Como conseguir a segunda via CNH?

Por: Redator DOK

Publicado em 12 de dezembro de 2019 | Atualizado em 06 de janeiro de 2020

CNH

Perder a CNH é um imprevisto que, infelizmente, todos estamos sujeitos. Para que isso não se torne uma maior “dor de cabeça” é necessário entender como conseguir a segunda via CNH.

Com essa segunda via em mãos, você poderá circular livremente no trânsito da cidade, sem precisar se preocupar com multas ou qualquer tipo de punição.

Agora, como proceder para emitir a segunda via? Quais são as condições necessárias? Que documentos são os mais importantes para isso? É essencial conseguir essa segunda via? Neste artigo traremos informações importantes para que você possa tomar uma decisão sensata. Acompanhe!

Primeiros passos após perder a CNH

Depois de procurar de maneira minuciosa a sua carteira de habilitação e não conseguir encontrar, alguns passos precisam ser dados para que você busque a emissão da segunda via CNH.

ipva 2024

A primeira providência é ir até a delegacia da polícia civil mais próxima e registrar o B.O. (boletim de ocorrência) sobre o fato. É essencial que você esteja com os documentos de identificação em mãos e atualizados.

Com a identidade, título de eleitor e CPF, você fará o registro sobre a perda do documento de trânsito. Esse registro é fundamental, já que ele deverá ser exigido no momento de emitir a segunda via CNH.

Porque tirar a segunda via CNH?

Dirigir sem o porte da CNH pode incorrer em multa. Apesar de ser considerada uma infração de grau leve (que pode ser transformada em advertência), conduzir um veículo sem o documento adequado poderá gerar alguns problemas para o condutor.

Em 2017, havia o trânsito de uma lei que impediria a aplicação de multa para os motoristas que não portassem a CNH. Entretanto, o projeto não foi aprovado pelo Senado, o que mantêm as leis de trânsito punindo quem não estiver com o documento.

Como se trata de multa leve, serão colocados 3 pontos na carteira e um valor de R$88,38 deverá ser pago. O artigo 232 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) ainda prevê, além da multa e pontuação, a retenção do veículo até que o documento requerido seja apresentado.

O motorista poderá recorrer sobre os valores e os pontos na carteira, no entanto, acreditamos que o processo de conseguir a segunda via da CNH seria mais simples de resolver.

Condições para emissão da segunda via

Uma vez feito o boletim na delegacia, algumas condições são obrigatórias para conseguir a segunda via da CNH. Essas condições são:

  • Estar com a CNH dentro do prazo de validade estipulado
  • Ter a carteira de trânsito registrada na mesma cidade que está registrado a primeira via
  • Estar com todos os exames médicos e admissionais de conduta de veículo atualizados de acordo com as leis de trânsito.
  • Não possuir nenhuma dívida com o Detran responsável pela emissão do novo documento. Incluindo IPVA, licenciamentos e multas atrasadas.

Além dessas condições, alguns documentos serão também obrigatórios e importantes no momento de pedir a segunda via.

ipva 2024

Documentos necessários para emissão da segunda via

Com todas as condições satisfeitas, é imprescindível que os documentos estejam atualizados e em posse do condutor. Os documentos requeridos são:

  • Identidade, passaporte ou carteira de trabalho
  • CPF (cadastro de pessoa física)
  • Comprovante de residência (cópia e original). Geralmente, as contas de água e luz são suficientes.
  • Boletim de Ocorrência que foi emitido sobre o desaparecimento da carteira.
  • Foto 3X4 (Em alguns estados não há a necessidade da foto, pois a mesma deverá ser tirada pelo órgão de trânsito no ato do pedido).

Solicitando a segunda via CNH

Após todos os trâmites com as condições e documentação, é o momento de fazer a solicitação do novo documento. Para isso, o condutor poderá se dirigir ao Detran mais próximo da sua cidade.

Com o porte dos seus documentos, é necessário à sua presença física no local para dar entrada em todo o processo da emissão da segunda via e, após a efetivação, esperar a entrega do documento via correios no endereço registrado no departamento de trânsito.

Vale ressaltar que tanto a emissão da segunda via, como a entrega pelos correios, terá um custo para a pessoa que fizer o requerimento.

Contudo, uma maneira mais rápida e simples de dar prosseguimento ao processo é buscar um despachante de veículos de confiança, que possa trabalhar de maneira online, sem a necessidade da presença física do motorista.

DOK Despachante

O DOK Despachante presta serviços de renovação e emissão de alguns documentos como CRLV e CRV. Seu grande diferencial, são os seus serviços totalmente feitos por meio da internet, o que facilita a comunicação e promove maior agilidade nos processos burocráticos.

Todo o processo será feito por uma equipe especializada e pronta para atender as suas necessidades. Além disso, o DOK Despachante também trabalha com os prazos mais curtos para a entrega de documentos, licenciamentos e IPVA.

Com um serviço de despachante totalmente otimizado, os benefícios sobre os prazos e, principalmente, sobre o atendimento ao cliente, são evidentes e entregam um grande valor as pessoas que fazem uso desse serviço.

Por fim, acreditamos que, com base em todas as informações aqui apresentadas, você possa entender a importância da emissão da segunda via CNH e que possa tomar a melhor decisão, buscando atender as suas necessidades em relação a prazos e disponibilidade de tempo para resolver tal questão.

Com a disponibilidade de tempo cada vez mais reduzida, buscar alternativas para resolver esses pequenos problemas, é fundamental para quem precisa busca um serviço de grande qualidade.

Além disso, o atendimento correto às suas necessidades também precisa ser levado em consideração. Não há ninguém que queira ser maltratado ou sofrer qualquer tipo de descaso.

Em função disso, reiteramos que o serviço do DOK Despachante seja avaliado por você e que você possa desfrutar de todos os benefícios que o DOK poderá oferecer a todos que buscam os seus serviços de despachante de veículos por meio da tecnologia e da internet.



Posts relacionados