Renavam, sua importância e como consultá-lo

Por: Redator DOK

Publicado em 20 de dezembro de 2019 | Atualizado em 15 de janeiro de 2020

Renavam

Frequentemente citado quando o assunto é automóvel, o Renavam ainda desperta muitas dúvidas em condutores, passageiros e pessoas que mantenham contato com o universo dos carros.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre ele mas não imaginam do que se trata ou qual a sua utilidade.

Pensando em esclarecer suas dúvidas e até mesmo auxiliar a localizar o Renavam de seu carro, vamos abordar neste artigo o que é este documento, qual a sua importância, como você pode consultar esta informação e como não confundi-lo com outros documentos.

Continue sua leitura e descubra todos os detalhes que você precisa saber sobre o Renavam.

O Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores é um código composto por 11 dígitos utilizado para registrar todo o ciclo de vida de um automóvel. São registradas em um banco de dados diversas informações como ano de fabricação, data de registro das informações pelo fabricante ou importador, emplacamento, alteração de propriedade, estado e características.

O Denatran, em nível nacional e o Detran em nível estadual são os responsáveis por integrar as informações e comunicação para validação do Renavam, independente de sua localização.

A importância do documento

O Renavam também é conhecido como a identidade do veículo. Através dele você consegue realizar a consulta de informações como valores de multa, IPVA, licenciamento do carro, número do chassi, cor original, restrições, furtos, sinistros e demais irregularidades que possam estar associadas ao seu automóvel.

Através deste documento também é possível confirmar se as alterações solicitadas para o veículo estão regularizadas.

Este documento também é uma excelente forma de apoio no momento de adquirir carros seminovos ou usados. Além disso através dele você valida possíveis débitos existentes e consegue identificar a procedência do veículo que deseja.

Este procedimento pode evitar muitas dores de cabeça ao adquirir um veículo que não seja zero km.

Como qualquer documento, o Renavam segue algumas regras estabelecidas pela legislação vigente e uma delas é a necessidade de comunicação e comprovação da transação de venda do veículo à um novo proprietário.

Para esta situação o prazo para comprovação através da alteração de propriedade é de 30 dias.

A não comunicação da transferência de propriedade pode acarretar diversas dificuldades. Se houver o registro de infração das regras de trânsito o antigo proprietário poderá ser penalizado, já que no documento do veículo ainda constará como seu proprietário.

Dependendo da gravidade da infração e da quantidade que o antigo proprietário possua em sua CNH existe a possibilidade de suspensão ou cassação da habilitação.

Outro exemplo da necessidade de atualização do Renavam diz respeito ao endereço do veículo. Ao não realizar a atualização de endereço, as multas aplicadas serão enviadas para uma pessoa que não tem qualquer responsabilidade sobre o veículo infrator.

É extremamente importante a manutenção atualizada das informações do veículo e de seu proprietário bem como de sua habilitação.

Como consultá-lo

A consulta ao Renavam é possível a partir do momento que você tiver em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, também conhecido como CRLV. Este documento é o responsável por atestar a permissão de circulação concedida ao veículo. O Renavam localiza-se à esquerda do documento na parte superior.

A consulta ao Renavam disponibiliza informações pessoais do proprietário do automóvel, logo esta restrição funciona como um mecanismo de segurança.

O recomendado é que você realize a consulta diretamente no Detran ou utilize o serviço de consulta de um despachante, como o DOK, que além da consulta de informações sobre seu veículo, disponibiliza também o serviço de parcelamento do licenciamento veicular.

A solicitação pode ser feita utilizando a placa de seu veículo ou o Renavam e o seu endereço de email. Serão disponibilizadas as informações de débitos em abertos referentes ao seu automóvel e basta você prosseguir informando seu endereço e realizando o pagamento.

As diferenças entre Renavam e Chassi

Alguns condutores ainda ficam em dúvida sobre o número do Renavam e o número do chassi de seus veículos. Esta dúvida ocorre devido a proximidade das informações que constam nos dois códigos.

Nas próximas linhas vamos explicar o que são o Renavam e o chassi e esclarecer as possíveis dúvidas sobre estes dois registros.

Como abordamos durante todo o artigo, o Renavam é o código de registro de um automóvel, onde ficam cadastradas todas as informações sobre ele durante seu ciclo de vida.

Já o número de Chassi é o código de identificação do veículo, contendo as informações sobre seu modelo e onde e quando foi produzido. Este código é composto por letras e números em um total de 17 caracteres.

Através do chassi é possível que as autoridades reconheçam documentos fraudados, já que o número de identificação é distribuído em várias partes do veículo. Também é possível identificar se houve alteração em algum componente original.

Falando de maneira direta, o Renavam é o documento que registra as informações durante todo o período de uso do veículo, enquanto o número do chassi é responsável por conter as informações de sua fabricação.

Através dele você consegue identificar diversas informações associadas ao seu veículo durante sua existência, até mesmo no período em que ele ainda não estava sob sua propriedade.

É através deste documento que você consegue identificar possíveis irregularidades e pendências de seus carro, como multas recebidas, IPVA e licenciamento. Com o Renavam você consegue acompanhar se o processo de regularização das pendências está sendo atualizado.

Conte com a facilidade do sistema do DOK Despachante para auxiliar você na consulta de seu Renavam e de todas as informações associadas à ele.



Posts relacionados