Já está sabendo da CNH Digital SP?

Por: Redator DOK

Publicado em 29 de novembro de 2019 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

CNH Digital

A era digital vem mudando o comportamento das pessoas e das famílias e porque não mudar os documentos que usamos?

Praticidade e segurança são fatores chave no uso da CNH digital SP. Afinal, o contribuinte terá acesso ao documento em apenas alguns cliques.

O que faz com que o documento nunca seja esquecido em casa por ser físico e ter ficado em outra bolsa, por exemplo. Como infelizmente é comum de acontecer e pode acarretar multas.

Com o uso da CNH digital SP, o documento poderá ser mostrado em qualquer blitz, evitando o problema. Se interessou e já quer a sua? Então continue lendo para conferir como ter seu documento digital.

ipva 2024

A CNH Digital SP já começou a ser emitida

Desde maio de 2017 a CNH com QR Code começou a ser emitida no estado de São Paulo. E somente os motoristas que já possuem essa habilitação poderão ter acesso a CNH Digital SP sem custo adicional.

Quem ainda não tem a CNH com QR Code precisa pedir uma segunda via que irá custar R$42,41, para poder com essa nova via utilizar a CNH Digital SP.

Caso seu documento esteja vencido ou perto de vencer, a renovação lhe dará o direito a pedir a versão digital. E vale lembrar que a versão digital tem a mesma validade da CNH impressa.

É Burocrático?

Não! Se você já tem o e-CPF por exemplo que é um certificado digital, pode pedir sua CNH Digital SP pelo smartphone.

Caso contrário, se você ainda não tem nenhum documento digital precisará ir a um dos postos do Detran. Por lá, é possível fazer o cadastro presencial para posteriormente baixar a CNH eletrônica.

É importante que todo motorista saiba que a CNH Digital SP tem o mesmo valor legal que a versão impressa. Portanto, se parado em alguma blitz o motorista que está com a versão digital deve apresentar o documento através do smartphone.

E todos os estados brasileiros passaram a ser obrigados a emitir a CNH Digital a partir de 1° de julho de 2018. Portanto, não há motivos para não usar o documento que veio para facilitar o cotidiano.

Como identifico se minha habilitação tem QR Code?

Para visualizar se sua habilitação já foi emitida com código QR Code é preciso tirar o documento da capinha protetora. Abra a sua CNH e observe se na parte interna do seu documento você encontra um código impresso.

Ele é um grande quadrado cheio de pontinhos, impresso em preto. Esse código pode ser lido com leitores que são instalados no smartphone. Somente quem tem a habilitação com esse código pode ter a CNH Digital.

Qual aplicativo para usar a CNH Digital?

O aplicativo para usar a sua CNH Digital SP está disponível gratuitamente nas lojas da Apple e do Google.

É muito importante observar que se trata de um app gratuito, porque infelizmente já existem aplicativos piratas circulando com o objetivo de ganhar dinheiro.

O aplicativo da CNH Digital é totalmente gratuito e tem o nome do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) que é o desenvolvedor do sistema da CNH Digital.

Observar esses dois aspectos vai te ajudar a instalar o aplicativo correto e garantir que tudo funcione da maneira esperada.

Até porque, o aplicativo não ficará somente com o funcionamento para a habilitação digital. A expectativa do Detran é que o aplicativo ganhe algumas funções futuramente.

Através dele seria possível consultar a pontuação da sua carteira e também receber avisos de que está próximo do vencimento de sua habilitação.

Além disso, é esperado que o aplicativo também permita exportar dados da sua CNH para compartilhar com quem você quiser por WhatsApp e E-mail. Gerando ainda mais praticidade para o seu dia a dia.

Precisarei de internet para acessar o documento?

Outra insegurança que a CNH Digital SP ocasionou em alguns usuários é a dúvida sobre o uso do app. Se a sua dúvida é relacionada a acessar o app mesmo sem internet, saiba que é possível.

Se você está sem sinal de Wi-Fi e sem sinal de internet móvel paga, você pode acessar sua CNH Digital e mostrar seu documento.

Assim, mesmo que não pague o serviço de internet seu documento estará sempre disponível. Aliás, vale lembrar que para acessar o documento é preciso digitar uma senha no app de 4 dígitos.

Essa necessidade é requerida pelo sistema do app para evitar fraudes em caso de roubo do seu celular. Portanto, se o seu celular for roubado não há com o que se preocupar.

O bandido não terá acesso aos dados do aplicativo, porque não terá a senha para abrir o app da CNH Digital.

Se o proprietário do celular roubado tem o certificado digital, ele também pode acessar o portal de serviços do Denatran e solicitar o bloqueio remoto. Ou então, é possível ir até um posto do Detran e solicitar o bloquei da CNH Digital, visando se proteger de qualquer eventualidade.

A carteira impressa continua sendo emitida?

Sim! A CNH Digital SP é uma comodidade que é opcional para o usuário que pode usar o documento impresso e também digital.

Essa comodidade de fato evita que o usuário tenha o inconveniente de ter esquecido a versão impressa em casa e acabe tomando uma multa por isso.

ipva 2024

No entanto, quem não tem o interesse de ter uma habilitação digital pode simplesmente não o fazer. Tendo em vista que o documento impresso continua sendo emitido pelo Detran de forma normal.

Vale lembrar que em casos onde o condutor é habilitado e está sem o documento, ele é penalizado com uma infração leve. O que retira 3 pontos de sua carteira e custa R$88,38. Além disso, o mais inconveniente é que o veículo fica retido pela polícia até a apresentação do documento do condutor.

Se você precisa de qualquer serviço para sua habilitação o DOK Despachante te auxilia. Com o conforto de resolver tudo em poucos cliques!

O DOK Despachante é seu despachante online, que atua resolvendo suas solicitações de pendências com habilitação e documentação do carro. Totalmente sem burocracia e com a facilidade de fazer tudo online. 



Posts relacionados