Como uma pessoa com deficiência física pode conseguir o benefício na hora de comprar carro?

Por: Gregory Packs

Publicado em 07 de julho de 2017 | Atualizado em 10 de setembro de 2020

Como uma pessoa com deficiência física pode conseguir o benefício na hora de comprar carro?

O deficiente físico condutor de automóveis está livre dos pagamentos de IPI, IOF, ICMS, IPVA. A isenção somente é válida para qualquer pessoa que seja portadora de deficiência, inclusive para as crianças. Claro que neste caso, é necessário obter o laudo assinado por um médico credenciado ao SUS.

Caso esse paciente tenha alguma deficiência mental, o exame necessariamente deverá ser feito por um psiquiatra e um psicólogo. No  caso de deficiência física mesmo, o exame será realizado por um neurocirurgião. Nos dois casos apresentados, o laudo precisa ter a assinatura do responsável pela clínica na qual o exame foi procedido.

Os benefícios

Preste muita atenção, pois os benefícios da isenção poderão ser oferecidos apenas uma vez a cada dois anos, conforme a vigência da Lei nº 8.989/1995, atualmente prorrogada pela Lei 11.941/2009, Caso o deficiente tenha a vontade de vender o veiculo adaptado em menos dos dois anos, terá que pagar todos os impostos, com as atualizações monetárias e acréscimos legais desde o pedido da venda do bem.

É importante lembrar-se que caso haja alguma fraude, a utilização do veículo pela pessoa que não seja o autorizado, o portador de deficiência devera pagar com os tributos dos impostos dispensados acrescidos de juros e multa.

ipva 2024

O que apresentar na hora da compra?

Na hora de comprar o carro é importante a apresentação dos seguintes documentos na Delegacia Regional da Receita Federal que seja mais próximo de onde você mora que é Preencher o pedido de isenção de IPI fornecidos pela Receita Federal, o laudo Médico e a sua carteira de habilitação, cópias dela autenticadas pelo próprio DETRAN, duas cópias autenticadas no cartório os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de endereço assim conseguirão a sua isenção.
O deficiente físico também poderá estar isento do pagamento do IPVA de seu carro, claro que somente será encaminhado quando o veiculo zero ou usado estiver com a documentação em nome da pessoa portadora de deficiência física.

ipva 2024

E precisa-se também  encaminhar os seguintes documentos para o posto fiscal da Secretaria da Fazenda da área onde você mora, preencher Kit de requerimento em 3 vias para isenção de IPVA, necessário o laudo médico cópia autenticada, uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência, carteira de habilitação e licenciamento obrigatoriamente em nome do próprio deficiente, uma cópia da nota fiscal da compra do carro aqui somente para aqueles 0 km.

Tudo isso facilita para as pessoas com deficiência, o conforto é de extrema importância para um deficiente físico na hora de comprar automóvel, além de conforto precisa ser bom para ele também e que atenda a suas necessidades.

Por isso, foram feitas algumas políticas públicas para deixar a compra dos automóveis para eles ainda mais fácil de ser feita, somos todos iguais sim, mas a sociedade ainda tem um preconceito a respeito dos deficientes físicos, por isso temos em lei que eles têm o direito a esses benefícios, pois assim podem possuir automóveis, e estar junto com nos em nosso meio, e perante a sociedade.

Se precisar de ajuda com o licenciamento, venha aqui!

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados