O que é Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBE?

0,0
/ 5
(0)
Também incluso em automóveis, é importante saber a potência gerada pelo combustível.
Icone de tempo Atualizado em 10/09/2020 | Icone de calendário Publicado em 22/09/2016 | Icone de pessoa Por: Gregory Packs

Todos os que adquirem qualquer produto desejam saber se ele é, realmente, é potente. Com o automóvel, o interesse é o mesmo e essa potência está ligada ao combustível. Para que os proprietários de veículos e aqueles que desejam adquirir saibam como é a potência, há o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. 

Compreendendo o Programa Brasileiro de Etiquetagem

Quem estabelece a classificação dos automóveis considerando a sua potência é o INMETRO e essa iniciativa apareceu no ano de 2009. Existem diferentes cores e também letras que mostram uma escala, na qual o A, com a cor bem verde, significa o mais potente, e o E, com a cor laranja, o com menor eficiência.

Quando um automóvel é eficiente?

Para que o INMETRO classifique, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, um veículo como potente, é preciso que ele não tenha muito uso de combustível a cada quilômetro. Assim, para que um automóvel seja classificado como eficiente ele deve andar mais quilômetros usando menor quantidade de combustível. Aqueles automóveis que, ao abastecer, andam menos quilômetros e já vão para a reserva de combustível não são eficientes.

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular: Como é realizada a classificação?

O INMETRO possui uma forma de avaliar os diferentes veículos para estabelecer os mais e também os menos eficientes com relação ao combustível: a comparação. Assim, se um veículo com modelo X é avaliado, ele é comparado a outros modelos semelhantes.

Como se vê essa classificação?

Qualquer indivíduo que procure uma concessionária poderá ver essa classificação de eficiência dos veículos. Afinal, a quantidade de combustível que os automóveis usam é considerada no momento que o interessado decidir a compra. Para achar a etiqueta que faz essa classificação, é só procura-la no vidro dianteiro, junto às outras informações que a concessionária disponibiliza.

Caso essa etiqueta de classificação não esteja no vidro, o interessado pode olhar no painel. Importante dizer que se a concessionária não conseguir mostrar a classificação de eficiência do automóvel, a recomendação é não adquirir.

E os veículos que não têm essa classificação?

Os veículos que tiveram a sua fabricação antes de 2009 não apresentam essa classificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem. Dessa forma, o indivíduo que adquirir tanto na concessionária quanto com o proprietário não pode exigir isso. Porém, vale certificar-se de que aquele automóvel é mesmo anterior a 2009.

Os proprietários que têm veículos sem essa classificação podem descobrir se o seu veículo é eficiente ou não e uma forma é o mecânico. Ele pode avaliar o automóvel e dizer se aquele modelo possui eficiência. Além disso, o proprietário também consegue avaliar se precisa abastecer com grande frequência. Vale questionar o mecânico sobre alterações para que a classificação da potência seja maior.

O indivíduo que vai adquirir um automóvel com classificação de potência pode buscar o DOK Despachante para toda a orientação sobre documentos. Quando o licenciamento online precisar ser realizado, o DOK Despachante  também atende.

Qual a sua nota para este texto?

Clique nas estrelas

Nota 0,0 / 5 de 0 avaliação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Icone de erro

Falha ao enviar, tente novamente.

Icone de sucesso

Comentário enviado para análise, será publicado em breve.