O que gasta mais combustível: ar condicionado ligado ou janela aberta?

Por: Gregory Packs

Publicado em 14 de julho de 2017 | Atualizado em 24 de janeiro de 2023

O que gasta mais combustível: ar condicionado ligado ou janela aberta?

Economizar combustível é algo que agrada a quem dirige. Afinal, os preços não são os mais baixos. Porém, muitos têm dúvidas sobre o que representa mais combustível usado: seria a janela aberta? Ou o ar condicionado funcionando? Além desses, o que mais desperdiça o combustível?

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Janela aberta: sinônimo de resistência

Quando um automóvel está andando, o ar representa uma resistência. Sendo assim, ela deve ser quebrada para que o automóvel permaneça locomovendo-se. Se as janelas estiverem abertas, esse ar passa para o interior do veículo, ou seja, essa resistência “segura” o veículo por dentro, pedindo que ele faça uma força maior e, por isso, use mais combustível.

Distância é que vai definir

Sendo a janela aberta a causa maior de desperdício de combustível, ela não precisa ser abolida. O que o motorista deverá considerar é: quanto tempo essa viagem terá? Se ela for curta, não existe problema na janela aberta. No entanto, se ela for longa, o ar condicionado torna-se, sim, o ideal para reduzir o combustível gasto.

Situação não é a mesma para todos os modelos

Apesar de ser uma certeza o fato de a janela aberta ajudar a gastar mais combustível, esse desperdício não é igual para todos os modelos. Na verdade, os modelos classificados como aerodinâmicos são os que usam mais combustíveis com a janela aberta. A diferença entre um automóvel do tipo sedã e um automóvel SUV é de 12%, sendo o sedã o que mais gastou.

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Ar condicionado do automóvel: alguns cuidados

Nos dias de calor, não é recomendado que o ar condicionado seja acionado se o veículo ficou no sol por muito tempo. Nessa situação, o automóvel fica muito quente e, assim, o ar condicionado terá de fazer uma força maior para refrescar e isso representa, em vez de economia, um gasto. Vale deixar a circulação referente a ar quente aberta e, depois de um tempo, o ar poderá funcionar sozinho.

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O que mais ajuda a economizar combustível?

Além de optar pelo ar condicionado em viagens compridas, existem outros meios para que o condutor guarde combustível. A primeira é abolir o ponto morto em situações como trânsito. Afinal, mesmo com o ponto morto, o motor ainda funciona e, para funcionar, ele usa combustível.

Andar mais devagar também é uma opção. Existe uma quilometragem que representa quase uma divisão, já que, depois dela, o combustível é mais gasto: 90 km. Desse modo, mesmo em locais onde o limite é maior, vale a pena procurar ficar abaixo dos 90, se for possível.

Há quem ainda fique aguardando para que o motor “esquente” depois de ligado. Entretanto, os automóveis não necessitam disso e essa espera apenas faz o combustível ser gasto. Depois de ligado, o automóvel pode sair. A única circunstância em que esse tempo para o motor esquentar pode ser preciso é quando se está em um local com temperaturas muito frias. A manutenção é mais uma indicação para não haver desperdício de combustível.



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