Como tirar a carteira de habilitação?

Por: Gregory Packs

Publicado em 22 de março de 2017 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

Como tirar a carteira de habilitação?

Não possui carteira de habilitação ainda? Saiba o que é preciso fazer para tirar a sua carteira de habilitação, a famosa CNH e veja que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Confira!

Muitas pessoas acham que tirar a habilitação é uma coisa de outro mundo, que é quase impossível de se conseguir, além de ser caro.  Mas não é nada disso.

No entanto, todo maior de 18 anos de idade que deseja dirigir pode e deve tirar a sua carteira de motorista. Hoje em dia dirigir é mais do que um simples prazer, é uma necessidade. Até as empresas optam por candidatos que possuam carteira de motorista.

Então, para que você possa tirar a sua carteira de motorista, é preciso que você se dirija até um Centro de Formação de Condutores (CFC). O CFC nada mais é do que a famosa autoescola. É nela que os alunos irão aprender de forma teórica e prática as leis, normas, e como dirigir de forma segura tanto para sua segurança como para de terceiros.

ipva 2024
ipva 2024

Apenas após finalizar a autoescola e ser aprovado no exame de condução final, é que você consegue adquirir a sua carteira de motorista. Iniciando pela provisória que possui uma validade de 1 ano e, somente depois, você recebe a sua carteira permanente, isso se você não infringir as leis durante o período de validade de sua carteira de habilitação provisória. Casso você perca a provisória, é necessário começar tudo de novo.

Valores para tirar a carteira de habilitação

O mais importante é que você faça uma pesquisa de mercado, ao invés de fechar logo na primeira autoescola que passar. Uma escola varia de uma para outra. Algumas mais baratas outras bem mais caras. Vale ressaltar que você deve optar por um Centro de Formação de Condutores autenticas e sérias.

Além disso, caso você possua alguma dúvida sobre a autoescola, você pode consultar no site do Detran os locais conveniados. Mesmo assim você deve estar muito atento ao contrato antes de assinar qualquer coisa.

Os valores giram em torno dos R$ 1.200,00 para se tirar a habilitação, mais os exames médicos que são pagos a parte.



Posts relacionados