Detran Nada Consta

Por: Redator DOK

Publicado em 18 de dezembro de 2019 | Atualizado em 17 de janeiro de 2023

Detran Nada Consta

Existem vários termos e serviços diferentes ligados ao trânsito e muitas vezes o motorista não sabe muito bem o que significam, como o Nada Consta, por exemplo. Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre o Nada Consta Detran.

E então, o que significa o Nada Consta?

O Nada Consta é um comprovante de que em seu nome não existem débitos pendentes ou vencidos.

Dessa forma, o Nada Consta é um atestado de que o veículo não possui nenhuma dívida relacionada a multas, imposto ou licenciamento, por exemplo.

ipva 2024

Através do Detran o motorista pode ter acesso ao Nada Consta e entender como anda sua situação.

Por que o Nada Consta é importante?

O Nada Consta Detran é importante porque mostra que não existem irregularidades com o veículo. Assim, significa que não há nada pendente em seu nome, que o nome do motorista está limpo. Isso é importante porque apenas com tudo em dia é que o motorista pode realizar outros negócios e trafegar tranquilamente.

Assim, o Nada Consta é a prova de que o motorista está seguindo a risca as leis de trânsito e dirigindo com segurança. Dessa forma, significa que o motorista não tem nenhuma multa de transito ou outros débitos não pagos.

No caso das negociações, o Nada Consta é importante durante a venda ou troca de um veículo, visto que o comprador com certeza exigirá o certificado. Isso porque ele deseja saber se não existem pendências com o veículo e, caso existam, o negócio não pode ser feito até que tudo seja quitado.

Importância do Nada Consta na compra e venda de veículos

Na hora da compra e venda de veículos, o Nada Consta é muito importante para a garantia de que não existem pendências com o veículo. Com este certificado, o motorista pode trafegar tranquilamente pois tem a garantia de que o carro está “limpo”, assim, ao parar em uma blitz, por exemplo, não é preciso temer nada.

Como funciona o Nada Consta Detran

Para solicitar o Nada Consta em caso de venda de veículo, o motorista precisa acessar o site do órgão de trânsito, no caso o Detran, e informar a placa do veículo.

Cada vez que o Nada Consta for solicitado, é preciso

  • Acessar o site do Detran
  • Acessar a área destinada a veículos
  • Encontrar o serviço
  • Informar a placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores)
  • Consultar os resultados
  • Imprimir um comprovante

Assim que o motorista estiver com o documento em mãos, a venda de veículos já pode seguir.

Detran Nada Consta

A consulta pelo site do Detran de cada estado permite que o motorista acesse todos os débitos do veículo e é a mais solicitada porque traz informações completas tanto do veículo como do motorista.

No site do Detran também é possível conferir:

·       Existência de infrações de trânsito;

·       Débitos com o IPVA;

·       Débitos com o licenciamento do veículo;

·       Pontuação na CNH.

No entanto, o Detran de cada estado oferece um serviço diferente, então é preciso ficar atento. Em geral, é preciso que o motorista procure pela seção de Consulta de Veículo, como descrito no passo a passo abaixo:

·       Acesse o site do Detran do seu estado

·       Procure a aba de Multas para consultas os débitos pendentes

·       Insira o CPF e número da CNH e depois insira o código de verificação

·       Clique em Consultar

Caso existam multas, todos os detalhes sobre a infração serão disponibilizados no site, como a hora, data e local. Caso não existam multas, o motorista pode emitir o certificado Nada Consta.

Para veículos, é preciso inserir o Renavam e número da placa, além do código de verificação e Consultar. Caso não exista nenhuma pendência, é possível emitir o certificado.

Através do portal do DOK Despachante você também pode fazer estas consultas, basta inserir seus dados no site.

Detran Nada Consta – multas

Quando o motorista recebe uma multa, deve correr atrás dela. Caso o motorista acredite que a multa não é correta, pode entrar com recurso, o que suspende os efeitos da multa até o fim do julgamento final. Assim, se você acha que a multa não é justa, ainda pode recorrer e ficar livre de pagá-la.

Veja agora o passo a passo para recorrer das multas:

Em até 30 dias, o motorista pode apresentar defesa prévia, assim, é preciso procurar falhas na fiscalização, como informações sobre a multa e informações inverídicas sobre o veículo ou motorista. Depois, faça uma carta de defesa com:

·       Alegações contra a infração;

·       Provas legais a seu favor;

·       Cópia da multa;

·       Documento oficial com foto.

Através do site do Detran é possível encontrar o formulário oficial para recorrer.

Caso a defesa prévia seja indeferida, o motorista ainda tem duas chances de cancelar a multa e emitir o Detran Nada Conta. Uma das opções é entrar com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), que julga o pedido em até 30 dias.

Para isso, é preciso enviar os seguintes documentos:

·       Novo pedido de recurso;

·       Cópia da multa;

·       Cópia da CNH ou documento oficial com foto;

·       Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Caso o motorista não envie no prazo correto, ele não será mais aceito.

Se a solicitação for novamente indeferida, existe uma terceira chance, através do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Assim, o motorista tem até 30 dias para enviar um novo pedido a este órgão.

Neste momento, o motorista precisa pagar a multa, pois o recurso é válido após o pagamento, mas isso não significa que o motorista é culpado pela infração.

Os documentos necessários nesta etapa são:

·       Os documentos soclicitados pelo JARI;

·       O comprovante de pagamento da multa;

·       Um novo recurso, agora endereçado ao Cetran;

·       O resultado do indeferimento em primeira instância registrado pela JARI.

Se o motorista tiver as multas anuladas, já pode solicitar a restituição do valor pago pela multa, e se for indeferido, aí não existem mais recursos e a pontuação será contabilizada na CNH, além de não haver a restituição do valor da multa.

No entanto, mesmo que a multa não tenha sido cancelada, o condutor pode emitir o Nada Consta, pois já estará com o nome limpo.

ipva 2024

A partir de que momento a multa paga é retirada do sistema dando lugar ao Nada Consta?

Tudo depende da forma de pagamento. Para multas pagas em dinheiro, o sistema é atualizado automaticamente. Para pagamentos em cheque, a atualização pode levar até 5 dias úteis.

Através do site do DOK Despachante, o motorista também pode fazer o pagamento das multas de forma online, pelo cartão de crédito, em até 12 vezes.

Além disso, o motorista também pode optar pelo boleto para pagar as multas pendentes.

Quer saber mais? Acesse o nosso blog para dicas e informações úteis sobre seu veículo.



Posts relacionados