Como perder o medo de dirigir?

Por: Redator DOK

Publicado em 18 de dezembro de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

medo de dirigir

Apesar do ato de dirigir ser geralmente relacionado às sensações de liberdade e de conforto, o que se dá através da possibilidade de se ir de um lugar a outro sem depender de terceiros e com base na própria vontade, muitas pessoas sentem medo de dirigir.

Portar uma carteira de habilitação permite às pessoas que se desloquem sem depender de transporte público, assim como a agir com rapidez em situações de emergência e, ainda, realizar viagens com a família ou amigos de maneira menos dispendiosa financeiramente.

Além disto, dirigir facilita a realização de atividades normais do dia a dia, como compras no mercado, transporte dos filhos à escola, entre outras coisas.

Porém, independentemente do número de vantagens que saber dirigir e ser habilitado para isto possa oferecer muitas pessoas ainda não o fazem em razão do medo que sentem de guiar um automóvel. Aliás, existem também inúmeras pessoas habilitadas que deixam de dirigir por medo e deixam de usufruir da CNH que portam.

ipva 2024

A seguir iremos dar algumas dicas que podem lhe auxiliar a perder o medo de dirigir.

Medo de dirigir

Embora existam vários motivos que causam medo nas pessoas em relação à direção de automóveis, muitas temem dirigir em razão da possibilidade de acidentes. Afinal, dirigir pode colocar não só a vida do motorista, mas de outros transeuntes em risco e não são baixas as notícias de acidentes automotivos.

Entretanto, com o necessário preparo do indivíduo e da realização das aulas preparatórias para sua habilitação, além de respeito às leis de trânsito, dirigir pode se tornar um ato seguro e vantajoso.

O medo causado por vergonha ou insegurança perante terceiros é igualmente superado pelo treino e prática da direção, o que ocorre com o tempo e torna o motorista cada vez mais seguro de si e de sua capacidade ao volante.

Portanto, deve-se refletir no que se perde ao deixar de dirigir em razão do medo.

Para lhe auxiliar, listamos a seguir algumas dicas dadas por psicólogos sobre como vencer este medo e passar a dirigir.

1. Não pense muito!

É natural que diante do medo você pense muito antes de iniciar a dirigir, e isso abre um espaço gigantesco para que seu mecanismo de defesa te sabote e evite o enfrentamento de seus medos.

2. Selecione suas caronas

Você está num momento de fragilidade em que vencer o medo é essencial para alcançar seu objetivo de efetivamente dirigir. Com base nisto, lembre-se de que transportar pessoas negativas e pessimistas, mesmo que sejam amigos ou familiares, em nada ajudará na sua empreitada.

Por isso, evite levar pessoas que possam atrapalhar ao invés de te ajudar na direção. Definitivamente desconsidere dar carona a pessoas que têm o péssimo costume de dar opinião sobre cada detalhe da direção ou do percurso sem que tenham sido perguntadas quanto a isto.

Dê preferência a dar carona somente para pessoas positivas e que efetivamente estão o apoiando na perda do medo de dirigir. Caso necessário, converse com suas caronas antes de iniciar o percurso, sendo claro quanto ao momento em que está passando e as dificuldades que isto pode causar.

3. Programe seu aprendizado e treino

Caso você já tenha habilitação, mas é atrapalhado pelo medo de dirigir, programe dias para treinar e siga a risca o calendário proposto. O melhor dia para iniciar os treinos é aos domingos.

4. Faça treinos curtos

De nada adianta você se exaurir ao volante em busca dos resultados sem que isto seja feito com calma e concentração, comemorando-se cada pequeno avanço na qualidade de direção e no afastamento do medo.

Você pode começar realizando curtas voltas ao redor da quadra, respeitando seu tempo. Também é indicado que se deixe no carro uma garrafa d’água e uma toalha que podem auxiliar em eventuais momentos de ansiedade na direção.

5. Não se entregue fácil!

Lembre-se de jamais desistir de seu objetivo e de não se entregar fácil aos contratempos. É necessário resistência e foco, além de saber respeitar seu próprio tempo.

6. Aumente seu percurso

Quando se sentir seguro nos pequenos percursos ao redor da quadra, você está pronto para aumentar a rota realizada durante os treinos, permitindo-se explorar áreas e passar mais tempo ao volante. Isto também gera novas experiências ao motorista que passa a se deparar com situações normais do trânsito diário.

7. Supere novos obstáculos

Além da expansão do percurso, você pode começar a colocar pequenos desafios como uma parada em algum lugar específico.

Isto permite o treino da baliza e também de colocar o veículo em movimento. Ademais, também auxilia seu cérebro a entender que a direção passou a ser parte do seu dia a dia, e não mais um entrave.

Cada vez que você se sentir confortável com algum das fases da conquista da direção, permita-se novos desafios e supere novos obstáculos, o que é essencial para a conquista da segurança ao volante.

8. Acredite em você

Nenhum destes passos fará efeito se você não confiar em si mesmo. Lembre-se de toda a trajetória passada e veja como você já superou inúmeros obstáculos. Isto, somado ao seu foco, será de grande ajuda na superação do medo em dirigir.

ipva 2024

9. Mude de auto-escola

Caso você não se sinta confortável na sua auto-escola, é possível mudar e concluir a habilitação em outra unidade disponível em sua cidade ou arredores. Portanto, não se prenda em um local em que você sente que não está aprendendo.

Agora, caso você já seja habilitado saiba que é possível negociar aulas práticas avulsas junto às auto-escolas. Assim, você poderá treinar a direção, mesmo após a posse da CNH, junto a um profissional habilitado.

10. Aprenda a superar os pensamentos sabotadores

Quando algum pensamento negativo quanto à superação do medo de dirigir aparecer, lembre-se de todas as facilidades que este ato poderá trazer à sua vida, assim como a liberdade e independência intrínseca a ele.

Ainda possui dúvidas quanto a direção e à CNH? Nós do DOK Despachante possuímos profissionais habilitados que estão disponíveis de forma online para tirar dúvidas e deixá-lo seguro, sem medo de dirigir!



Posts relacionados