Nada Consta PRF

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de dezembro de 2019 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

nada consta

Sempre que se pretende comprar um veículo usado, é preciso pedir o nada consta PRF. Que é um documento que irá alegar para o comprador que não constam multas em aberto para serem pagas registradas naquele veículo.

Por isso, é um documento muito solicitado por compradores mais experientes, visando evitar problemas futuros após a aquisição do veículo desejado.

Se você quer saber como emitir o nada consta PRF ou mais informações referentes a este documento, continue lendo! Separamos um dossiê completo sobre tudo que você precisa saber sobre o nada consta PRF.

O que é o nada consta PRF?

Como o próprio nome já sugere, o nada consta PRF é um documento que alega que não consta nenhuma pendência daquele veículo na PRF.

ipva 2024

Além do fato de atestar que o motorista não deixou nenhuma multa em aberto naquele veículo, o nada consta também afirma a inexistência de pendências com relação ao licenciamento do veículo.

Tendo isso em vista, é sempre interessante obter esse documento antes de comprar um veículo. Visando que ele tenha boa procedência e não seja fonte de dores de cabeça futuras. Como a necessidade de realizar o pagamento de dívidas que não eram suas antes da compra do carro.

O comprador deve estar atento

Somente o comprovante de nada consta da PRF não é suficiente para ter certeza de que o carro está livre de multas.

Quando o vendedor emitir um anda consta, é preciso emitir vários! Um nada consta do Detran do estado, um nada consta da PRF e um nada consta do DNIT.

Visando verificar que o carro está realmente em dia com os impostos e tributos e totalmente livre de multa.

Dessa forma, a compra passa a ser um pouco mais segura. Visando não adquirir juntamente com o carro o valor da dívida do dono anterior em relação a multas ou até mesmo IPVA em aberto.

Nada Consta da PRF é apenas um instrumento de verificação

É importante saber que o nada consta PRF não é uma garantia de que você não levou uma multa quando trafegava em alguma BR.

Se a sua pesquisa do nada consta tem o objetivo de verificar alguma multa da semana passada ou até mesmo dos últimos 15 dias, é importante saber que o seu veículo pode sim ter sido multado e não constar no site.

Quando ocorre a suspeita de ter sofrido uma multa, o melhor a fazer é aguardar. O que acontece é que o site pode demorar até 30 dias para que a multa seja registrada.

Portanto, a melhor forma de ter certeza sobre multas é esperando a notificação ser entregue pelo correio. Visando que a partir dessa notificação você possa recorrer ou simplesmente realizar o pagamento da multa.

As infrações de trânsito que não são recorrentes são passíveis de serem recorridas, visando garantir que o condutor seja alertado sobre a infração a partir da autuação, mas não precise realizar o pagamento do valor.

Quando o motorista é multado e acredita não ter merecido essa multa, recorrer da autuação é fundamental. Para isso, é importante manter o documento da multa que foi enviado para a sua casa.

Em algumas localidades o correio não chega. Por isso, se o motorista tem a suspeita de que existe uma multa em aberto é interessante acessar o site para fazer a verificação do nada consta.

Dessa forma será possível ter a tranquilidade de que não há nenhum débito em aberto. Afinal, se você for parado em uma blitz precisa estar com toda a documentação do veículo em dia.

E caso exista alguma multa em aberto e que não chegou em seu endereço, é possível também recorrer dessa multa, mesmo sem o documento ter chegado em seu imóvel.

Qual a importância do nada consta?

No cenário de compra e venda do veículo o nada consta PRF é importantíssimo. Ele é um documento que atesta a inexistência de débitos, tornando a compra mais segura.

Uma vez que o novo condutor poderá passar o veículo para o seu nome sem estar adquirindo as dívidas do vendedor por ter sido enganado na negociação.

Portanto, o nada consta se torna uma segurança extra ao comprar um carro de segunda mão. O nada consta não é emitido quando existe um IPVA em aberto ou qualquer outro problema com o veículo.

Por isso, se um vendedor está colocando muita dificuldade para emitir esse documento, é interessante suspeitar dessa compra! Pode ser que por saber das pendências o vendedor esteja colocando dificuldades para não te dar o documento.

Afinal, ele não será emitido com as pendências em aberto e por isso, o vendedor coloca tanta resistência.

Como dito anteriormente, o anda consta pode ser emitido por diferentes órgãos, por isso, o ideal é se certificar de que o veículo está legalizado em todos eles.

Se mesmo com o nada consta você tem alguma dúvida com relação a procedência do veículo que deseja comprar, pode consultar os órgãos responsáveis do seu estado. Garantindo informações seguras sobre o veículo.

Como recorrer de multas?

Todo condutor tem direito de recorrer caso tenha recebido uma multa que acha injusta. Portanto, o condutor pode recorrer sozinho ou contratar o serviço de alguém que o auxilie nesse processo.

Se o seu objetivo é consultar as multas em aberto no seu veículo o DOK Despachante pode te auxiliar.

ipva 2024

As multas de carros do estado de São Paulo podem inclusive serem pagas de forma parcelada com o apoio do DOK, que resolve toda a parte burocrática para que a sua documentação esteja sempre em dia.

Ofertando para você toda a tranquilidade de poder dirigir pelas ruas sem precisar se preocupar com documentos em aberto.

Está com algum problema na documentação do seu carro? Então entre em contato com o DOK Despachante! O serviço de despachante online desburocratiza a sua vida!

Todos os documentos pendentes podem ser resolvidos pelo DOK que irá cuidar do seu caso com apenas alguns cliques. De modo que seus documentos cheguem em sua residência e você possa andar tranquilo pela cidade com seu veículo.



Posts relacionados