Centrais multimídia Android baratas podem esconder malware: como se proteger

0
/ 5
(0)
Icone de tempo Atualizado em 30/10/2026 | Icone de calendário Publicado em 02/11/2026 |

Centrais multimídia Android vendidas a preços baixos pela internet podem esconder softwares maliciosos, capazes de monitorar informações e agir em segundo plano. A empresa de segurança Kaspersky divulgou em agosto de 2026 que aparelhos da fabricante chinesa DoFun foram infectados por um programa distribuído pelo próprio sistema de atualização.

 
Ferramenta gratuita
Os carros mais
vendidos do Brasil
Ranking atualizado com
dados da FENABRAVE
Ver ranking
 
Ferramenta gratuita
Os carros
mais vendidos
do Brasil
Ranking atualizado
com dados da FENABRAVE
Ver ranking

Salve, motorista! Trocar a central multimídia por um modelo Android com tela maior é uma modernização comum, e os aparelhos baratos atraem pelo preço. O problema é que esse preço baixo, em alguns casos, pode vir com um risco de segurança digital.

Uma investigação publicada pelo portal The Drive chamou atenção para centrais genéricas que trazem, junto com os aplicativos de navegação, programas capazes de agir em segundo plano sem qualquer interação do motorista. O alerta surgiu depois que um usuário analisou o sistema de uma dessas centrais com auxílio de inteligência artificial, encontrando comportamentos suspeitos no software do aparelho.

O que foi encontrado nos aparelhos infectados

O caso mais documentado envolve a fabricante chinesa DoFun. Em agosto de 2026, a Kaspersky publicou uma investigação sobre centrais Android dessa marca infectadas por um software malicioso distribuído pelo próprio sistema de atualização dos aparelhos. O programa podia instalar outros componentes sem que o motorista autorizasse cada operação.

 
Ferramenta gratuita
Acendeu alguma
luz no painel?
Veja o que significa e o que fazer
Ver luzes do painel
 
Ferramenta gratuita
Acendeu
alguma luz
no painel?
Veja o que significa
e o que fazer
Ver luzes do painel

Entre as funções identificadas estavam a execução remota de códigos, ou seja, alguém de fora podia operar o aparelho à distância, a exibição de anúncios fraudulentos na tela e o uso da central como intermediária para o tráfego de internet de terceiros. Nesse último caso, a conexão do aparelho é usada por criminosos para mascarar atividades ilegais, e o consumo de dados cai na sua conta. A atividade foi associada ao grupo MoYu, ligado à botnet chamada BADBOX.

A Kaspersky notificou a DoFun, que declarou ter corrigido o problema. Mas não há um levantamento público sobre quantos aparelhos foram afetados nem sobre a extensão da campanha em diferentes países. Por isso, não dá para afirmar que todas as centrais baratas tenham o mesmo problema.

Vai vender o carro? Apague seus dados da central

Se você vai vender o carro, deslogue todas as contas vinculadas à central e restaure as configurações de fábrica antes da transferência. Isso ajuda a proteger seus dados pessoais, mas não garante a remoção de um software malicioso.

O que fazer se você já tem uma central instalada

Nem toda central barata tem esse problema, e a investigação da Kaspersky tratou de uma fabricante específica. Mas há comportamentos que merecem atenção, como a central instalar aplicativos sozinha ou acessar a internet sem explicação.

 
Ferramenta gratuita
Encontre todas
as placas de
trânsito do CTB
Filtre por nome, código e categoria
Ver placas
 
Ferramenta gratuita
Encontre todas
as placas de
trânsito do CTB
Filtre por nome,
código e categoria
Ver placas

Se isso acontecer, desconectar o aparelho da rede é uma medida prudente até que a segurança dele seja verificada.

Como escolher uma central com mais segurança

A recomendação é priorizar aparelhos de fabricantes conhecidos, verificar a procedência do equipamento e evitar fornecer contas pessoais e senhas a sistemas sem histórico confiável de atualizações.

Antes de comprar, vale pesquisar o nome da fabricante junto com as palavras “malware” ou “vírus”. Se aparecer alguma investigação de segurança, procure outro produto.


Ei, motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso:


Perguntas frequentes sobre central multimídia e segurança digital

Como saber se minha central multimídia está infectada?

Sinais como instalar aplicativos sozinha ou acessar a internet sem explicação merecem atenção. Se isso acontecer, desconecte o aparelho da rede até verificar a segurança dele.

Toda central multimídia barata tem malware?

Não. A investigação da Kaspersky tratou de aparelhos de uma fabricante específica, a DoFun, e não é possível afirmar que todas as centrais baratas tenham o mesmo problema. Para reduzir o risco, priorize fabricantes conhecidos e verifique a procedência do equipamento.

Preciso resetar a central antes de vender o carro?

É recomendável. Antes de transferir o veículo, desconecte as contas vinculadas e restaure as configurações de fábrica para proteger seus dados pessoais. Isso não garante a remoção de um software malicioso.

Devo informar minhas contas e senhas na central?

Evite fornecer contas pessoais e senhas a sistemas sem histórico confiável de atualizações.

Qual a sua nota para este texto?

Clique nas estrelas

Nota 0,0 / 5 de 0 avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Ferramenta gratuita
Os carros mais
vendidos do Brasil
Ranking atualizado com
dados da FENABRAVE
Ver ranking
 
Ferramenta gratuita
Os carros
mais vendidos
do Brasil
Ranking atualizado
com dados da FENABRAVE
Ver ranking

 
Ferramenta gratuita
Acendeu alguma
luz no painel?
Veja o que significa e o que fazer
Ver luzes do painel
 
Ferramenta gratuita
Acendeu
alguma luz
no painel?
Veja o que significa
e o que fazer
Ver luzes do painel

Icone de erro

Falha ao enviar, tente novamente.

Icone de sucesso

Comentário enviado para análise, será publicado em breve.