Consultar pontos CNH

Consultar pontos CNH

Os pontos são atribuídos à habilitação dos motoristas como uma forma de punição por descumprir as regras de trânsito. A quantidade de pontos somados na carteira varia de acordo com a infração e, por isso, os condutores precisam sempre consultar pontos CNH, a fim de evitar que a habilitação seja suspensa.

Você sabe como consultar os pontos da CNH? Como eles são calculados? A DOK informa isso e ajuda você a realizar a consulta com praticidade e no conforto da sua casa!

Por que é importante consultar pontos CNH?

Consultar pontos da CNH é indispensável para que o condutor se mantenha atualizado sobre a situação da sua carta de motorista. Podem ocorrer erros na contagem de pontos e, se estiver atento, você pode avaliar a veracidade e recorrer. Além disso, se o veículo estiver no seu nome e outro familiar dirigir e cometer uma infração, você poderá realizar a transferência de pontos para o infrator.

Como realizar a consulta de pontos na CNH

Na DOK é fácil realizar a consulta de pontos na CNH. Você acessa o site, informa o seu nome, e-mail e o número do Renavam ou da placa do veículo. Assim, é possível conferir diversas informações a respeito do seu automóvel de forma gratuita.

Além disso, você pode consultar pontos na CNH através do Detran, indo pessoalmente em uma das unidades do órgão ou acessando o site da instituição. Basta entrar no site do Detran do estado em que o veículo foi registrado e informar os dados pedidos para acessar a pontuação.

Como os pontos são calculados

O Código Brasileiro de Trânsito classificou as infrações em quatro níveis, sendo que cada um deles equivale a uma quantidade de pontos: leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima (7 pontos).

Uma vez atribuídos, os pontos permanecem na habilitação por um período de 12 meses, e se nesse prazo a sua pontuação CNH acumular ou ultrapassar 20 pontos, a carta de motorista será suspensa.

O que acontece após atingir a pontuação máxima?

Ao atingir a pontuação máxima de 20 pontos, o condutor terá a sua carta de motorista suspensa. Para recuperá-la, será necessário realizar um curso para motoristas infratores, oferecido pelo Detran.

O chamado curso de reciclagem tem carga horária de 20 horas e exige um resultado mínimo. Contudo, mesmo aprovado, o motorista não poderá dirigir enquanto não cumprir o tempo estabelecido pela suspensão, uma vez que a CNH não é liberada antes disso.

Saiba tudo sobre a consulta de pontos na CNH na DOK

Na DOK, além de consultar a sua habilitação e conferir a pontuação, você pode realizar o pagamento de multas via internet e em até 12 vezes no cartão. Agora que já sabe um pouco mais sobre a pontuação na CNH, conheça os nossos serviços de despachante: você pode fazer o seu licenciamento, renovar o DPVAT e muito mais. Confira!

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts