CNH Digital MG

Por: Redator DOK

Publicado em 18 de dezembro de 2019 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

CNH Digital

É com a intenção de facilitar a vida do motorista que a CNH Digital foi lançada. A seguir iremos conhecer maiores detalhes sobre o documento na forma digital e como fazer para adquiri-la no estado de Minas Gerais.

O advento da internet e a popularização ao seu acesso são fatores muito importantes que influenciam de maneira direta o dia a dia das pessoas, permitindo a aproximação delas por meio do acesso à comunicação, conexão ao mundo ante a possibilidade de pesquisas na palma da mão e, ainda, a facilitação de alguns processos e atos.

Minas Gerais considera a CNH Digital válida?

Assim como todos os demais estados federativos que compõem o Brasil, Minas Gerais também sancionou e regularizou o uso da CNH digital em seu estado.

Embora este formato da CNH tenha chegado ao Brasil em 2017, Minas Gerais passou a aceitá-la a partir de janeiro de 2018, sendo que até abril de 2019 já haviam sido registrados pelo menos 161 mil condutores mineiros que aderiram à forma digital do documento.

ipva 2024

Já em abril de 2018 o Rio de Janeiro regulamentou a CNH Digital em seu território, de forma que todos os estados brasileiros passaram a aceitá-la, o que garante a segurança do condutor ao evitar surpresas quanto às variações de validade ou não do documento em cada território nacional.

Veja como fazer o cadastro da CNH Digital MG

O cadastro da CNH Digital MG deve ser feito da mesma forma com que é realizado em outros estados brasileiros, pois o cadastro no aplicativo, em si, é de formato global e padronizado nacionalmente. Este cadastro é extremamente fácil e iremos mostrá-lo passo a passo a seguir. 

Porém, antes de continuarmos a ver como funciona este cadastro, devemos lembrar que são exigidos dois requisitos para a obtenção da CNH Digital. O primeiro deles diz respeito à posse de celular conectado à rede de internet. O segundo é que seu documento deve ter sido expedido após 2017 para conter nele uma imagem de leitura QR code.

Caso a sua CNH não tenha sido expedida após 2017, você pode simplesmente aguardar a próxima data de renovação da CNH, quando automaticamente será expedida uma nova documentação, ou requerer junto ao Detran a expedição, desde já, de uma segunda via do documento.

Passo a passo para fazer o cadastro da CNH Digital MG

1.    Primeiramente acesse o aplicativo responsável pelo download de outros aplicativos no seu celular, localizando e instalando o de nome “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”;

2.    Faça o cadastro pessoal no aplicativo. Também será necessário um cadastro no portal, mas o usuário será automaticamente redirecionado para ele;

3.    Aguarde o e-mail de validação e permita o uso da CNH Digital;

4.    Logue no aplicativo em seu celular;

5.    Clique em adicional documento, CNH Digital e, em seguida clique em “pelo celular”;

6.    Neste momento você deverá realizar, com a câmera de seu celular, o QR code registrado em sua CNH física;

7.    Realize alguns movimentos de frente para a câmera, movendo levemente a cabeça, por exemplo, para realizar a chamada “prova de vida”.

8.    Confirme a validação, cadastre um número de telefone para contatos e crie uma senha de 4 dígitos para acesso ao aplicativo.

Por que substituir a CNH comum pela CNH Digital?

São várias as vantagens da substituição da CNH comum pelo documento em formato digital.

Primeiramente, tem-se a questão concernente ao risco de perda do documento e de furto ou roubo do mesmo, o que se evita ao se optar pela versão digitald o documento. Ademais, a CNH digital também é interessante na medida em que não impede o condutor que tiver perdido seu documento físico de dirigir enquanto aguarda a expedição da segunda via.

Por fim, o aplicativo no qual se tem acesso à CNH Digital oferece outras vantagens e comodidades ao motorista, outra vantagem do novo formato.

Quais as desvantagens da CNH Digital?

A princípio a única desvantagem da CNH Digital é a possibilidade de o motorista que a utiliza ficar sem bateria no celular e em razão disto não poder ter acesso ao documento.

Esta situação, em caso de abordagem policial e da ausência de porte, no momento, da CNH em formato físico, leva o condutor do veículo incorrer em infração leve, cuja multa corresponde ao valor de R$ 88,38, além de somar 3 pontos aos demais já registrados em sua CNH

Veja-se, contudo, que este problema não é um verdadeiro bicho de sete cabeças e pode ser solucionado de maneira simples, como a compra de um cabo com conexão USB e compatível ao seu celular para deixá-lo exclusivamente dentro do veículo para carregamento da bateria durante o tempo de deslocamento de um ponto a outro.

Outras funções oferecidas pelo aplicativo

Conforme falado anteriormente, uma das vantagens da CNH Digital é que o aplicativo ao qual ela está acoplada oferece outras vantagens que vão muito além da versão digital do documento.

Além do documento em versão alternativa o aplicativo também oferece acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), documento que também é essencial se portar durante a condução de veículo e que pode ser substituído pela versão digital, sem problema algum.

ipva 2024

Também, caso o modelo do seu carro tenha sido identificado pela marca como portador de algum tipo de falha ou fator de risco, você poderá ser informado do recall por meio do próprio aplicativo.

O vencimento da validade da CNH é outra informação que é notificada ao usuário por meio do aplicativo, que o informa sobre a proximidade da necessidade de renovação da habilitação com trinta dias de antecedência.

Por fim, é possível que no aplicativo em que se tem acesso à CNH Digital MG se realize, também, pesquisas concernentes à pontuação registrada na CNH e os valores concernentes às multas que permanecem pendentes de quitação.

Caso você ainda tenha dúvidas quanto à CNH Digital MG o DOK Despachante é o serviço indicado para você. Com seus profissionais atenciosos e dedicados, podemos resolver seus problemas não só em relação à habilitação, mas às multas, infrações, IPVA, entre outros.



Posts relacionados