perder 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

Ademais, para o antigo dono, é estabelecido no art.134 do CTB, um prazo para que seja feito o comunicado da venda ao Detran.

A transferência, que é um processo complicado, geralmente é feita com o intermédio de um despachante. Veja agora o que é a transferência do veículo:

Como é feita a transferência do veículo?

A transferência de um veículo é feita quando se deseja passar a propriedade de um proprietário para outro. Quando é feita a transferência, um novo CRV é emitido. A transferência é feita no Detran mais perto de você.

Para fazer a transferência, os seguintes documentos precisam ser levados:

●      Documento oficial com foto e CPF;

●      Comprovante de endereço e de todos os débitos do veículo quitados.

●      CRV preenchido e com firma reconhecida em cartório;

Quando a transferência não é realizada de forma correta, os débitos do novo proprietário continuarão em nome do antigo proprietário. Assim, quando o comprador contrai dívidas ou multas, é o ex-proprietário que deve pagar.

Veja agora como preencher o recibo de compra e venda

Os processos de transferência de veículos variam de estado para estado, visto que este processo é de responsabilidade do Detran. No entanto, o recibo de compra e venda deve ser preenchido da mesma forma para que a transferência seja válida.

Para preencher o recibo de compra e venda é preciso:

●      Completar o valor da venda do veículo no campo específico;

●      Escrever o nome do comprador e dados (RG, CPF/CNPJ e o endereço);

IPVA atrasado? Parcele em até 12 vezes com 6 cartões diferentes.

●      Adicionar informações de local e data da venda do veículo;

●      Coletar assinatura do proprietário e comprador;

●      Reconhecer firma de ambas as partes em cartório.

Perdi o recibo de compra e venda, e agora?

Caso o recibo de compra e venda tenha sido extraviado, o proprietário do veículo deve solicitar a 2ª via do CRV pelo site do Detran de seu estado ou pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Para que você consiga ter acesso à 2ª via do documento, uma taxa precisa ser paga. Esta taxa varia de acordo com o estado, então é preciso se informar. Além disso, o veículo precisa passar por uma vistoria.

Despachante online

Após a transferência de veículo, para dirigir legalmente com o veículo regular, você precisa se atentar às exigências no que se refere à documentação do automóvel. Para consultar se a documentação do seu veículo está em dia, você pode entrar em contato com o DOK Despachante. De forma online, o DOK ajuda você a ver o que falta, além de agilizar vários serviços importantes.

Através do DOK você pode regularizar a situação do seu veículo, pagando todas as dívidas pelo cartão de crédito. Basta informar seu e-mail, a placa ou Renavam do veículo, e assim, facilitar até o 1º emplacamento do seu veículo.

Além disso, o DOK também facilita a transferência do veículo, o processo que registra a mudança de propriedade do automóvel. Como já dito anteriormente, este processo é complicado e requer atenção, principalmente porque deve ser assinado e registrado em firma pelo vendedor e pelo comprador, no entanto, o Despachante online ajuda você de forma rápida e cuidadosa.

Se você quiser conhecer mais serviços de despachante online, acesse nosso blog.

O recibo de compra e venda é um documento que atesta a propriedade de um veículo, por isso, é obrigatório. Dessa forma, cada motorista precisa se atentar à regularidade do documento a fim de evitar multas.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso ou outras questões, acesse nosso blog!


Posts relacionados
Primeiro emplacamento
Placas Mercosul

As placas Mercosul são o novo modelo do emplacamento de veículos no país. Embora também sejam utilizadas na Argentina, no […]

Leia mais…