Imagem IPVA São Paulo

Seu IPVA pode aumentar
em até 4x e virar uma dívida ativa.

Manutenção

Airbags e freios ABS viram itens obrigatórios

Imagem Principal Post
Imagem Autor

Por DOK Despachante
Redator DOK Despachante.
Publicado em 03/06/2017 | Atualizado em 19/06/2019


Os proprietários de automóveis já viram vários itens tornando-se obrigatórios e sabem que é fundamental obedecer para que as multas e demais punições cheguem. No momento, mais dois itens viraram peça obrigatórias para o automóvel: o airbag e o freio ABS.

Qual é a razão?

Quando os proprietários questionam o motivo de transformar o airbag e o freio ABS em obrigatórios, a resposta é: devido à segurança. Quando um automóvel possui airbag e freio ABS, os acidentes reduzem a sua fatalidade. Dessa forma, apesar de essa obrigatoriedade significar maior preço, também acaba significando mais possibilidade de sobreviver ou de nem passar pelo acidente.

airbags-e-freios-abs-viram-itens-obrigatorios

Alguns automóveis ficam liberados de ter esses itens?

Não existe nenhum automóvel que seja feito no Brasil e que possa ser comercializado sem o airbag ou sem o freio ABS. Assim, qualquer montadora que faça veículos a partir do mês de janeiro de 2014 deve colocar esses itens.

Anuncio Despachante DOK

No caso dos automóveis que foram adquiridos antes disso e que não têm o airbag e o freio ABS incluídos, o proprietário não tem obrigatoriedade de pagar para colocar esses equipamentos. No entanto, aqueles que podem colocá-los acabam ganhando, já que se tornam mais seguros.

Importante dizer que os proprietários dos automóveis que não possuem o ABS e o airbag não podem exigir que a montadora instale depois. Afinal, se a compra ocorreu antes de montadora ter essa obrigatoriedade, ela não é responsabilizada.

Deixando de ser classificados como opcionais

Tanto o airbag quanto o freio ABS eram classificados como opcionais, ou seja, como itens que aquele que comprava poderia escolher. Entretanto, esses dois itens agora são essenciais e se a concessionária disser ao cidadão que é opcional e, é claro fizer cobrança a mais, poderá ser denunciada.

Anuncio Despachante DOK

As consequências dessa obrigatoriedade do ABS e do airbag

Os proprietários de automóveis e aqueles que planejam adquirir um e ficam sabendo dessa nova obrigatoriedade já aguardam que haja alguma consequência financeira e ela realmente existe. Antes, o valor dos automóveis ficava mais baixo quando ele não apresentava esses itens. No entanto, depois da obrigatoriedade, todos apresentam e passam a ter valor mais alto.

E se a instalação é impossível?

Como o airbag e o freio ABS são itens com fabricação recente, sabve-0se que os veículos antigos não os tinham e que se deve instalar. Contudo, existem alguns automóveis em que o sistema e mesmo a estrutura impossibilitam que ou o frio ABS ou o airbag sejam colocados.

Outra situação é quando o automóvel pode, sim, receber esses itens, mas ele terá de ter uma mudança tão severa que seria como se a montadora estivesse fazendo um modelo diferente. Com a obrigatoriedade, todos os automóveis que se encaixam nessas duas situações deixarão de ser fabricados.