Cuidados que se deve ter ao dirigir na chuva

Por: Gregory Packs

Publicado em 12 de junho de 2017 | Atualizado em 24 de janeiro de 2023

Cuidados que se deve ter ao dirigir na chuva

Dicas essenciais para dirigir na chuva com segurança!

1) Use os faróis

Quando chove, é normal que fique mais complicado enxergar, mesmo que a uma distância pequena. Por isso, inclusive durante o dia, é essencial que os faróis do carro fiquem acesos. Dessa forma, os outros condutores poderão visualizar o veículo, evitando uma colisão.

dirigir na chuva carro e moto na chuva

2) Ultrapassar não

Para ultrapassar, o motorista necessita de aceleração, ou seja, precisa correr. Porém, na chuva, essa velocidade aumenta o risco de batida ou de capotagem. Dessa forma, é melhor não pensar em ultrapassagem.

3) Distância é fundamental

Sem chuva, a recomendação é que os veículos tenham boa distância entre si. Na chuva, isso é ainda mais necessário. Estando distantes, existe mais tempo para que os condutores dirijam sem atingir os outros.

ipva 2024

4) Sempre abaixo do limite

É importante que o motorista sempre opte por ficar abaixo do limite quando estiver chovendo. A justificativa é que, quando os limites são pensados, ele consideram a pista seca como referência. Por isso, durante a chuva, o ideal é assumir 10 quilômetros menos como seguro.

5) Volante seguro

Em todas as situações, a indicação é que o condutor sempre utilize as duas mãos. Mais uma vez, a chuva intensifica essa necessidade, já que a água ajuda a tirar o domínio do veículo. Assim, se estiver chovendo, as duas mãos devem comandar o volante.

Dúvidas sobre licenciamento online? Ajudamos você!

6) Veículos grandes longe

Os automóveis não devem ficar próximos aos ônibus ou qualquer outro veículo grande durante a chuva. A razão é o tanto de água que, a passar, eles acabam levantando e que cai sobre automóvel, deixando a visibilidade pior.

ipva 2024

7) Vidros limpos

Além de deixar o vidro molhado, a chuva também colabora para que ele fique embaçado, já que as pessoas costumam fechá-los e a respiração fica presa no veículo. Assim, além do limpador, é bom ter uma flanela para ser passada constantemente. Deixar uma pequena fresta é outro meio de evitar que o vidro embace.

8) Observando os pedestres

Os motoristas, na chuva, precisam cuidar não apenas do seu automóvel, mas também de quem está na rua, ou seja, os pedestres. Justamente pela visibilidade alterada, é preciso observar com atenção quando existe um pedestre a fim de frear.

9) Aquaplanagem

Essa situação significa que o carro, durante a chuva, ficou sem controle por estar sobre o que é chamado de lâmina de água. Infelizmente, há motoristas que decidem frear e é aí que muitos acidentes podem ocorrer. O ideal é que o volante seja seguro de forma firme e não seja mexido, pois o carro sairá sozinho dessa lâmina e, assim que tocar o asfalto, voltará a ser controlado.

10) Vistoria de freios

Essa orientação é para ser recordada antes de o motorista dirigir na chuva: vistoriar os freios. Tirando a situação de aquaplanagem, quando eles não devem ser usados, é o freio que ajuda o motorista a deixar o automóvel abaixo do limite e, se houver defeitos nessa parte, há possibilidade de rodar e até mesmo de capotar. Assim, é essencial a manutenção.



Posts relacionados